Developer: Maxis
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, PC
Data de Lançamento: 22 de julho de 2021

The Sims 4 já conta com uma enorme quantidade de expansões (11 no total) e pacotes de itens, e este verão temos uma nova expansão que nos pode ajudar durante estes tempos de isolamento. O novo pacote de expansão Cottage Living vem dar aos nossos sims uma oportunidade de vida no campo.

Com uma nova aspiração de natureza, Cuidador de Campo podemos aprender a tomar conta do nosso próprio campo e fazer amizade com todos os animais. Sejam eles domésticos ou selvagens. Esta expansão trás também os novos traços – Fã de animais e Intolerante a Lactose; novas e giras peças de vestuário e novos cabelos.

Todas elas, como não podia deixar de ser, inspiradas no campo, como é o caso nas roupas de vestidos floridos, casacos grossos de lã, muita roupa com os inesquecíveis e sempre na moda (ou não) losangos e quadrados, quadriculados, isto é, tudo muito campónio mesmo. Como é fácil imaginar muita da roupa passa por tons castanhos, seja vestidos, calças, ou mesmo os pulôver, com a sua caminha por baixo, não vá fazer muito frio naquele dia.

Como de costume também temos acesso a novos itens feitos para uma nova vida campestre. Uns itens notáveis sendo os Campos Embutidos para a criação de produtos agrícolas gigantes, o Galinheiro e o Estábulo para Animais onde podes comprar uma Vaca, galinhas, pintainhos ou mesmo um Lhama. Mas estes não ficam por aqui, temos também coelhos, cavalos, insectos, passarinhos, isto é, o campos chegou mesmo a The Sims 4.

Falando em animais, algo que está bastante interessante é a interacção que podemos ter com eles, seja a falar com eles, abraça-los, agarra-los, andar com eles por vários locais, e claro, dar-lhes nomes. Mas como seres vivos que são, será também necessário cuidar deles, dar comida, água, assim como fazer as limpezas essenciais. Podemos ainda ir aos galinheiros apanhar ovos que servem para fazermos receitas, vende-los na cidade, ou simplesmente esperamos que nasçam pintainhos.

Paga-nos o café hoje!

Mais importante que tudo, o objectivo é que os animais sejam felizes e bem tratados, seja com carinhos, comida, cuidar da sua limpeza, e isso irá trazer-nos benefícios, seja em leite da vaca, ou em ovos das galinhas, ou com os coelhos a tratarem dos insectos das nossas plantações.

Infelizmente nem tudo são boas noticias, existem raposas sempre prontas para comerem os nossos animais, ou roubar os seus ovos. Temos de as afastar dos nossos animais, ou conversar com elas para pararem de fazer esses estragos.

No aspecto de novos locais temos então na Avelândia do Norte, o mundo residencial desta expansão, existem três zonas: o Bosque dos Espinheiros, a Velha Nova Avelândia e a Pintassilgueira. Existem 4 lotes residenciais, 1 lote vazio e 1 lote de aluguel se não quiseres passar aqui o tempo todo .Também são introduzidos os desafios de lote, ditam as dificuldades que terás de lidar. Um exemplo sendo o desafio “Vida Simples” onde não é possível cozinhar qualquer prato que seja sem se ter os ingredientes necessários presentes.

O mundo de Avelândia do Norte, é o mundo mais bonito e imersivo que já tivemos acesso no Sims 4 na minha opinião. Desde os imensos espaços verdes no Bosque dos Espinheiros e na Velha Nova Avelândia sempre com mais coisas a descobrir, até à Pintassilgueira e as suas bancas que dão vida a esta pequena praça e o rio que passa onde podes escolher entre nadar e pescar.

A única coisa que quereria de mais seria, bem… Mais. Que os prédios em Pintassilgueira não fossem apenas objectos, mas sim lojas que em poderíamos interagir e que houvessem mais lotes comunitários fora do Bar e do Parque. Mas tudo o resto foi uma óptima experiência.

The Sims 4 Cottage Living é um expansão cheia de conteudo, e que agradará a todos aqueles que gostam de animais e de vida no campo. Para as pessoas mais citadinas em que apenas um poça de lama já é algo que lhes atrofia o cérebro, então provavelmente vão ter alguma dificuldade a lidar com tanta terra, animais e vegetação. Para mim foi e continua a ser uma experiencia adorável.