Developer: Tower Studios
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 16 de Novembro de 2023
Não podemos negar que Sensible Soccer mudou o paradigma dos jogos de futebol. Segundo um estudo, da Universidade de Stanford, o jogo foi mesmo considerado o mais influente de todos os tempos na Europa. A ideia de Jon Hare, o pai do jogo, só viria a ser destronada pela série FIFA em 1994, até aos dias de hoje.
O mais curioso, e até revelador do humor de Jon Hare, é que o próprio diz que guarda ressentimentos desse facto e, com este novo jogo, está a tentar vingar-se do FIFA, hoje conhecido como EA FC. Como devem calcular a tarefa não é nada fácil, para não dizer quase impossível, mas nos tempos que correm, onde os videojogos de futebol se focam tanto na competitividade, nas microtransações, nas construções de equipas ideiais e afins, temos visto um decréscimo galopante na diversão e simplicidade que o género oferecia.
É aí que este Sociable Soccer 24 entra, revigorando a simplicidade de controlos do antiguinho Sensible Soccer, com uma excelente base de dados, que era apanágio da série, com 1000 equipas e 30.000 jogadores actualizados da temporada 23/24, com um modo multiplayer com um sistema de Liga Online de 10 Divisões e 77 troféus, para além de níveis de dificuldade personalizáveis e comandos, também eles personalizáveis.
Portanto, como devem calcular, tudo vai depender da jogabilidade, porque obviamente, e para quem se lembra dos jogadores pixelizados do SWOS, não estamos a falar de recriações de jogadores com face scans e modelos 3D fiéis à realidade, mas sim um lado mais cartoonesco, mais fluído, se quiserem, mais arcade. A “realidade” é nos dada através dos nomes reais de todos os jogadores presentes no jogo, graças à licença FIFAPRO, assim como os retratos de cada um deles que vemos na seleção do nosso 11 e respectivos substitutos para cada partida.
Apesar do objectivo ambicioso de destronar o rei da suposta simulação de futebol que é o EA Sports FC 24, vemos o humor de Jon Hare e da sua equipa espalhado em todos os pormenores, desde a apresentação do jogo em si, passando pelos tipos de treinador que podemos seleccionar, das frases que vão saindo da sua boca nas várias fases do jogo ou pela tipologia dos árbitros, que vai de praticamente cego a angelical.
Apesar das semelhanças com o Sensible Soccer, nomeadamente se jogarem na visão top-down, há algumas diferenças nos comandos.
Vários destes aspectos, fez me recordar o mítico Football Glory, desenvolvido pela Croteam e editado em 1994 pela Black Legends, um jogo em tudo semelhante ao Sensible Soccer, mas em que dava para andar a fugir ao árbitro quando este nos queria mandar para a rua, ou mesmo entrar em confronto com o mesmo, havia hooligans a entrar dentro de campo com a polícia atrás, ou eram atirados rolos de papel higiénico para dentro do campo pelas bancadas. Se quiserem saber do que se trata, o jogo em 1995 passou do Commodore Amiga para os PC’s e 3 anos depois ficou free to play na internet e podem jogá-lo aqui.
Apesar das semelhanças com o Sensible Soccer, nomeadamente se jogarem na visão top-down, há algumas diferenças nos comandos. Neste caso, e referindo-me ao estilo Hardcore, temos um botão para rematar, com o analógico esquerdo para fazer o arco da bola, o botão de passe e o botão de passe alto, também com a possibilidade de arquear a bola com o analógico esquerdo, e ainda o botão de correr, isto no ataque. Na defesa, o mesmo botão de rematar e de passe, é o botão de fazer carrinho ou cabecear se a bola vier alta, e temos também o botão para mudar de jogador. Por fim, no D-pad, temos ainda botões acessórios, isto é, para mudar rapidamente de formação táctica, de ir ao banco para fazer substituições ou para o chat.
Até por isso, o Sociable Soccer 24 é diferente de Sensible Soccer, mas ao mesmo tempo familiar. Se temos mais botões para mais acções, a verdade é que a dinâmica dentro de campo é a mesma de antigamente. Temos que passar rapidamente a bola entre os nossos jogadores, até porque não existem dribles ou fintas, dependendo, apenas e exclusivamente, ao controlo de bola dos nossos jogadores e aos seus atributos, se conseguimos passar pelo adversário ou não. Tal como acontecia no SWOS, o controlo da bola é definido pela rotação em si mesmo que o jogador é capaz de fazer com a bola controlada no seu pé, sem que fuja do seu domínio, mas isso agora não depende só dos atributos dos jogadores mas também da sua condição física.
