Developer: MS Games, Ultimate Games
Data de Lançamento: 4 de novembro de 2021
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 22 de abril de 2023
Plataforma: Nintendo Switch

Road Builder é mais um jogo lançado para PC que, posteriormente, chegou à Nintendo Switch. O jogo desafia os jogadores a construir estradas e gerir o tráfego simultaneamente. Desenvolvido pela MS Games e Ultimate Games, a experiência no PC é divertida e fluida, enquanto na Nintendo Switch deixa um pouco a desejar, principalmente devido aos seus controlos.

O jogo apresenta três modos: Play, Custom e Map Editor. Ao iniciar o modo Play, somos recebidos com um tutorial. No entanto, é neste momento que as coisas começam a falhar, pois o tutorial não é dos melhores e parece ser um port simplificado para a consola da Nintendo. Não há menus adaptados ao ecrã, nem controlos específicos para a consola. Basicamente, é um port com atalhos de botões e o analógico direito a funcionar como um rato, como se a Nintendo Switch fosse um PC, o que não é. Infelizmente, não houve esforço em aproveitar o ecrã tátil da consola, o que faria todo o sentido neste jogo.

Após o tutorial, o jogo coloca-nos ao volante de um pequeno carro de madeira num mapa repleto de desafios. Sempre que paramos num desses desafios, somos levados para a resolução de um puzzle. O objetivo é criar caminhos eficientes para o trânsito, considerando as várias entradas e saídas, o terreno e o orçamento disponível. Utilizamos peças como curvas, semáforos e caminhos rectos para solucionar os problemas.

Após termos colocado tudo o que é necessário para o desafio, podemos considerá-lo concluído. Neste momento, observamos os carros a iniciar a viagem na construção que criámos. Se tudo correr conforme o esperado, significa que superámos o desafio e recebemos uma classificação que varia de 1 a 3 estrelas. Estas estrelas são essenciais para desbloquear desafios mais avançados. Após a conclusão, regressamos ao nosso carro de madeira para seguir viagem até ao próximo desafio.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Paga-nos o café hoje!

Os desafios tornam-se progressivamente mais difíceis, mas o jogo mantém-se relaxante. A única frustração que pode acontecer, e acreditem que acontece é o jogador ficar frustrado devido aos controlos, mas isso é uma consequência do tipo de port realizado.

Uma faceta interessante do jogo, embora não deslumbre em termos gráficos, é a nostalgia que evoca dos nossos brinquedos de infância. Remete-nos aos tempos em que os brinquedos de madeira com pistas de comboios eram uma parte fundamental do nosso entretenimento. Esta reminiscência ressurge de uma maneira moderna no jogo, onde podemos criar uma variedade de percursos, utilizando todo o tipo de peças, as vezes que desejarmos, embora seja necessário gerir cuidadosamente o orçamento. Os detalhes no jogo, adequados ao seu estilo, são encantadores e funcionam de maneira eficaz. A música calma contribui para manter o jogador relaxado, embora, após algum tempo, a repetição desta torne-se um pouco monótona.

No modo Custom, os jogadores jogam os mapas criados no Map Editor. É possível criar até 3 desafios personalizados, proporcionando uma oportunidade única para criar e resolver puzzles desafiadores. Infelizmente, a ausência de uma função de importação/exportação online de mapas é uma lacuna no jogo, que poderia enriquecer a experiência ao permitir partilha entre jogadores.

Road Builder é um jogo competente que, apesar das limitações do port, consegue oferecer uma experiência interessante. É um jogo para ser apreciado com calma, oferecendo desafios simples que aumentam progressivamente em dificuldade. Os entusiastas deste género de jogos devem considerar dar-lhe uma oportunidade.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorThe Last of Us Parte II Remastered chegará à PlayStation 5 no próximo dia 19 de janeiro
Próximo artigoAnálise: Tales of Arise – Beyond the Dawn
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-road-builder<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Com puzzles interessantes</li> <li style="text-align: justify;">Jogo bastante relaxante</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Port para a Nintendo Switch não é dos melhores</li> <li style="text-align: justify;">Música torna-se repetitiva</li> </ul>