Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 10 setembro de 2021

Quando pensamos em videojogos para toda a família, provavelmente são as franquias da Nintendo que rapidamente nos surgem na mente. A companhia nipónica é única quando se trata de desenvolver jogos de puro divertimento e que agradam tanto aos mais novos, como também aos mais graúdos. A franquia WarioWare não é excepção neste aspecto, além disso, consegue ainda adicionar uma boa pitada de “abstraccionismo” aos seus micro-jogos, tornando cada um deles numa estupidez maravilhosamente divertida.

Para os jogadores que só agora entraram no universo Nintendo, esta será uma franquia totalmente nova, e WarioWare: Get It Together consegue transparecer exactamente o espírito da franquia do primo de Mario, mas agora com os companheiros de Wario a entrarem também na equação, que é como quem diz, a fazerem parte das personagens que podemos escolher para jogar os diversos modos que o jogo nos apresenta.

Começando pelo modo história do jogo (até porque é o único disponível quando iniciamos o jogo), Wario estava a criar um jogo para uma consola, e finalmente pensava que o jogo estava finalizado. Assim, chamou todos os seus amigos para lhes mostrarem o jogo, mas este estava cheio de bugs por todo o lado, o que fez com que todos fossem parar dentro da consola e do jogo criado por Wario. Agora teremos de andar por todos os níveis cheios de micro-jogos que Wario criou, de maneira a salvar os seus amigos e também a acabar com os bugs do jogo.

A parte interessante da adição de todos estes amigos de Wario ao jogo é que cada um deles terá as suas próprias habilidades e a sua maneira de se movimentarem, oferecendo assim aos jogadores uma diversidade de atributos para concluir os micro-jogos. Cada nível do modo história é composto por diversos micro-jogos, e será necessário finalizar cada um deles para esse nível ficar concluído. Algo muito bem pensado para os jogadores ficarem a conhecer todos os personagens, é que em cada um dos níveis teremos de escolher uma equipa para alinhar nos vários micro-jogos, existindo um personagem que é obrigatório pertencer à equipa, obrigando assim os jogadores a rodarem todos os personagens disponíveis.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Alguns de vocês devem estar a perguntar “o que são micro-jogos?” Pois bem, micro-jogos são pequenos jogos de segundos, sendo que muitos deles são completamente loucos. Para terem uma ideia, existem jogos onde apenas têm de ligar/desligar um interruptor, ou tirar um objecto de dentro de um saxofone, assim partir a casca de um ovo, derrubar objectos, conseguirmos sair de um frasco, conseguir meter uma balança com um peso exacto, transportar um objecto de um lado para o outro, entre muitos e muitos outros. Como é fácil perceber, a dificuldade destes micro-jogos é quase nula, porém, o problema são os poucos segundos que temos para conseguirmos ter sucesso, sendo isso que nos faz fracassar.

Paga-nos o café hoje!

Devo desde já confessar que em cerca de 3 horas finalizam o modo história. Na verdade, podemos dizer que tem duas partes, mas isso fica para vocês descobrirem. Diria que é neste campo que WarioWare: Get It Together tem a sua grande falha, já que o modo história, embora composto por duas partes, é bastante curto.

Como referi anteriormente, este é um jogo para toda a família, e isso implica termos a possibilidade de jogar em modo cooperativo, mas também em modo competitivo. Por exemplo, todo o modo história pode ser jogado em cooperação com outro jogador.

Além do modo história teremos mais 4 modos de jogo, que apenas ficam desbloqueados após finalizarmos o modo história. Os 3 primeiros desbloqueiam após terminarem a primeira parte do modo história, e são eles: Variety Pack, Play-o-pedia e Crew. O último modo a desbloquear é o Wario Cup, que apenas desbloqueia ao finalizarmos a segunda parte do modo história.

O modo Variety Pack, tal como o nome indica, apresenta diversos micro-jogos, uns para jogarmos em cooperação, outros para simplesmente competirmos. Podemos jogar muitos deles de 1 a 4 jogadores, já outros somos obrigados a jogar apenas com 2 jogadores ou de 2 a 4 jogadores.

Outro dos modos é o Play-o-pedia que vai de 1 a 2 jogadores. No caso dos jogos a 2 jogadores, então poderão escolher diversos micro-jogos competitivos, sendo ainda possível escolher a equipa que querem jogar. Aqui é o local onde podem escolher os vossos micro-jogos favoritos e jogá-los vezes sem conta.

Depois temos o Crew, e aqui não é bom um modo de jogo, mas sim um local onde podem ver as vossas estatísticas nos diversos micro-jogos, assim como personalizar as personagens na mudança de cores do cabelo, e das suas roupas. Por fim, podem ainda comprar itens para oferecer aos personagens, que farão estes subirem o seu nível e com isso desbloquearem cores e a galeria de imagens desse personagem.

Por fim temos o Wario Cup, que apenas pode ser jogado a 1 jogador. É um torneio que vai sendo renovado todas as semanas, e os jogadores vão ter de jogar uma quantidade de micro-jogos e obter um score conforme correr a sua participação. Este modo é interessante para rivalizarmos com outros jogadores, já que existe aqui um ranking mode.

Quanto aos personagens que temos para jogar, no total serão 20, um número bastante extenso e sabendo que cada um tem as suas próprias habilidades e maneira de se deslocar, torna tudo ainda mais divertido. Para perceberem como eles são diferentes, deixo aqui três exemplos de movimentação e habilidades dos personagens: por exemplo o Wario que por ter um jetpack consegue voar por todo o ecrã e a sua habilidade é um impulso para a frente; já a Penny por exemplo é uma personagem que tem uma pistola de água, tanto a sua movimentação como a sua habilidade tem a ver com a pistola de água, logo para se movimentar dispara numa direcção e a personagem move-se na direcção contrária; o ultimo exemplo é Orbulon, um personagem que usa uma espécie de nave espacial para se deslocar e que consegue puxar objectos como habilidade. Como é fácil perceber, o que não faltará é variedade, e misturados com os diversos micro-jogos, cada um deles será diferente conforme for jogador com um ou outro personagem, já que a resolução terá de ser sempre diferente.

A jogabilidade está muito bem conseguida, mas por vezes tudo acontece tão rapidamente que até ficamos confusos com o que temos de fazer. Isso acontece em quase todos os micro-jogos pela primeira vez que os jogamos, e principalmente quando a velocidade já está bastante avançada, o jogo também oferece essa pequena dificuldade extra, já que conforme vamos avançando, a velocidade que temos para finalizar os micro-jogos também aumenta, e é exactamente isso que por vezes torna algo extremamente simples, passar a ser extremamente complicado.

WarioWare: Get It Together é uma grande adição ao grupo de jogos familiares e divertidos da Nintendo Switch. Por vezes damos por nós a rir apenas pelos objectivos de certos micro-jogos, ou de ver o outro jogador a falhar à grande, mas a verdade é que este é um jogo que jogado acompanhado, seja em cooperação ou competição, mostra toda a sua grandeza. Embora sejam micro-jogos, a verdade é que nos deixa horas colados ao ecrã.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorHorror Brawl anunciado
Próximo artigoOs novos jogos que chegam ao Xbox Game Pass até ao final de setembro
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-warioware-get-it-together<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Imensos micro-jogos divertidos</li> <li style="text-align: justify;">20 personagens jogáveis totalmente diferentes</li> <li style="text-align: justify;">Jogado com amigos ou familiares é super divertido</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Modo história bastante curto</li> </ul>