Developer: Dotemu, Lizardcube e Guard Crush Games
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC
Data de Lançamento: 15 de julho 2021

Streets of Rage 4 foi uma enorme surpresa o ano passado. Tão grande que as suas vendas foram históricas, o sucesso inacreditável, com direito a lançamento físico que não estava nos planos iniciais da Dotemu, e com a necessidade a ser criada de dar seguimento ao jogo de alguma forma ou feitio. Aliás, como não aproveitar o feedback dos jogadores e tão bem recebido na crítica?! Por isso, o hype em torno deste DLC tem sido bastante, apesar de não trazer capítulos adicionais à história ou novas missões, Mr. X Nightmare acaba por trazer vários fatores de novidade, e em certa medida alguma experimentação para aquilo que poderá ser futuros DLC’s e quem sabe mesmo, o futuro da franquia.

Uma das novidades são as 3 novas personagens jogáveis, personagens essas que já apareceram no jogo enquanto Bosses no modo História. Eles são: A policial Esthel Aguirre, o lutador marcial Shiva e o gigante wrestler Max Thunder. Cada um com seus próprios combos e golpes especiais.

Cada um deles possui diferentes especialidades. Esthel luta com combos focados em projetar os inimigos para os cantos do ecrã e no uso de granadas. Por sua vez Shiva não usa armas, mas os seus tombos baseados em artes marciais são letais, assim como a sua velocidade, com um ataque em que o seu soco é mais rápido que a luz, e por fim Max, usa a sua forma bruta e pega nos adversários com grande facilidade e atira-os pelo ar.

Quando vos falava ao início de dar um seguimento à série, prende-se por aquilo que vos falar agora e desenvolver nos próximos parágrafos. É que com este DLC e o update adjacente, vamos poder modificar as habilidades das nossas personagens, isto é, vamos poder customizar os seus ataques, dando-nos a hipótese de jogar ao nosso estilo, e mais possibilidades de jogo.

Para o conseguirem vão ter que entrar no Survival Mode, que é a peça central deste DLC, e vai colocar o jogador à prova em sequências infinitas de salas aleatórias com vários inimigos. Os cenários, armadilhas e inimigos presentes vão variando, adicionando um desafio progressivo e viciante.

Em cada sala vamos ter um conjunto de inimigos que temos que varrer e quando os eliminarmos a todos nessa sala, vamos poder escolher um power up antes de seguir o portal para a próxima sala de treino, como um aumento de força ou defesa, de dano ou de vida, adicionar efeitos em ataques especiais e armas, como fogo, veneno e eletricidade, melhorar o nosso golpe especial, entre outras.

A razão pela qual isso acontece, e é necessário, é que neste Survival Mode só temos uma vida, portanto vamos ter que fazer a gestão de todos os elementos ao nosso dispor. O que ajuda um pouco é que há bastantes caixas em cada sala, com elementos de cura, o que vai ajudar.

Então mas como é que isso se transforma em termos novas habilidades?! É isso que perguntam certo?! Ora bem, conforme vamos derrotando inimigos, avançando por entre salas de treino, apanhando dinheiro e items de cura, a nossa pontuação vai aumentando. Esta pontuação é então convertida em XP para a personagem que estamos a utilizar, e ao subir de nível com essa personagem, novas habilidades vão sendo desbloqueadas.

As habilidades são customizadas no ecrã de seleção de personagens, tanto no modo história quanto no de sobrevivência. Mas para conseguir aceder a todas as opções vão penar um bocado com cada personagem que quiserem evoluir.

Por um lado, isso significa um enorme grinding com todos os personagens, é porreiro, especialmente porque o jogo é muito bom, mas percebo que por outro lado pode ser um bocado repetitivo. Este modo sobrevivência ainda oferece desafios semanais, com sequências fixas de salas com maiores desafios, mas também maiores recompensas.

Paga-nos o café hoje!

Em termos de novidades, o DLC traz novos inimigos para aprendermos as manhas, e também novas armas que podemos utilizar, algumas bastante engraçadas e divertidas de usar, mas não há mais do que isso.

Mr. X Nightmare é um DLC viciante para um jogo que já por si só é viciante e super bem conseguido, aliás como a nossa análise referiu aqui, trazendo algumas novidades, mas fundamentalmente a começar a trilhar o caminho para o futuro, e eu acredito que há muito futuro neste jogo, apenas gostava que os seus próximos passos dessem seguimento a esta questão da implementação das novas habilidades das personagens, mas trazendo contendo de história, cenários e Bosses para continuar a saga.

Deixa um comentário