Developer: Capcom
Plataforma: Playstation 4, PC
Data de Lançamento: 16 de Janeiro de 2018

Parece que foi ontem, mas não, o primeiro jogo de Street Fighter foi mostrado ao mundo pela primeira vez 1987 nas famosas máquinas Arcade. E a partir desse momento este jogo mantém-se na boca do mundo quer dos mais novos quer dos mais velhos. Foi desde esta altura que toda a comunidade gaming ficou perante de um dos maiores jogos de luta, que tem vindo a perdurar ao longo de todos estes anos.

O último jogo de Street Fighter foi lançado em fevereiro de 2016, trata-se de Street Fighter V. Passado 2 anos, a Capcom quis brindar os jogadores como uma edição especial, Street Fighter V Arcade Edition que celebra os 30 anos deste veterano jogo de luta.

Algo que se nota nos primeiros minutos é que o jogador sente que a Arcade Edition foi uma maneira da Capcom corrigir algumas lacunas da versão original e trazer alguma nostalgia ao jogo, relembrando os vários jogos que foram lançados durante estes anos.

Passo a explicar, quando entras no modo Arcade (que deu nome a esta edição) começas logo por escolher qual é o jogo que queres “reviver”, as escolhas são Street Fighter I, II, Alpha, III, IV e V. Depois de escolheres qual jogar, irás costumizar os combates (número de rounds, tempo do combate e a dificuldade dos oponentes), e para finalizar terás de escolher o personagem com que irás lutar. Um pormenor simbólico mas que faz toda diferença é o facto de viajares de país a país dependendo a origem do adversário, tal como acontecia nos primeiros títulos da saga Street Fighter.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Após estes passos segue o combate. Aqui não há diferenças, por isso, quem não gostou do ambiente visual dos combates, certamente a opinião não irá mudar. Estando a fazer esta análise sinto-me no direito de dar a minha opinião pessoal, e pessoalmente eu achei a aparência maravilhosa para não falar dos efeitos visuais, que estão muito bem trabalhados.

As novidades não são muitas, aliás porque estamos a falar de uma edição e não de jogo novo ou algo do género mas as que existem fazem toda a diferença. Se a versão original já tinha aquela nostalgia, esta edição aumenta-a e faz com que “percas” várias horas sem notares.

Para além do modo Arcade, uma novidade que vai fazer diferença dentro do combate é a adição de mais um V-Trigger nos lutadores o que te permite teres uma táctica diferente tais como novos Combos e truques. Também é preciso relembrar que, quem adquiriu a versão do jogo original esta edição é gratuita e pode descarregar em forma de DLC.

Algo que não sofreu alterações, foi a dificuldade em poder adquirir items com o Fight Money, isto é, demora-se muito tempo em adquiri-lo porque é preciso fazer muitos combates. Outro aspecto que continua menos bom é o aspecto visual em alguma cenas, dado a notar um contraste no design gráfico do jogo.

Perante isto tudo, pode-se dizer que a Arcade Edition é um complemento imprescindível para o Street Fighter V. As novidades fazem muita diferença e para quem jogou o original, vai perguntar: “Porque a versão original não foi logo assim?” Para os fãs mais fervorosos, algo obrigatório alterar é o nível de dificuldade para um nível mais desafiante, porque se não alterarem vão sentir que “é mais fácil do que roubar um doce a uma criança”. Portanto esta edição transforma um jogo que era razoavelmente bom num muito bom. Sem dúvida que esta edição é fundamental em se adquirir quer para os amantes deste tipo de jogo quer para quem já tenha a versão original, infelizmente só os jogadores de PC e PlayStation 4 é que podem jogá-lo.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorKing of Fighters ’97 de regresso
Próximo artigoAnálise: The Impatient
Pedro Completo
Nascido no coração de Lisboa, este rapaz, nunca foi o mesmo a partir do momento em que o pai lhe ofereceu o primeiro Gran Turismo.Apaixonado por jogos de corridas, mas principalmente do Gran Turismo, comprou todos os jogos da saga até hoje. Dezanove anos depois, tem um novo amor, Forza Horizon...mas não esqueceu Gran Turismo.
analise-street-fighter-v-arcade-edition<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;"> O modo arcade voltou nesta edição dando mais alma ao jogo.</li> <li style="text-align: justify;"> A adição de mais um V-Trigger podendo assim haver novos combos.</li> <li style="text-align: justify;"> Uma edição que tapa as lacunas do jogo original.</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;"> O grau de dificuldade que vem por defeito (Normal) torna-se muito fácil.</li> <li style="text-align: justify;"> Algumas partes do jogo têm uma qualidade visual não tão apelativa.</li> <ul>