Developer: Indoor Astronaut
Plataforma: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 23 de Setembro de 2020
Por vezes chegamos a casa tão cansados e exaustos que a única coisa que nos apetece é simplesmente desligar do mundo, descontrairmos, e, se possível, divertirmo-nos um pouco. Não são muitos os jogos que conseguem tal coisa, mas felizmente ainda existem alguns capazes de nos proporcionar esse escape. Todavia, mais complicado ainda, é conseguirmos aliar isso à parte social, isto é, jogos cooperativos em que é quase essencial falarmos uns com os outros, e claro, rimos das nossas falhas e das desgraças e parvoíces dos outros.
Unrailed! é um jogo que, de uma maneira interessante, consegue oferecer essas premissas. Foi desenvolvido pela Indoor Astronaut e tem como proposta juntarmos até 4 amigos e tentarmos levar um comboio de uma ponta à outra do mapa; ou como quem diz, de uma estação à outra. Parece simples, não é? Pois bem, nem tudo é assim tão simples, e partindo dessa simples ideia, é necessário existir coordenação e muito trabalho para tudo isto acontecer.
Se o objectivo principal é levar o comboio até um certo local, falta saber como fazer isso. Ora, se todos sabemos que os comboios andam em ferrovias, caso contrário vão descarrilar, neste jogo teremos um comboio que está sempre a andar, mas com as ferrovias reduzidas, logo, o descarrilamento é garantido, a não ser que nós consigamos contrariar isso.
Para isso acontecer, temos à nossa disposição uma picareta e um machado, e com isso teremos de recolher recursos, como madeira e ferro, para colocar num dos vagões do comboio que vai construindo as linhas férreas para irmos colocando no chão, de maneira a que o comboio não descarrile. Como podem ver tudo é simples, mas claro, que existem obstáculos, sendo que o primeiro é a coordenação que todos os membros do grupo têm de ter; assim como combinar bem quem recolhe que recursos, quem vai colocando no chão as linhas férreas, e até qual é o melhor caminho para chegar à próxima estação.
Se um dos obstáculos como já referi é a coordenação, existem também obstáculos como os ladrões que vão roubando os recursos que recolhemos; ou o comboio pegar fogo, e teremos de com um balde, ir recolhendo água e tentar apagar o fogo; ou animais que andam a vaguear pelo mapa, e por vezes não nos permitem ir por determinado caminho; o próprio terreno que muitas vezes tem montanhas que temos de contornar; e, para piorar a situação, a câmera de jogo que vai andando conforme o comboio se movimenta.
Falando dos mapas, estes são criados aleatoriamente, não existindo mapas iguais. Teremos zonas montanhosas, zonas com relva, outras zonas com florestas cheias de árvores onde recolhemos a madeira, e zonas com recursos de ferro, onde adquirimos o ferro necessário para criar as linhas de comboio. Além disso, existem rios e lagos que, além de darem um visual bonito ao jogo, também servem para enchermos o balde de água para apagar incêndios que possam ocorrer no comboio. No caso de encontrarmos rios ou lagos que estejam no nosso caminho, é possível criar pontes para colocar por cima as linhas de comboio; e existe ainda a neve, que deixa o jogo com outro visual, mas que fará os nossos personagens escorregarem, já que o atrito com o chão será muito menor.
No caso da câmera que se movimenta sozinha, a dificuldade está relacionada com os recursos que possam ficar para trás, já que mesmo que o vosso personagem se movimente para lá (e o jogo permite), a câmera não o irá acompanhar, logo não servirá de muito. Algo que não tem a ver com a câmera mas também afecta a visibilidade tem a ver com o anoitecer, e quando isso acontece apenas conseguimos ver o que está à volta do nosso personagem, e tudo o resto ficará preto. Nessas alturas tudo se torna mais caótico, já que muitas vezes não sabemos onde deixamos a nossa picareta, machado, ou mesmo o balde para apagarmos algum incêndio.
Embora seja um jogo em que a sua diversão é mesmo com amigos, também podemos usufruir dele em modo single player, contudo, mas não estaremos sozinhos, e iremos ter um robot que para nos ajudar. A parte interessante é que seremos nós que lhe daremos ordens, o que ajuda bastante na organização de tarefas. Podemos mandá-lo apanhar madeira ou ferro, indicar como colocar as linhas férreas, apanhar as linhas construídas pelo vagão do comboio, entre outras coisas. É como se fosse um outro jogador, mas seguindo a todos os momentos as nossas ordens. Existem ocasiões que até se torna mais fácil jogar sozinho com o acompanhamento do robot do que com os amigos, onde o caos pode acontecer.
Graficamente estamos perante um jogo que nos faz lembrar o Minecraft, isto é, um jogo em 3D mas que na sua maioria tudo é muito geométrico e quadrado. Existem vários personagens, todos eles diferentes e ao longo do jogo ainda vão sendo desbloqueados outros, embora isto não seja relevante para o progresso. A nível sonoro tudo é bastante simples, com músicas sem grande relevância e os efeitos sonoros estão de acordo com o tipo de jogo.
Unrailed! consegue trazer-nos o que a maioria dos jogadores procura: diversão! Com uma ideia simples consegue oferecer aos jogadores uma experiência engraçada e que ao mesmo tempo consegue ser bastante social quando jogado com amigos. Porém, como o objectivo é normalmente sempre o mesmo, com o tempo torna-se repetitivo.