Developer: Bandai Namco Studios, TEKKEN Project
Plataforma: Xbox Series X|S,PlayStation 5, PC
Data de Lançamento: 26 de janeiro de 2024
Desde a sua estreia na PlayStation 1, até aos dias de hoje, a franquia Tekken sempre foi sinónimo de combates intensos, personagens memoráveis e uma narrativa que combina drama e excentricidade. Tekken 8 chega como o mais recente capítulo de uma das franquias de jogos de luta mais veneradas de sempre, agora exclusivamente para a nova geração: PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, e oferece uma experiência que supera as expectativas de muitos jogadores.
Além dos vários modos de jogo, que incluem não apenas modos familiares, mas também alguns novos e até mesmo regressos como o clássico Tekken Ball, o jogo apresenta 32 lutadores prontos para entrar em ação. Este número impressionante demonstra o compromisso da equipa de desenvolvimento com este novo capítulo da franquia.
A evolução visual é notável, tanto nas cinematográficas como nas batalhas, que se tornam espetáculos visuais para os jogadores. A jogabilidade é sólida, com mecânicas bem concebidas para atrair tanto os veteranos da franquia como os novos jogadores.
Tekken 8 oferece uma variedade de modos que ultrapassam o convencional deste género de jogos. Além dos modos Arcade e Versus, a inclusão de Tekken Ball, inovações como Missão Arcade, Episódios de Personagens e o Tekken Fight Lounge demonstram o compromisso da Bandai Namco em manter uma experiência envolvente e diversificada. Cada modo proporciona uma perspetiva única, garantindo aos jogadores sempre algo novo para explorar.
Além dos modos mencionados, destaca-se o Modo História, intitulado de O Despertar das Trevas, que conduz os jogadores por uma das melhores narrativas já criadas para a franquia. Além de envolvente, a história está repleta de intrigas e confrontos épicos com reviravoltas emocionantes, centrando-se nas personagens principais, Kazuya Mishima e Jin Kazama, pai e filho respectivamente.
Para os que não estão familiarizados com a história de Tekken, compreender o jogo pode ser desafiante, dado o imenso conteúdo existente dos jogos anteriores. Felizmente, o jogo inclui um resumo dos sete jogos anteriores, proporcionando uma compreensão básica do enredo.
O modo história começa com uma batalha na rua, onde Jin a conduzir a sua mota e a ver o helicóptero de Kazuya a passar, decide atirar a mota contra o helicóptero, fazendo este despenhar-se. É nesse momento que se inicia a primeira batalha do modo história, logo com os dois personagens principais. Durante a luta, temos logo uma ideia do que teremos pela frente, já que os dois atingem logo a sua forma demoníaca.
É importante ter em mente que com a morte de Heihachi Mishima (pai de Kazuya), Kazuya emerge como a grande ameaça, utilizando o exército privado da antiga empresa do pai, Mishima Zaibatsu, para declarar guerra ao mundo. Jin, por esse motivo, e aliado a alguns dos lutadores de jogos anteriores – como é o caso de Lars Alexandersson e Ling Xiaoyu – embarca numa jornada para deter o seu pai e evitar uma catástrofe iminente. A história está criada em diversos capítulos, com a presença de algumas personagens marcantes, como Reina, que será parte fundamental da história.
Este modo oferece lutas emocionantes e desafiantes, além de cinemáticas que expandem o universo de Tekken. O enredo aprofunda-se mais do que em jogos anteriores, revelando detalhes interessantes sobre a progressão de alguns personagens. Este modo proporciona uma experiência imersiva, misturando momentos épicos de ação com elementos narrativos envolventes, culminando num final emocionante e surpreendente.
Passando para os modos de jogo, e seguindo o Menu Principal do jogo, comecemos com o Episódios de Personagens, onde ficamos a conhecer um pouco mais sobre cada uma das personagens que estão em Tekken 8. Neste local, escolhemos uma dos personagens do jogo e entramos no King of Iron Fist Tournament onde teremos de fazer 5 batalhas, e ao sairmos vencedores do torneio será desbloqueada uma cinemática onde temos uma visão de como seria a história caso a personagem escolhida fosse a verdadeira vencedora do torneio. É uma ideia engraçada para dar foco a personagens mais secundárias, mas que são extremamente importantes para o enredo do jogo.
O próximo modo é o Tekken Fight Lounge, o local onde a comunidade online de Tekken se pode encontrar. Este será um dos locais onde podem desafiar outros jogadores, quer em partidas rápidas como em partidas para o ranking do jogador. Neste modo terão de criar um avatar, e andar por um espaço cheio de máquinas arcade para desafiar outros jogadores. Aqueles que não tenham grande paciência para criar avatares, podem sempre recorrer ao Menu Online e ir directamente para as partidas online, quer as de ranking como as rápidas.
Seguidamente temos a Missão Arcade, um modo offline onde usaremos mais uma vez o nosso avatar. Por trás temos uma pequena história, representando um jogador de Tekken que almeja alcançar altos patamares, isto é, estar no top do ranking mundial. Ao longo desse modo, os jogadores enfrentarão diversas missões, interagirão com personagens e aprenderão várias técnicas do jogo. Este é o local ideal para iniciantes começarem a explorar Tekken 8, já que proporciona uma compreensão abrangente da jogabilidade de forma simples e acessível.
Por fim, o Tekken Ball, um modo clássico do Tekken que tem aqui o seu regresso. Nele, dois jogadores competem numa arena sem a capacidade de causar dano diretamente um ao outro. Para infligir dano ao adversário, é necessário acertar uma bola, que ao atingir o adversário causa dano. Este modo pode atrair a atenção inicialmente, mas muitos jogadores podem acabar por perder o interesse rapidamente, pois é relativamente banal em comparação com os outros modos disponíveis.
