Developer: Daisy Games
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 03 de Março de 2023

Para quem possa já estar a pensar que é um jogo sobre xadrez, está meio enganado. Apesar de ter as peças habituais do tabuleiro, e o formato axadrezado, o objetivo é o de passar desafios, sem que isso implique vencer um adversário. O que importa mesmo é ligar as peças até certos pontos que o próprio SokoChess White nos propõe, mas preparem-se, vão ter de puxar pela cabeça na mesma.

Tal como em momentos de tensão num jogo de xadrez normal e em que pensar bem é a melhor tática, aqui é igual. Não há grandes facilidades nos 70 níveis que têm pela frente. Os primeiros ainda se fazem relativamente bem, mas depois é mesmo preciso ter um bom sentido de orientação, pensamento e estar habituado a quebra cabeças para conseguir ultrapassar cada nível.

Bem, o jogo nasce de uma fusão entre o xadrez e o sokoban. Para quem está a perguntar o que é isto, eu confesso que também não sabia, mas depois lá percebi que é um tipo jogo que tem como base a matemática em que depende da movimentação de cubos ou outras formas ou objetos e colocá-los em determinadas posições. Neste caso, diria que a base do jogo é a do Sokoban, e os cubos são as peças de xadrez, mas com um acrescento de se movimentarem conforme se faz num jogo de tabuleiro.

Este já não é o primeiro jogo da Daisy Games, a franquia já teve outro jogo da franquia que até foi aqui analisado, o SokoChess. Agora SokoChess White vem trazer mais do mesmo com uma pequena diferença. Enquanto antes era necessário empurrar as peças pretas com as nossa brancas para chegarem ao lugar, aqui é preciso fazer corresponder apenas as peças brancas, mesmo que tenham de empurrar umas e outras. É aquele desafio que para quem já completou o outro, vai sentir-se em casa para resolver estes níveis. 

Paga-nos o café hoje!

Publicidade - Continue a ler a seguir

Ao todo, como já vos disse, são 70 novos desafios e que puxam pelo nosso raciocínio lógico, para não ficarmos “presos” em cada nível. Podia acrescentar que é daqueles jogos mesmo bons para estar a jogar numa viagem de autocarro ou metro, mas apenas se tiverem uma Steam Deck por exemplo. 

A curva de aprendizagem é boa e os primeiros três níveis são como a escola primária, o pior vem depois, quando nos dizem que agora é melhor começar a estudar mais. A seu favor, está o facto de quando vamos passando os níveis, abrem logo mais desafios, para não ficarmos sempre a bater no mesmo, caso não consigamos resolver logo no imediato. 

sokochess_white_3

Mover as peças é extremamente simples, basta dar dois toque no botão direito do rato e a peça move-se no sentido que é indicado no ecrã. Se tiverem peças à frente, já sabem que vão ser empurradas, cabe-nos escolher a melhor maneira de o fazer chegar aos lugares marcados as nossas peças. O áudio, recomendo terem a vossa playlist, aquela se calhar mais calma e tranquila para não se começarem a passar, caso não estejam acertar com o nível.

SokoChess White é um verdadeiro desafio de raciocínio lógico para fãs de sokobo. As peças de xadrez vêm trazer alguma frescura a esse estilo e cabe-nos a nós tentar fazer um verdadeiro xeque-mate a quem programou o jogo. Será este o desafio perfeito para a Rainha do Xadrez, ou terá sido ela a criar estes desafios? Fica a pergunta.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorCampanha “Remasters & Retro!” chgou à PlayStation Store
Próximo artigoMulheres que se destacam no mercado de tecnologia
Élio Salsinha
Aprendeu a jogar ao Pedra, Papel, Tesoura com o Alex Kidd e a contar até 100 com o Sonic. Substituiu a Liga da Malásia pela Liga Portuguesa no Fifa 98 e percebeu que havia jogos melhores que filmes com o Metal Gear Solid.
analise-sokochess-white<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Desafiante</li> <li style="text-align: justify;">70 níveis</li> <li style="text-align: justify;">Refresca o conceito original de sokobo</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Esqueçam a música de fundo</li> <li style="text-align: justify;">Pode ser daqueles que se joga num dia e nunca mais lá vamos</li> </ul>