Developer: ginolabo, SUCCESS Corp.
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 18 de Junho de 2023

Nunca as palavras futuro e 2D fizeram tanto sentido juntas. Este jogo de aventura e RPG com base em montagem de baralhos traz-nos um ambiente que podia muito bem fazer parte do mundo de Cyberpunk mas convertido para gráficos 2D onde o urbano e a tecnologia futurista estão perfeitamente convertidos em pixels. Este jogo que foi primeiramente lançado em dispositivos móveis e que já na altura teve um enorme sucesso, encontra agora a sua melhor forma nas novas plataformas de gaming.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Este jogo apresenta um futuro em que a humanidade enfrenta as consequências da sua própria tecnologia com o aparecimento de “Dominators”. E para combater esta ameaça criou-se, então, unidades de “Soulbearers”, constituídas por humanos da próxima geração que nasceram com almas alternativas e cujo objetivo é combater os Dominadores.

A nossa personagem principal, Yakumo, é um Soulbearer freelancer que trabalha para a DDO (Dominator Disposal Organization) e que tem que seguir as missões que lhe são atribuídas.

Este jogo é, mais uma vez, uma mistura entre aventura, RPG e montagem de baralhos, com uma mistura de exploração de masmorras e de estratégia com turn-based combat. Temos um mapa extremamente urbano e de dimensões consideráveis para desbloquear e cada localização no mapa rege-se pelo sistema de masmorras, ou seja, vai-se explorando o terreno pouco a pouco, ou neste caso, quadrado a quadrado. À medida que o jogo vai progredindo vai-se conseguindo desbloquear partes do terreno que estavam inacessíveis inicialmente (ou por falta de chaves ou, por exemplo, falta de possibilidade de apagar chamas).

No mapa geral existe uma localização onde encontramos a base da organização e onde nos podemos abastecer de itens que nos ajudam durante as batalhas, como itens para recuperação de HP, stat boosters, Dominator cores (para uso exclusivo nos dominators) entre muitos outros.

À medida que exploramos o terreno urbano irão aparecer Dominators a tentar parar-nos na nossa missão e que teremos que combater. Cada inimigo que nos aparece é um desafio em si visto que cada um vai ter a sua fraqueza e cabe a nós descobrir qual é e atacar da maneira mais eficaz possível. Nos Dominators mais fracos esta característica pode ser ligeiramente ignorada, no entanto sempre que nos deparamos com Dominadores mais fortes não temos outra alternativa ou morreremos muito rapidamente.

As batalhas em si seguem a velha e boa turn-based, o que significa que cada personagem atacará à vez e cabe a nós escolher que ataque e que item utilizar durante a sua vez para mais eficazmente aniquilar o inimigo. Cada personagem que nos acompanha terá a sua especialidade de ataque (corpo, espadas, armas) e cada um apresenta várias opções de ataque. Sinceramente é muito difícil de descrever a complexidade do modo de batalha, no entanto há alguns indicadores no ecrã que nos ajudarão a perceber quais os ataques que são mais ou menos eficazes no inimigo alvo.

Quando a fraqueza do inimigo é identificada é nossa função combinar ações chamadas Soulbits para realizar ataques poderosíssimos. E o que são Soulbits? Perguntam vocês, e muito bem! Soulbits são ataques que podem ser equipados e combinados entre si, de maneira estratégica, de maneira a descobrir a combinação mais forte e eficaz para o inimigo que estamos a enfrentar. Esta junção de soulbits pode resultar em mais de 100 ataques/ artes diferentes. Quantos mais Dominators e quanto mais fortes/ difíceis estes são, maior a possibilidade de encontrarmos equipamento raro e poderoso para ajudar a masterizar o combate. Ah, e em cada batalha encontraremos também dinheiro que poderá ser usado para comprar ainda mais itens.

Paga-nos o café hoje!

As personagens em si não podem ser escolhidas, no entanto, como já foi mencionado, elas têm uma customização de gear e de skills incrível na qual vai depender o sucesso ou insucesso de batalhas, e neste jogo, ao contrário de muitos RPGS que eu já experimentei, esta secção pareceu-me verdadeiramente importante (até porque morri muitas vezes no início por achar que podia ignorar esta seção) . A nossa personagem tem ainda um pássaro digital que pode ser equipado com itens que dá uma ajuda extra.

A banda sonora do jogo é um contraste interessante com o ambiente futurista, pois remete muito para as bandas sonoras dos jogos antigos, ou melhor, eu posso dizer que me leva muito para a memória de jogos 2D antigos que se passavam no espaço, ou num mundo futuro.

 

Em conclusão, este jogo foi uma verdadeira surpresa. A combinação do ambiente futurista com o ambiente 2D é simplesmente maravilhosa e muito bem conseguida. Todos os elementos do jogo casam perfeitamente bem e, a adição dos Soulbits torna o elemento de estratégia muito mais excitante. Para além disso, a história à volta do qual está escrito o jogo é extremamente interessante e deixa-nos a pensar nos efeitos que a tecnologia poderá ter no mundo. É um verdadeiro jogo de ficção científica que em momentos quase me deu a sensação de estar a ver um filme desse género.

Para quem estiver a jogar o jogo na Nintendo Switch recomendo só que de vez em quando vão guardando o jogo, porque aconteceu-me o jogo crashar algumas vezes e eu perder o progresso que tinha feito, o que foi ligeiramente frustrante. No entanto, apesar disto, o ambiente e a jogabilidade deste jogo fizeram-me voltar a entrar no jogo para recuperar o que tinha perdido.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorCliffhanger Games – O novo estúdio da EA e o novo jogo de Black Panther
Próximo artigoTodos os destaques do ID@Xbox Digital Showcase 2023
Ana Pereira
No recreio da primária passava a vida a ver o seu amigo de infância jogar Pokémon Blue no seu Gameboy Color, e não descansou enquanto não teve a sua própria consola. Os primeros jogos que teve foram o Kirby Dreamland 2 e o Pokémon Yellow e desde aí tornou-se grande fã da Nintendo e de videojogos em geral. Apaixonada por arte, música e jogosssss. Fã de JRPGs, farming sims e os chamados "cozy games" mas na verdade é caso para dizer que marcha de tudo, porque todos os jogos sao bons e sao experiencias unicas.
analise-soulvars<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Gráficos 2D num ambiente urbano futurista</li> <li style="text-align: justify;">História envolvente e muito realista ao mesmo tempo</li> <li style="text-align: justify;">Combate altamente estratégico</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">alguns crashes durante o jogo</li> <li style="text-align: justify;">opções de ataque muito variadas, o que às vezes se pode tornar overwhelming</li> </ul>