Os jogadores têm um círculo em seu redor, que vai mudando de cor consoante o seu grau de fadiga, passando a vermelho e com um relâmpago na sua cabeça quando estão esgotados. Escusado será dizer que, quando tal acontece, não conseguem correr, mas também não dominam tão bem a bola, nem o remate. A questão da fadiga leva-nos também a ter que gerir mais a nossa equipa, especialmente em competições mais longas como os campeonatos, sendo que só os jogadores mais avançados é que se cansam com mais frequência do que os restantes.
As partidas são muito rápidas, cerca de 3 minutos cada uma, fazendo com que rapidamente percamos o tempo que dedicamos a cada competição, com primazia ao divertimento e ao ambiente arcade, onde facilmente um jogo pode-nos correr muito bem, mas também nos pode correr pessimamente mal se não nos adaptarmos ao tipo de arbitragem. O árbitro mais maluco é um perigo à solta, obrigando-nos a tentar fazer menos faltas, assim como a arbitra mais angelical que não perdoa uma falta, mas o cegueta leva-nos a que o campo pareça gelo e haja porrada de meia noite.
Apesar da jogabilidade simples e divertida, o jogo enfrenta alguns desafios. A velocidade reduzida e a IA pouco desafiadora podem tornar as partidas monótonas rapidamente, impactando negativamente a progressão. O equilíbrio entre a competência dos guarda-redes e a capacidade dos nossos avançados marcar golos ainda não está apurada, mesmo a jogar no modo difícil, a facilidade de marcar golos é elevada, o que aborrece passando um tempo, especialmente a jogar contra amigos no modo online.
Modos de jogo
O Sociable Soccer 24 oferece uma variedade de modos de jogo, incluindo:
- Carreira: O modo carreira permite aos jogadores criar o seu próprio clube, ou ser treinador de uma equipa já existente e levar a equipa até ao topo.
- Torneios: O modo torneio permite aos jogadores competir numa variedade de torneios, entre ligas, taças e campeonatos internacionais
- Partidas rápidas: O modo partidas rápidas permite aos jogadores jogar partidas rápidas contra a IA ou contra outros jogadores.
- Multiplayer online: o jogo oferece suporte a multiplayer online.
Deixem-me aprofundar só um pouco o Modo Carreira, porque é diferente de tudo o resto. Neste modo começamos com a escolha da nossa equipa preferida, mas com jogadores random e com uma baixa competência para jogar dentro das 4 linhas. Ao vencermos partidas, vamos ganhando tokens que podemos usar para melhorar os nossos jogadores, ao mesmo tempo, podemos usar jogadores que não queremos para os transformar em pontos de experiência para os jogadores que quisermos.
Por cada partida vamos também ganhando estrelas, consoante o grau de dificuldade em que jogamos, para desbloquear jogadores melhores que nos vão sendo oferecidos por chegar a determinado número de estrelas. Conforme vamos subindo as 10 divisões, definidas pelos pontos que adquirimos em cada partida, vamos tendo a hipótese de ganhar jogadores melhores. O sistema de pontos não é o tradicional, isto é, uma vitória somar 3 pontos, ao invés disso, difere pela divisão em que estamos e perante o grande dificuldade da partida e de cada oponente. Não é um sistema muito simples de perceber, sendo mais fácil compreender que, quanto mais jogamos, melhores hipóteses temos de conseguir jogadores melhores.
Socciable Soccer 24 consegue reanimar o espírito de Sensible Soccer, adaptando-o para a era moderna
Socciable Soccer 24 tem uma base sólida para um jogo de arcade e consegue reanimar o espírito de Sensible Soccer, adaptando-o para a era moderna. No entanto, para chegar a esse patamar, tem que melhorar significativamente os guarda-redes, a sua permeabilidade aos remates e a inteligência artificial dos seus jogadores. Apesar do esforço, através de um patch já lançado, ainda não conseguiu lá chegar. O jogo provou que é extremamente divertido até certo ponto. Como Jon Hare já referenciou, Sociable Soccer 24 pode ser comparado ao primeiro Sensible Soccer, mas ainda há um longo caminho a percorrer para se tornar uma referência, como Sensible World of Soccer se tornou na década de 90. O primeiro passo está dado, agora é seguir caminhando.