Developer: Aladdin X
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 20 de outubro de 2023
Os jogos de quebra-cabeça sempre foram uma parte integral do universo dos videojogos, alguns deles alcançando um sucesso inimaginável, como foi o caso de Tetris. Embora poucos tenham atingido esse patamar, ao longo dos anos, surgiram jogos que conseguiram obter um enorme sucesso durante um determinado período. Foi exatamente isso que ocorreu no Japão com o Suika Game, que, quando foi lançado no final de 2021, conquistou uma legião de fãs.
Dois anos depois, Suika Game finalmente chegou ao resto do mundo e, como era de se esperar, está rapidamente a ganhar popularidade entre os jogadores da Nintendo Switch. A Aladdin X não trouxe nada de surpreendente ou qualquer conceito inovador; no entanto, a forma como apresenta o jogo e as suas regras diferencia-o de outros jogos de quebra-cabeças que conhecemos, tornando-o extremamente viciante!
Vamos então abordar o conceito do jogo. Este é um jogo onde há uma caixa na qual o jogador vai deixando cair frutas. Podemos deixar cair cinco tipos de frutas, que chegam de forma aleatória, mas sabemos sempre qual será a próxima que chegará para enviarmos para dentro da caixa. Podemos escolher o local onde queremos colocá-las, embora nem sempre fiquem onde desejamos, pois há uma física envolvida no jogo, e como as frutas são todas redondas, muitas vezes rolam para outro local. Ao todo, existem 11 tipos de frutas: cereja, morango, uva, decopom (uma tangerina sem caroços, de origem japonesa), dióspiro, maçã, pera-nashi, pêssego, ananás, melão e melancia. As cinco primeiras frutas da lista são as que podemos colocar dentro da caixa.
Sempre que duas frutas do mesmo tipo se tocam, formam outra fruta, neste caso, a fruta imediatamente seguinte e de tamanho superior. Para ilustrar, se duas cerejas se tocam, formam um morango; se dois melões se tocam, formam uma melancia. Na figura abaixo, podem observar todas as frutas e as suas evoluções:
Compreendendo o objetivo do jogo, é fácil afirmar que a jogabilidade é bastante simples: movemos o analógico esquerdo na direção da direita e para a esquerda e vice-versa para apontar e posicionar a fruta no local desejado, e em seguida, pressionamos o botão A para soltar a fruta. Vale ressaltar que a precisão não é o único fator relevante, já que devido à forma arredondada das frutas, estas rolam ao colidirem umas com as outras. É necessário ter noção da física do jogo para avaliar se conseguiremos posicioná-las exatamente onde desejamos.
É evidente que também há um elemento de sorte nas frutas que saem, mas o sucesso está principalmente na estratégia que empregamos para organizar as frutas na caixa. Nota-se facilmente que, quanto mais jogamos, melhor compreendemos o comportamento das frutas, mehorando a nossa habilidade na sua organização e, consequentemente, alcançando melhores resultados.
Até aqui, tudo parece simples e fácil: ter boa mira, combinar frutas, fazê-las crescer e atingir a tão desejada precisão. No entanto, o desafio surge quando atingimos o limite da caixa, resultando na perda do jogo. A única forma de voltar a ganhar espaço na caixa é combinando frutas, especialmente ao unir duas melancias, o que as faz desaparecer, abrindo espaço significativo para continuarmos a posicionar as frutas.
A cada combinação de frutas, ganhamos um determinado número de pontos, sendo que quanto maiores forem as frutas combinadas, mais pontos são obtidos. Devido à natureza arredondada das frutas no jogo e à presença da física, incluindo a gravidade e o peso, é comum observar movimentos das frutas à medida que vão sendo combinadas. Em situações em que há desequilíbrio de peso, as frutas podem mover-se de maneira imprevisível, com o lado mais pesado exercendo força sobre o outro. Além disso, essa força ocasionalmente resulta em saltos, onde algumas frutas podem chegar a alturas consideráveis. Se esses saltos atingirem o limite da caixa, perdemos o jogo, mesmo que haja espaço disponível para continuar a adicionar frutas.
O objetivo do jogo, semelhante ao Tetris, é acumular a maior quantidade possível de pontos. Para incentivar os jogadores a continuarem, existem várias tabelas de pontuação, incluindo as locais, que abrangem pontuações diárias, mensais e acumuladas ao longo do tempo pelos jogadores da mesma consola. Além disso, há o ranking online, que também exibe pontuações diárias, mensais e acumuladas. Se as tabelas locais incentivam competições familiares para superar recordes, as tabelas online proporcionam aos melhores jogadores a oportunidade de competir globalmente.
O jogo é acessível a todas as idades devido à sua jogabilidade simples e compreensível. Aqui em casa o grau de vício está bastante alto, havendo sempre disputas para realizar a melhor pontuação, e prosperar no topo do ranking. Depois de jantar, as sessões têm sido praticamente diárias, proporcionando momentos bastante divertidos e de convívio.
Graficamente têm uma estética bastante simples, mas que cumpre perfeitamente o seu propósito, com painéis de fundo simples, assim como frutas bastante coloridas para chamar a atenção e pequenas frases a legendar alguns tópicos do jogo. Quanto à música, é igualmente simples e repetitiva, mas possui uma tranquilidade que proporciona sessões de jogo agradáveis, sem incomodar demasiado o jogador.
Um aspeto que raramente abordo, mas que neste caso merece destaque, é o preço do jogo. Pode ser adquirido por apenas 2,99€, e posso garantir que são provavelmente os melhores 3€ gastos num videojogo.
Possivelmente, o ponto que pode causar alguma deceção é o fato de o jogo apresentar apenas um único modo, carecendo dos modos habituais de competição, tanto localmente contra outro jogador, como a capacidade de competir online contra outros jogadores. Este é, sem dúvida, o único aspeto onde o jogo poderia ser melhorado. No entanto, considerando o preço acessível de 2,99€, não se pode exigir muito mais.
Suika Game é extremamente viciante. É simples, divertido e competitivo. O jogo cativa de forma incrível, levando a sessões de jogo que por vezes perduram por horas. É, sem dúvida, o jogo mais viciante que experimentei este ano.