Developer: Super Spin Digital
Plataforma: PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series S|X e PC
Data de Lançamento: 09 de julho de 2024

Devo confessar que qualquer jogo de ritmo e música deixa-me logo curioso. Longe vão os tempos da minha loucura pelo Rock Band ou ainda antes pelo Guitar Hero, mas também fui rapaz de curtir a cena mais DJ com o Dj Hero e, recentemente com o FUSER. Portanto, quando surgiu a oportunidade de analisar este Spin Rhythm XD, não hesitei.

Neste jogo de ritmo produzido e distribuído pela Super Spin Digital, estamos no controle da nossa própria mesa de DJ. A jogabilidade varia entre aquilo que reconhecemos do DJ Hero, com uns toques de Beat Saber, sempre a tentar ser o mais simples e também o mais divertido possível.

A maioria das notas consiste em pequenos círculos que exigem apenas o alinhamento com os marcadores. Para os botões retangulares, é necessário apertar o botão no tempo certo. Outros comandos envolvem girar a roda em diferentes direções, movimentar os marcadores por um rastro colorido e, no caso de dificuldades mais altas, realizar diversas ações simultaneamente.

Um ponto relevante que vale a pena mencionar é a possibilidade de utilizar diferentes controlos para jogar Spin Rhythm. O título permite o uso do combo teclado e rato, comandos tradicionais, comandos com sensores de movimento e mesas MIDI DJ. Durante a minha jogatina, testei o jogo com na PlayStation 5, onde podemos jogar com o sensor de movimento do comando se quisermos, ou com os botões tradicionais e o touchpad para algumas das acções, e fiquei surpreendido pela eficácia e pelo quão intuitivos eram os comandos e próximos de movimentos de DJ.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Ao todo, temos 60 músicas eletrónicas de nomes como Nitro Fun, Au5, Moe Shop, Hyper Potions, Camellia, Anamanaguchi, Panda Eyes, Teminite, Anomalie, Tut Tut Child, Pegboard Nerds, Tristam, Maxo, Tokyo Machine, Rogue, 2Mello, entre outros. Estão disponíveis cinco níveis de dificuldade: fácil, normal, difícil, especialista e XD. No início, a jogabilidade é um pouco confusa, mesmo com os poucos comandos, mas com poucas horas é possível dominar bem as ações e conseguir boas notas até o nível difícil. Já as dificuldades especialista e XD exigem um pouco mais de comprometimento, pois requerem reações mais rápidas e precisas.

Apesar disso, Spin Rhythm XD é extremamente viciante. Os poucos comandos aliados à curva de aprendizagem prazerosa tornam a experiência agradável e divertida. Além disso, a seleção de músicas foi muito bem feita, com diferentes estilos de músicas eletrónicas que tornam cada estágio único.

O grande charme de Spin Rhythm XD são, certamente, os seus belíssimos cenários e efeitos visuais. A trilha de notas acompanha uma nave que voa por cenários futuristas com cores vivas que reagem de acordo com as notas que acertamos. Essa perspectiva visual torna a experiência ainda mais divertida e viciante.

Após cada música finalizada, ganhamos uma certa quantidade de experiência que nos permite subir de nível. Para cada nível, desbloqueamos uma série de conteúdos para o jogo, como novas cores para os menus, músicas e estilos para a nossa trilha de notas.

A quantidade de elementos adicionais é bastante satisfatória, mas acredito que existe espaço para novas opções. Este desbloqueio progressivo é um dos grandes elementos que fomentam a jogatina constante, pois é muito viciante testar as diferentes combinações artísticas e, claro, tocar novas músicas.

Vale destacar também a boa quantidade de opções de acessibilidade no menu do jogo. Desde a mudança de cores da trilha e botões até um modo que não pune erros, Spin Rhythm permite que todos os jogadores tenham uma experiência completa.

O único ponto negativo que encontrei em Spin Rhythm XD é a ausência de outros modos de jogo. Mesmo que os desenvolvedores já tenham confirmado que outros modos serão adicionados no futuro, a versão atual conta apenas com a tela de seleção de músicas. Um modo multiplayer seria uma adição perfeita ao jogo, criando seções cooperativas e competitivas com os amigos.

Para compensar um pouco esse problema, o título conta com um sistema de edição de fases. Spin Rhythm dá-nos a opção de editar os estágios presentes no jogo e criar novas fases a partir de ficheiros do nosso computador. O editor é bastante completo e muito complexo, e senti bastante dificuldade em usá-lo, mesmo com o tutorial oficial. Mas acredito que com um pouco de esforço qualquer jogador consiga familiarizar-se com a ferramenta.

Com o lançamento desta versão para PlayStation 5 para o VR, a Super Spin Digital fez parceria com a Chillhop Music para lançar 10 faixas memoráveis ​​​​e novos skins para um DLC jazzistico que é lançado ao mesmo tempo. Vão poder ter acesso a sucessos suaves de L’Indecis, Ian Ewing, Eli Way, The Kount e muito mais.

Spin Rhythm XD é uma proposta que vem ombrear com o Beat Saber e traz a nostalgia de um Dj Hero. É divertido, acessível e viciante. As músicas são bem escolhidas para o efeito de sermos um DJ caseiro, mas é menos eclético que o FUSER nesse capítulo. Um jogo ideal para fazerem a festa lá em casa, pena que ainda não dê para jogar com amigos localmente ou online.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorSpace for Sale entra em Early Access dia 30 de julho
Próximo artigoSistemas Táticos do EA SPORTS FC 24: A Selecção Austríaca de Ralf Rangnick
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.
analise-spin-rhythm-xd<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Jogabilidade divertida e acessível</li> <li style="text-align: justify;">Músicas que encaixam no formato DJ Set</li> <li style="text-align: justify;">Personalização e Recompensas</li> <li style="text-align: justify;">A hipótese de jogar em VR e com MIDI</li> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Gostava que tivesse mais géneros musicais</li> <li style="text-align: justify;">A falta de poder jogar com amigos localmente ou online</li> </ul>