Developer: Purple Lamp Studios / THQ Nordic
Plataforma: PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch
Data de Lançamento: 23 de Junho de 2020
SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom foi editado pela THQ em 2003. Baseado na série animada de mesmo nome, o jogo foi desenvolvido por Heavy Iron Studios, AWE Games e Vicarious Visions, sendo lançado para PlayStation 2, Xbox e Nintendo GameCube, além de versões separadas para Microsoft Windows e Game Boy Advance. Agora chega a tão espera remasterização do jogo, apelidado de Rehydrated.
Todas as versões do jogo apresentam um enredo original, no qual o jogador tenta defender a cidade Bikini Bottom de uma invasão de robôs criados por Plankton. Tudo se mantém fiel ao jogo original, sendo que a nível de enredo vamos ter a possibilidade de ver e jogar momentos que foram cortados do jogo original em 2003, para além de incluir um modo multiplayer.
A jogabilidade central é baseada em plataformas 3D, exigindo que os jogadores colecionem três tipos principais de itens. Os objetos brilhantes, encontrados em abundância, são as moedas do jogo e podem ser usadas para pagar pedágios dentro dos estágios ou comprar espátulas douradas. Essas espátulas concedem acesso a novos estágios, sendo que estão escondidas as missões ou capítulos, se preferirem, e podem também ser obtidas ao completar tarefas definidas por outros personagens do desenhos animados. Por fim, as meias do Patrick estão espalhadas pelo jogo, o jogador obtém uma espátula dourada por dez meias recolhidas.
Para além de SpongeBob, Patrick e Sandy são também personagens jogáveis: embora existam missões livres, muitas necessitam de um personagem específica para serem concluídas. O jogador pode realizar as trocas de personagens em pontos de autocarro espalhados pelo jogo. Cada uma das personagens possui habilidades distintas, SpongeBob tem um movimento especial em que ele gira soprando bolhas de sabão, e tem também o salto duplo. Patrick, por sua vez, pode agarrar e arremessar inimigos e objectos e pode também congelar vias de difíceis de navegação, transformando-as em percursos fáceis. Por fim, Sandy possui um laço que pode ser usado para amarrar inimigos, balançar e atravessar buracos.
O jogo continua a ser tão divertido como era em 2003, com um ar totalmente refeito, cheio de cor. movimento e alegria, com muito humor à mistura seja pelos diálogos recriados na perfeição dos desenhos animados e com as vozes originais, quer seja pela “parvoíce” das missões e dos objectivos apresentados, ou até mesmo dos Bosses que vamos ter que derrotar. A verdade é que o jogo para a altura em que foi editado originalmente já apresentava um alto nível de inovação, numa espécie de semi mundo aberto 3D em que podemos vaguear pelo mapa à nossa vontade e colectar tudo o que quisermos, podendo voltar aos níveis e aos espaços sociais, se lhe quiserem chamar assim, também as vezes que quisermos. É um jogo perfeito para Speedruns, aliás existia uma comunidade que o exigia por isso mesmo, para além de ter muitos motivos de repetição, a nível da recolha dos itens que só conseguimos aceder depois de desbravar o jogo pelo menos, uma vez até ao fim.
SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom Rehydrated, só peca pelo tempo que demorou a ser refeito e editado, é um jogo que vai entreter as crianças que acompanham a série e aqueles que a acompanharam no seu pico no início dos anos 2000. Está bem refeito e não é um port do jogo de 2003, é divertido, tem humor e é um excelente jogo de plataformas. Não podemos esquecer que adiciona algumas partes nunca antes editadas do jogo, que é sempre um “plus” e ainda o Modo Multiplayer, que devo dizer é bastante divertido com a possibilidade de nos juntarmos a um amigo e combater “ondas de inimigos em várias ilhas, é também aqui que podemos jogar com as restantes personagens dos desenhos animados. Apesar de algo repetitivo, não deixa de ser uma adição e mais uma opção de jogo.