Developer: Team 17
Plataforma: Nintendo Switch, PC, PlayStation 4, Xbox One
Data de Lançamento: 08 de outubro de 2020

The Survivalists é um jogo de sobrevivência desenvolvido pelos estúdios britânicos Team 17 Digital, a mesma equipa por detrás de The Escapists ou de Worms. Este jogo chega como um derivado de The Escapists, o jogo onde estamos dentro de uma prisão e temos que tentar construir utensílios e criar situações, de forma a escapar. Por outro lado, The Survivalists acaba por ser um derivado e uma sequela, já que estamos numa jangada a chegar a uma ilha deserta. Aqui, temos que construir utensílios para sobrevivermos e também tentar fugir (ou caçar) animais e de inimigos místicos. No entanto, também é bom dizer que temos uma “história” contada através de demandas que podem surgir de duas formas: ou o Estranho Misterioso nos dá as nossas missões ou as encontramos à beira mar.

Trata-se de um jogo que decorre no universo de The Escapists e que coloca os jogadores no papel de um (de 4) personagens perdidos numa ilha no meio do oceano.

As ilhas são geradas de forma dinâmica, pelo que cada jogo será sempre diferente do anterior. Conforme referimos, até 4 jogadores podem-se juntar na ilha e interagirem entre eles, de forma cooperativa. Poderão executar missões de salvamento, criar laços de amizade ou treinar os seus macacos de estimação, aliás essa é uma das coisas mais interessantes no jogo e divertido. Depois de treinados ele vão fazer o que nós quisermos e nós vamos podendo explorar os segredos das ilhas.

Cada ilha é um ecossistema vivo, e é possível caçar animais para alimentação,enquanto estamos a tentar perceber que ilha é esta gerada pelo algoritmo. É que nunca vamos ter uma ilha igual à anterior, é criada uma cada vez que fazemo sum jogo para dar o factor de novidade e para não criar vícios também.

No entanto não é apenas a exploração que nos vai preocupar, mas sim os ataques de orcs e outras criaturas, e por isso, vamos ter criar ferramentas e armas para nos defendermos, e o jogo explora muito bem isso, até porque as recompensas por sermos “mais curiosos” vão fazer toda a diferença na jogabilidade.

Em termos de grafismos continuamos na senda de Escapists com um pixelart que se enquadra mesmo no jogo, tanto as personagens que aparecem, como os animais e criaturas místicas que aparecem ao longo do jogo são mesmo perfeitas. Em termos de som, também é interessante. Especialmente porque nos dá a ideia de estarmos mesmo numa ilha deserta, até acabando por nos dar um bom ambiente em termos de jogo.

The Survivalists é daqueles típicos jogos que nos entretêm nos tempos livres sem precisar de uma dedicação constante, é um fast game, se preferirem. É giro para jogar sozinho, mas é feito para jogar com amigos, porque aí sim as dinâmicas de grupo, algum táctica até e a sobrevivência em regime de grupo torna tudo mais volátil e portanto mais engraçado.