Developer: HandyGames
Plataforma: PlayStation 4, PC, Xbox One, Nintendo Switch
Data de Lançamento: 20 de Fevereiro de 2020

Foi há menos de um mês que analisámos de Townsmen – A Kingdom Rebuilt, e que chegou no dia 20 de Fevereiro para a Xbox One e PlayStation 4, depois de ter sido lançado para PC e Nintendo Switch. No mesmo dia, foi também lançado um DLC, The Seaside Empire, e que oferece aos jogadores algumas novidades, estando já disponível em todas as plataformas, sendo que no caso da Xbox One e da PlayStation 4 o DLC até já está incluído na compra do jogo.

The Seaside Empire não nos oferece uma campanha nova, mas sim 6 novos Cenários e 9 novos modos Intermináveis. Qualquer um desses modos apresenta diversos tipos de dificuldades, e para quem gosta de andar a cumprir missões, estes 6 novos cenários são muito bem-vindos, já que embora não seja um modo campanha ou história, existem sempre missões para cumprir, fazendo o jogo ter um objectivo. Já os 9 modos Intermináveis apresentam novos cenários, quase todos eles com muito aspecto mediterrâneo, isto é, mar, terrenos com mais irregularidades, um pouco como países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia, etc.

Mas não é só nos cenários e nos modos Intermináveis que estão as novidades, e existem novos edifícios que permitem dar outra ajuda aos jogadores no que a construções diz respeito.

Nas Infraestruturas temos novas casas, onde agora existem duas novas casas que disponibilizam trabalhadores. A casa pequena e a casa média oferecem 3 e 4 trabalhadores respectivamente, por um custo bastante menor se fizermos a comparação com a Grande casa da cidade que oferecia 5 trabalhadores. Temos também um novo posto anti-incêndio com um custo bastante menor, mas cujo alcance é metade do que acontecia nas torres contra-incêndio; a verdade é que por cada uma ter um trabalhador, posso dizer que funciona bastante melhor terem vários postos anti-incêndio do que propriamente algumas torres contra-incêndio que cubram toda a cidade.

Tanto na Extracção de recursos, como no Suprimento de comida e também no Processamento não existem novidades. Porém, já na área das Necessidades já temos algumas novidades, a começar pelo Porto Marítimo, assim como o mercado. E aqui é mais um local onde podemos fazer trocas comerciais, aumentado assim a possibilidade de se comprar e vender bens. Ainda no campo das necessidades, existe agora a Feira da Cerveja que trará Satisfação à Comunidade, e em grande escala, já que a capacidade é de 44 pessoas. E se temos cerveja, não podiam faltar as casas de banho públicas, outra novidade que também oferece Satisfação à Comunidade e tm uma capacidade de 19 pessoas. Ainda neste campo, mas agora no que se refere à Satisfação da Religião, temos agora a possibilidade de construir uma Catedral, uma enorme obra e que consome bastantes recursos, mas que felizmente irá ter uma capacidade de 88, algo que ajudará muito os jogadores, já que a Igreja do jogo original só oferecia uma capacidade de 27.

Os Prédios Especiais também tiveram direito a receber dois edifícios. Um deles é o Posto de Guarda, que consiste numa espécie de torre de guarda, mas com um alcance muito menor e serve para detectarmos bandidos e conseguirmos impedir que façam um saque na cidade. E mais uma vez, preferi muito mais ter diversos Posto de Guarda espalhados pela cidade, do que algumas Torres de Guarda. No entanto, temos igualmente agora a possibilidade de construir uma pousada, que tem alguns pontos interessantes: primeiro é que de 300 em 300 segundos recebem uma renda, e essa renda será maior consoante a decoração da cidade, e também uma maneira de fazer os jogadores terem mais cuidado com as suas cidades além de olharem às necessidades dos seus cidadãos. E já que falamos em decorações, também foram implementadas novas decorações nesse campo, como novos objectos de água, novas decorações de mercado entre muitas outras.

Deixar uma palavra também à parte gráfica que continua bastante interessante, os novos edifícios são inspirados nas casas clássicas mediterrâneas, mas sempre a apresentar boas cores e deixando as cidades com um cenário incrível.

Townsmen – A Kingdom Rebuilt – The Seaside Empire conseguiu oferecer aos jogadores, novos objectivos mas ao mesmo tempo adicionar um novo perfume ao jogo. Com a adição dos novos edifícios colmatou alguns problemas que o jogo por vezes tinha na construção da cidade. Pena a implementação de apenas 6 cenários, que por mim era a parte mais divertida do jogo, ou seja, conseguir criar a minha cidade ao mesmo tempo que vamos cumprindo objectivos e sentido que os vamos tentando superar. De resto, o jogo ficou ainda melhor e continua extremamente divertido como o original.

Deixa um comentário