Atualização (PlayStation 4 e PlayStation 5)
Autor: Élio Salsinha
Developer: FragOut
Plataforma: PS4 e PS5
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Lançado já no final do ano de 2023, regressamos a Ships Simulator, dizendo desde logo que não houve grandes mudanças na passagem da versão Xbox para PlayStation. Acaba por ter sido usada a estratégia que muitos jogos do género utilizam, que é, basicamente lançar o seu jogo numa plataforma e depois fazer render o peixe, indo lançando nas restantes. É hábito também que nada seja mexido a nível de mecânicas e é o caso aqui.
Por vezes assistimos a melhorias visuais entre versões, nomeadamente quando falamos de um salto entre gerações, mas nem isso acontece neste Ships. Controlar o que quer que seja continua a ser uma tarefa terrível de executar e no final de uns minutos, a frustração pode tomar conta dos menos pacientes. Devo dizer que na primeira vez que joguei o jogo durei pouco mais de 30 minutos, sem perceber como funcionavam os comandos do navio.
Há certamente público para o jogo, talvez os mais entusiastas de navios grandes e fascinados pela parte logística de todo o negócio à volta dos contentores de carga. É pena as missões não serem mais dinâmicas e com mais história ao barulho. Sabemos que estes simuladores não trazem grandes enredos, para não dizer nenhum, mas era importante ter algo que envolvesse mais os jogadores.
Arranjar uma peça aqui e ali, mudar peças de lugar, andar com o navio para aqui ou para ali, faz de Ships um jogo aborrecido, sem grandes motivos de interesse. A repetição de processos também não ajuda a experiência e por isso, apesar de ter sido atualizado para uma nova plataforma, continua com os mesmos problemas. O melhor a fazer é evitar que o navio que se afunde e tentar escapar ilesos de danos colaterais.