Developer: Infinity Games
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 21 de Dezembro de 2020
Quantos de nós já passamos horas e horas nas filas de trânsito, muitas vezes por culpa projectos de estradas completamente absurdos, entradas mal feitas e perigosas, e claro, os condutores que pensam que um carro é uma carroça e demoram diversos segundos, ou mesmo minutos a meter o pé no acelerador para entrar numa faixa de rodagem. Pois bem, esse é um problema que muitos de nós passamos todos os dias, por isso nada melhor que ter um jogo que nos faz reviver esses momentos terríveis, mas de maneira a tentar resolver esses problemas.
Traffix é um jogo sobre resolver problemas de trânsito, mas sem causar acidentes, ou pelo menos, tentar causar o menor número possível de acidentes. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio português Infinity Games e já foi lançado para PC e Android, chegando agora no dia 21 de Dezembro à Nintendo Switch.
Para os amantes de quebra-cabeças, este é um jogo que provavelmente vos chamará a atenção, primeiramente por o desafio que oferece, mas também pelo seu design gráfico extremamente clean e de fácil compreensão. Ao iniciarmos o jogo e avançado do seu ecrã de apresentação, damos de caras com os seus diversos níveis, cada um com o nome de uma cidade dos diversos países mundiais. A “aventura” inicia-se em Berlim e percorremos 32 cidades, como por exemplo Londres, São Francisco, Toquio, Dubai, Nova Delhi, Rio de Janeiro, entre outras. A última cidade é também uma das mais complicadas e é a nossa capital, Lisboa (provavelmente em honra de uma desgraça chamada Segunda Circular e IC 19).
O objectivo do jogo é o mais simples que podem imaginar, temos diversos carros brancos que querem entrar numa determinada estrada e vocês podem “controlá-los” a partir de semáforos, isto é, temos a possibilidade de mandar parar com o vermelho, avançar um único carro com a cor amarela e avançar todos os carros com a cor verde. Até aqui tudo simples e fácil, o problema está relacionado com os diversos desafios que vão sendo propostos, e são vários. Para terem alguns exemplos, temos níveis onde existem cruzamentos e na estrada principal não param de passar carros, logo temos de ir abrindo e fechado o semáforo no momento certo para não causar acidentes; temos também entradas em rotundas, estradas onde a linha férrea passa pela estrada e temos de ter cuidado para não chocarmos contra o comboio; e até passar pelo meio da pista de um aeroporto.
Esses são apenas alguns exemplos, e são os fáceis, porque existem casos em que temos estradas entrelaçadas, com semáforos, em que uns carros podem virar para a direita e outros para a esquerda; entradas em auto-estadas, estradas que se cruzam, ao ponto de por vezes temos de cuidar de 4 semáforos ao mesmo tempo (isto em níveis mais avançados).
Por essas razões, o caos acontece facilmente. Não nos primeiros níveis, mas a partir do décimo nível já começamos a suar um bocadinho para conseguir controlar tudo sem causar acidentes. Como disse anteriormente, o jogo apresenta 32 níveis, que são na verdade 64 se pensarmos na segunda dificuldade – Caos – que vai sendo desbloqueada sempre que passamos a dificuldade normal. No caso da dificuldade normal, teremos de conseguir que passem um determinado número de carros, e, ao mesmo tempo, que no máximo aconteçam 10 problemas, ou seja, os problemas podem ser os acidentes, ou automobilistas descontentes com o tempo que estão à espera para o semáforo abrir. Se no conjunto dessas duas chegarem a 10, então perdem o nível, e terão de o começar novamente.
Sempre que conseguem ultrapassar um nível, além do nível seguinte ficar desbloqueado, também a dificuldade Caos é desbloqueada, e aqui os carros que temos de ajudar são carros da polícia, e neste caso basta um único acidente para perderem o nível. A parte boa é que os policias são bons rapazes e nunca ficam descontentes por estarem parados nos semáforos.
Agora que sabem o que vos aguarda, vamos à jogabilidade de Traffix, que por sinal é bastante simples: Cada semáforo corresponde a um botão na consola, isto é, o botão A será um semáforo, o B outro, o X outro e por fim o Y outro. Como é fácil perceber, no máximo existem 4 semáforos, e acreditem que já é muito, e como estamos na Nintendo Switch, no caso de jogarem em modo portátil, também é possível usarem o touch screen, o que facilita imenso as coisas, já que por vezes o caos é tanto que nos enganamos no botão que queremos abrir o semáforo; e em níveis mais difíceis é o suficiente para tudo começar a correr mal. Já no caso de estarem a jogar em modo Dock, terão de usar os Joy-Cons, ou o Pro Controller.
Graficamente o jogo é muito simples, mas ao mesmo tempo extremamente perceptível. As estradas são criadas por uns tons verdes e azuis, os carros que controlamos são brancos e os carros que não temos como controlar são pretos. Tudo isto num fundo branco, e dito assim, até pode parecer estranho, a verdade é que tudo funciona na perfeição e além de um ar muito clean, dá um efeito artístico muito bom e agradável aos olhos.
Obviamente que, por ser um jogo de quebra-cabeças, irá frustrar alguns jogadores além de ser sempre o mesmo. E embora o cenário e as estradas se alterem, o objectivo é sempre o mesmo vezes sem conta, e este loop faz com que seja um jogo um pouco repetitivo. Seja como for, e se gostarem de jogos desafiantes como eu, provavelmente o desafio irá superar a sensação de repetição como aconteceu comigo.
Traffix é um jogo bastante simples, divertido e desafiante para quem gosta de jogos com quebra-cabeças. Infelizmente, como o objectivo é sempre o mesmo, torna-se facilmente repetitivo, e é necessário gostar muito dele para não enjoar. Seja como for, se gostam de desafios, é um jogo a considerarem, até porque o preço ajuda a isso.