Developer: KOEI Tecmo
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 12 de julho de 2022
Uma década após o seu lançamento original é natural fazermos a pergunta: porque razão a Koei Tecmo decidiu lançar agora este jogo no PC?! Se pensarmos bem, isto já podia ter acontecido há 5 anos quando foi feito um port para a Nintendo Switch no Japão, ou se formos mais longe, até já podia ter sido lançado há 8 anos quando saiu o port para a PS4 e Xbox One. Então porquê agora?! É bastante simples: Steam Deck.
Esta edição definitiva de Warriors Orochi 3 surge como forma de dar aos jogadores PC o jogo, mas fundamentalmente disponibilizar o jogo para quem tiver a Steam Deck. Devido à idade que o jogo já tem, é normal que não seja um portento gráfico e técnico, mas não deixa de cumprir esse seu objectivo. O jogo foi lançado no Ocidente, na sua forma original, em 2012 para a PS3 e Xbox 360 e teve duas versões atualizadas subsequentes com o nome de Warriors Orochi 3 Hyper e Warriors Orochi 3 Ultimate.
Por isso, este Warriors Orochi 3: Ultimate Definitive Edition, inclui todas as atualizações que foram incluídas no Warriors Orochi 3 Ultimate, que consistia no modo Duel, no modo Gauntlet, algumas fases novas e personagens adicionais de outros jogos, como Ninja Gaiden, Dead or Alive e Soulcalibur. Esta Definitive Edition adiciona novas opções específicas ao formato do PC, incluindo várias configurações para resolução do ecrã, para além do suporte para mouse e teclado. Por fim, inclui mais de 500 peças de DLC compostas por cenários extras, música e fantasias, sendo a grande maioria fantasias que custariam uma pequena fortuna se compradas aos poucos nas versões anteriores.
O mais interessante para mim foi ver o rol de heróis dos universos de Dynasty Warriors e de Samurai Warriors ao lado de personagens icónicas de outros mundos como Kyūbi e Tamamo (criadas por Akihiro Yamada), Kasumi de Dead or Alive 5, Sterkenburg Cranach de Atelier Arland ou Sophitia de SoulCalibur. Para além disso temos ainda algumas histórias que vêm da edição Ultimate como a sequela depois da história principal ser concluída, uma prequela que desvenda o segredo do nascimento de Orochi e uma selecção de cneários apelidados de “What If” que nos dão perspectivas diferentes dos acontecimentos e cenários completamente diferentes da história.
Warriors Orochi 3 ocorre após a derrota de Orochi em Warriors Orochi 2. As coisas voltaram ao normal na China e no Japão, onde todos as personagens parecem ter perdido a memória dos acontecimentos. Uma serpente gigante de várias cabeças conhecida como Hydra aparece e inaugura uma destruição cataclísmica com os seus minions demoníacos. Kiyomori Taira está de volta dos mortos enquanto Da Ji também reapareceu, escravizando os guerreiros restantes através do controlo da mente. Hanebei Takenaka, Ma Chao e Sima Zhao estão prestes a morrer nas mãos de Hydra quando a Princesa da Lua Kaguya aparece para salvá-los. Para derrotar Hydra, os nossos heróis vão ter que construir uma arma poderosa chamada Yashio’ori. Tendo em conta as circunstâncias, tal seria impossível, mas Kaguya podendo manipular o tempo, envia-nos para o passado de forma a montarmos um exército de 145 heróis e várias unidades do Yashio’ori para travar Hydra. A partir daí é o caos que conhecemos de qualquer musou.
O formato é o tradicional um contra mil e na maior parte do tempo vamos estar a “varrer” inimigos como se não houvesse amanhã. No modo História o jogador vai criar uma equipa de três personagens e vai rodando entre as três conforme as quiser utilizar. Há uma base que serve como um hub central onde, entre as batalhas, os jogadores podem criar armas, aumentar o nível das suas personagens ou organizar uma festa do chá para fortalecer os laços dos guerreiros entre si. O modo de duelo é onde os jogadores podem lutar entre si em combates de 3vs3, já o Musou Battlefield é onde os jogadores podem fazer modificações nos estágios existentes.
Warriors Orochi 3: Ultimate Definitive Edition apesar de seguir o mesmo modelo básico, tenta ter recursos exclusivos suficientes para manter a sua própria identidade. Com fases bastante familiares de Dynasty Warriors e Samurai Warriors a serem distorcidas pela Hydra, acaba por ser uma boa forma para os fãs de longa data da série sentirem algo de novo. O ritmo da história, a duração das fases e o caos do costume num musou acaba por agradar a todo o tipo de jogadores. Os gráficos, esses, apesar de estarem melhorados e com resoluções melhores, não consegue fugir ao facto de já ter sido lançado originalmente há uma década.
Warriors Orochi 3: Ultimate Definitive Edition é um jogo que faz jus ao seu apelido de edição definitiva. O modo de história e Gauntlet pode proporcionar centenas de horas de entretenimento. O conteúdo de DLC incluído pode somar uma pequena fortuna em outras plataformas, portanto, a sua inclusão aqui é bastante apreciada.