Developer: Sumo Digital, Sega
Plataforma: PlayStation 4, Xbox, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 21 maio 2019

O Sonic foi durante a minha infância, o meu personagem favorito neste mundo das consolas. Devorei vezes sem conta, na Mega Drive, o Sonic The Hedgehog, ou como nós ainda hoje o chamamos, o Sonic 1. Foi talvez este boneco que me fez gostar de videojogos. Seguiram-se o Sonic 2, o 3, pelo meio o Sonic & Knuckles com a cassete que dava para colocar outra cassete por cima, com outros jogos do Sonic e que juntos davam sempre outra aventura diferente. Era uma tecnologia fascinante para aquela altura dos anos 90. Depois, saiu aquele que considero ser o último grande jogo da saga, o Sonic 3D. Nunca me vou esquecer do Natal em que recebi esse jogo e das maratonas que fazia para tentar chegar ao fim. Não havia “save game” e quando perdíamos as vidas todas, era Game Over e tínhamos de começar tudo de novo. Mas valia a pena. Desde aí, a ligação com o Sonic só se manteve pelas Sega Collections que nos foram chegando. É certo que saíram alguns jogos do Sonic, e ainda experimentei um ou outro, mas a qualidade não foi a desejada. Uns bons anos passaram e eis que chega este Team Sonic Racing, um jogo de karts que reúne muitas personagens do mundo do Sonic que entretanto foi crescendo com as séries animadas de televisão. Costuma dizer-se que depois da tempestade vem a bonança e sendo assim, estava na altura de fazer as pazes com o Sonic e ainda bem.

Em Team Sonic Racing esqueçam jogar individualmente e cada um por si, como acontece na maioria dos jogos de carros arcade. Aqui a história é outra. É certo que para ganharmos mais pontos e estrelas que nos vão permitindo avançar na história, convém ficar em primeiro lugar, mas se conseguirem isso e os vossos colegas de equipa ficarem nas últimas posições, de nada vale a pole position porque o que interessa é o somatório de pontos dos três elementos. Para isso, Team Sonic Racing tem habilidades de equipa que nos permitem usar e ser coordenados durante as corridas. Podemos passar items uns aos outros conforme as necessidades, podemos seguir sempre na trajetória do nosso colega que vai à frente a deixar um rasto para nós podemos seguir e com isso andar mais rápido, podemos até ultrapassá-lo e com um simples toque nele, ganhar mais velocidade e ainda podemos usar o chamado Ultimate Team em que somos donos e senhores de toda uma força e velocidade capaz de mandar os nossos adversários para fora de pista, mas para isso, é preciso colecionar uma data de anéis. Além destas habilidades é fundamental usar o botão de derrapar para ganhar mais velocidade e mais probabilidade de vencer as provas. Ao longo das corridas vamos poder usar também vários itens, tais como rockets, explosivos, turbo, entre outras coisas que vamos tendo acesso. A jogabilidade é então muito intuitiva e divertida. No início pode parecer confuso, mas dominados estes elementos, temos a base para conseguir amealhar mais pontos e vencer as corridas.

 

 

No jogo existem 21 pistas e 15 personagens que vamos poder usar para jogar offline, online e até editar os Karts de todas as maneiras e feitios. No modo Team Adventure, o single-player deste Sonic, vamos de zona em zona a amealhar estrelas e chaves cruciais para avançar nos capítulos. Dentro de cada capítulo existem corridas básicas, onde interessa ganhar, sempre em equipa, embora depois haja mais coisas a desbloquear com outros objetivos, há os chamados Grand Prix, onde num total de três ou quatro corridas se vão amealhando pontos, numa espécie de mini campeonato. Existem também corridas para colecionar anéis, onde vamos sozinhos num contra-relógio para apanhar o máximo possível de forma a terminarmos com uma medalha melhor e ainda há outra corrida de contra relógio onde temos de passar em diversos checkpoints para nos dar pontos suficientes para chegar às medalhas. Há ainda circuitos que vão eliminando os últimos lugares quando se completa cada volta, onde chegamos à meta apenas com os mais regulares durante a prova. Visto assim até parecem bastantes modos, mas o que é certo é que depois do terceiro capítulo, fazia falta mais variedade. A única coisa que vai mudando é a dificuldade com a inclusão de mais equipas em prova. Primeiro são apenas duas, depois três, quatro até chegarmos às cinco equipas em competição o que cria uma autêntica barafunda na pista, mas isso é extremamente divertido. Excusado será dizer que joguei quase sempre com o Sonic e com os companheiros Knuckles e Tails. Uma vez ou outra ainda escolhi Shadow e o Silver, mas não achei tão divertido porque não tenho familiaridade com eles. Talvez as novas gerações o tenham e eu vá ganhando à medida que jogo mais, mas para já: “Sonic é o Sonic”.

No modo online também existem vários tipos de corrida. Podemos escolher um qualquer personagem, jogar com os nossos amigos ou contra desconhecidos. Criar uma sessão de jogo é que pode ser mais complicado e demorar algum tempo, mas com paciência tudo se consegue e não é por aí que este Team Sonic Racing perde pontos. No modo edição temos ao nosso dispor todo um vasto leque de opções para cada elemento. Se quisermos, podemos mudar as cores dos Karts, os tipos de pneus e até colocar aditivos e novas peças para os embelezar. Para isso vamos ter de usar uns pontos de experiência conquistados nos diversos circuitos e depois comprar, com esses pontos, umas bolas que trazem vários produtos.

 

 

A parte que considero mais secante desta aventura do Sonic é mesmo a banda sonora que parece ter ficado nos 16-bits dos anos 90. Pelo menos fossem as músicas emblemáticas de cada nível antigo a embelezar isto, mas parece que estamos sempre a ouvir a mesma música de apresentação do jogo o que no final de algum tempo nos cansa. Nem os diálogos da Team Adventure nos salva de uma valente seca porque também não são nada de especial.

Ainda assim e mesmo com competição feroz de Mario Kart e brevemente de Crash Team Racing, este jogo da Sumo Digital tem na inovação do trabalho em equipa o ponto forte para cativar os jogadores. Se juntarmos a isto, a vontade de ter um bom jogo do Sonic e um preço bem mais apelativo que a maioria dos jogos acabados de lançar, Team Sonic Racing é uma lufada de ar fresco nos jogos de corridas arcade. Além disto é divertidíssimo, viciante e emocionante. Preparem-se para ganhar ou perder corridas nos últimos metros. O Sonic está aí para as curvas.