Developer: Telltale Games, Skybound Games
Plataforma: PC, PS4, Xbox One
Data de Lançamento: 15 de Janeiro de 2019

É inevitável fazer a análise do jogo The Walking Dead: The Final Season e não falar da série que ainda hoje tem um grande sucesso. A série The Walking Dead estreou no final de 2010 e teve um sucesso estrondoso e já conta com nove temporadas. Com este êxito não se fez tardar a passagem para o formato gamming. Esse feito foi trazido pelas mãos talentosas da equipa do estúdio da Telltale Games e da Skybound Games.

The Walking Dead: The Final Season como o nome diz é a temporada final desta série em formato de jogo. Esta é a quarta temporada e tem quatro episódios, mas até agora só estão disponíveis três: Done Running, Suffer The Children e Broken Toys. O último episódio sairá no dia 25 de Março deste ano e o título dele será Take Us Back.

Sem querer ser spoiler posso dizer que que esta série mantém-se fiel ao resto das temporadas já existentes e com uma passagem muito bem feita entre temporadas. Para quem não teve a oportunidade de jogar as outras temporadas não há grande problema em começar pela ultima temporada e digo isto porque antes de começares a jogar o primeiro episódio fazem um pequeno resumo do que aconteceu nas anteriores sem ficares confuso com o te espera nesta temporada final. As personagens principais são a Clementine e o pequeno Alvin Junior, mais conhecido por AJ.

A jogabilidade de The Walking Dead: The Final Season está igual aos restantes, o que significa que é um jogo que se desenrola, na sua maioria de forma automática. Quando digo de forma automática é, o jogo desenvolve-se como se fosse uma serie real, e cabe ao jogador fazer escolhas que podem mudar o final da história. Quando não esta a decidir a acção das personagens podes explorar um pouco dos cenários e encontrar objectos para colecção. Para isto tudo chega cerca meia dúzia de teclas que para fazeres as escolhas quer para outro tipo de acção.

The Walking Dead: The Final Season apresenta-se com um visual muito cartoon, como se tratasse de uma banda desenhada autentica. Confesso que não sou muito fã deste tipo de grafismo em certo tipos de jogos, mas apesar desta minha opinião pessoal tenho que admitir que este look funciona muito bem e está maravilhosamente trabalhado. Quer na paleta de cores escolhidas, quer nas sombras recriadas, o trabalho está muito positivo.

Apesar da simplicidade que está presente no jogo, nota-se o trabalho brilhante nos diversos aspectos deste jogo. A banda sonora e os efeitos sonoros estão igualmente num nível de topo elevando assim a qualidade deste jogo dividido por episódios.

Passando agora para a duração de cada episódio, apesar de estarmos a analisar um jogo bastante simples na sua generalidade, este tópico podia ter sido melhor trabalhado ou até mesmo pensado. Digo isto porque em algumas horas acabei os três episódios disponíveis desta temporada. Quando digo algumas, estou a falar de pouco mais de cinco. Este aspecto é algo que a meu ver podia ter sido melhorado visto estarmos presente um jogo que está muito bom e que faz com que o tempo pare devido à vontade que dá para ver como acaba a narrativa. Para alem disso penso que dividir jogos em episódio curtos é outro ponto que me desagrada completamente, mesmo que estejamos a falar de um jogo que quer recriar uma serie televisiva, muitos jogadores ficam com um sentimento de falta, pois acabam um episódio rapidamente e terão de esperar que chegue o próximo episódio, neste caso terei de esperar até finais de Março que chegue o ultimo episódio para concluir esta temporada.

Resumindo e concluindo, The Walking Dead: The Final Season é um jogo de excelência, principalmente para quem gosta da serie original. Na generalidade, e tal como já foi referido é um jogo muito simples e que é bastante fácil jogar. É um jogo que só pelo visual nota-se quem o desenvolveu, pois este visual gráfico é quase uma imagem de marca da Telltale Games. Apesar dos pontos negativos já referenciados é um jogo que deve ser experimentado e degustado principalmente pelos fãs de The Walking Dead. Até lá ficaremos à espera do último episódio…