Developer: Saber Interactive
Plataforma: PS4, Xbox One e PC
Data de Lançamento: 28 de abril 2020

Acho que todos nós sempre tivemos aquele fetiche de querer conduzir um camião, com toneladas e toneladas e com força bruta e pura. Como dizia a canção popular “sou camionista, sou o maior!” e portanto entramos com este pensamento em Snow Runner, um jogo onde vamos ser esse camionista empenhado em fazer o nosso trabalho com a maior classe possível e com o melhor camião do mundo.

É claro que para quem já jogou MudRunner já conhecerá este conceito e a ideia do jogo, mas as diferenças são muitas e começando logo pelo tamanho dos mapas.  O mapa inteiro de Mudrunner, incluindo os DLCs, possui 8.25km². Era uma experiência boa, era só desbloquear alguns objetivos e pronto, completámos o mapa. Em SnowRunner as coisas são diferentes: O mapa inicial possui 30km²(sem contar DLCs futuras) e com o jogo a oferecer uma experiência totalmente mundo aberto.

São 30km² de mapas com diferentes climas, como Michigan, Alaska e outras localizações na Rússia onde você deve cumprir objetivos da maneira que desejar. São várias horas de volante a tentar não ficar atolado na lama, não escorregar a carga no gelo, ou simplesmente não ficar sem gasolina ou preso. Todas estas questões vão ser importantíssimas no jogo, vamos ter de ter atenção ao gasto da gasolina, vamos ter de usar muitas vezes o guindaste preso a árvores para nos tirármos dos atolamentos na lama, vamos ter controlar muito bem a tração do camião para não andar a derrapar no gelo, não vai ser fácil…O sandbox em SnowRunner foi abordado de maneira realmente íncrivel. Assim, você nunca vai ter certeza de qual objetivo você quer fazer(além dos que você vai encontrar no caminho) e pode explorar tudo em literalmente uma tacada: Todas as regiões são ligadadas por túneis, dessa forma você pode ter missões interregiões.

Paga-nos o café hoje!

O jogo começa com um tutorial que ensina tudo o que precisamos saber e como é a mecânica do jogo: vamos tentar chegar a uma torre de observação com um jipe, analisar essa parte do mapa, procurar por um camião com atrelado para transportar madeira e ferro para fazermos uma ponte, e depois vamos fazer esse percurso e fazer as entregas necessárias. Controlar a tração à frente ou a atrás, ou mesmo às quatro rodas, andar em mudança baixa para não atolar serão os principais obstáculos ao início, assim como o peso do volante, mas depois disso ficamos com a ideia do jogo e como o prosseguir.

Não vai ser preciso muito conhecimento, mas precisamos de estratégia e paciência. Todos os terrenos são feitos com uma física extremamente realista, então não esperem por um jogo fácil.

Os gráficos aqui são simplesmente incríveis. Todos os veículos possuem interior próprio e reais (Mudrunner não possuía) e o jogo é bem otimizado. Porém, infelizmente o jogo peca em não possuir nenhum tipo de vida nem nas florestas e nem nas cidades. Seria adicionar um problema, visto que podemos andar por todos estes lugares, mas isso torna o mapa sem vida, por mais que bem feito.

Sobre conduzir sozinho: O multiplayer oferece a possibilidade de até 4 pessoas jogarem juntas, entretanto apenas o anfitrião salva o progresso no mapa. O que de certa forma até percebo, mas deveria ser opcional, assim os nossos amigos às vezes são apenas “escravos”. Além das dlcs a serem lançadas, o jogo já possui suporte a mods e até mesmo mods lançados!

Durante este período de quarentena, é díficil achar um jogo que nos leve para longe da vida real. SnowRunner é um desses jogos. A imersão é óptima e por mais díficil que por vezes possa parecer, a verdade é que é de alguma forma relaxante e nos afasta por completo da dura realidade.

Deixa um comentário