No Menu Principal, destaca-se também a Personalização de Personagens, um sistema incrível que permite alterar completamente as personagens do jogo. Desde penteados, olhos, pelos faciais, maquiagem e até acessórios e roupas, a personalização é abrangente. Além disso, é possível ajustar a cor da Aura, os efeitos dos golpes e até o painel da personagem antes do início da luta. Embora a personalização exija moeda do jogo, esta é obtida através de combates, oferecendo uma maneira envolvente de personalizar a experiência do jogador.
A jogabilidade é uma parte essencial de um jogo de luta, e Tekken 8 mantém essa tradição, oferecendo uma jogabilidade intensa e estratégica, mantendo um equilíbrio notável entre acessibilidade para iniciantes e profundidade para jogadores experientes. Os comandos do jogo são sempre tão intuitivos, que proporcionam a qualquer jogador uma entrada quase imediata na franquia. No entanto, com a progressão vão notar que existem mecânicas mais complexas que apenas se aprendem com a experiência. Seja como for, a curva de aprendizagem é sempre bastante amigável.
Tekken 8 mantém o característico combate em 3D, oferecendo aos lutadores liberdade de movimento pelo cenário. Essa característica adiciona uma dimensão tática ao jogo, explorando múltiplas facetas do campo de combate além dos tradicionais confrontos no chão e no ar presentes na maioria dos jogos de luta. Conhecer as personagens é crucial, visto que cada um possui um estilo único, proporcionando uma ampla gama de ataques conforme a escolha do lutador. Desde golpes básicos até combos elaborados, cada personagem imprime o seu próprio estilo na batalha. A capacidade defensiva também desempenha um papel crucial, oferecendo opções como esquivas, bloqueios e a habilidade de neutralizar combos adversários.
Como é comum em muitos jogos de luta lançados recentemente, a Bandai Namco introduziu um esquema de controlos simplificados. Isso possibilita que os iniciantes executem golpes especiais, combos aéreos, agarrões e golpes poderosos com facilidade. Apesar da simplificação, o jogo mantém a essência do combate, tornando-o acessível para aqueles que desejam uma experiência mais descontraída.
A componente gráfica de Tekken 8 é verdadeiramente uma obra-prima, proporcionando a melhor experiência visual que um jogo de luta já ofereceu até hoje. Utilizando o Unreal Engine 5, o jogo exibe uma capacidade gráfica impressionante, detalhando até mesmo os mínimos pormenores da sujidade nas roupas e no rosto dos lutadores. A representação das roupas das personagens é tão perfeita que quase se pode sentir a textura do tecido apenas ao olhar para o ecrã. As poses no início de cada combate, a execução de cada combo e até mesmo as finalizações das batalhas estão meticulosamente detalhadas. Rostos, cabelos, cicatrizes e outros elementos contribuem para que os jogadores se rendam completamente ao trabalho e à evolução notável que a franquia alcançou ao longo dos anos, culminando em Tekken 8.
Outro dos pontos fortes, especialmente evidente no Modo História, são as cinemáticas, que estão simplesmente soberbas – de igual ou ainda maior detalhe que muitas produções cinematográficas. Desde os efeitos visuais, os detalhes em câmara lenta, nada foi esquecido nem negligenciado de maneira a proporcionar uma experiência acima da média aos jogadores.
A parte sonora é também ela incrível, começando pela excelente banda sonora que contribui para uma atmosfera intensa durante todo o jogo. As próprias cinemáticas vivem muito da música, adicionando uma camada extra de imersão ao jogador. Quanto aos efeitos sonoros, cada golpe, esquiva ou defesa é acompanhado por sons impactantes, proporcionando aos jogadores uma sensação envolvente do que está a acontecer.
Algo que também não pode ser deixado de lado, é toda a parte de voice acting, já que esta apresenta um lado positivo e outro menos interessante. A abordagem de cada personagem utilizar o idioma de sua nacionalidade contribui para uma representação autêntica, com o voice acting integrando-se bem nos personagens. No entanto, quando ocorrem diálogos é estranho cada um usar a sua língua nativa, chegando a parecer uma conversa entre personagens de diferentes realidades. Uma alternativa mais coesa poderia ter sido a utilização exclusiva do inglês ou japonês, permitindo que os personagens mantivessem o sotaque de seus respectivos países, sem necessariamente falarem a língua nativa.
Por último, não posso deixar de destacar o Menu de Tekken 8. As categorias são extremamente claras, permitindo uma navegação fluída entre elas apenas com o apertar dos gatilhos do comando. A primeira aba do menu é dedicada à personalização, onde os jogadores podem colocar os modos que mais lhes agradam, garantindo que tudo esteja facilmente acessível assim que entram no jogo. Além disso, o menu inclui uma seção dedicada à acessibilidade, evidenciando a preocupação em assegurar que o jogo seja acessível para todos os jogadores, independentemente de suas necessidades específicas.
Tekken 8 não é perfeito, mas está muito próximo disso. É, sem dúvida, o melhor jogo da franquia, oferecendo uma história incrível, uma jogabilidade refinada e gráficos magníficos que demonstram todo o poder do Unreal Engine 5. A decisão de lançar o jogo exclusivamente para a nova geração foi acertada, proporcionando aos fãs de jogos de luta uma experiência duradoura. Sem dúvida, uma obra que deixará sua marca por muitos anos.