DeveloperOmega Force
Plataforma: PlayStation 4, PC, Xbox One, Nintendo Switch
Data de Lançamento: 14 de Fevereiro de 2020

A Omega Force juntamente com a Koei Tecmo já nos habituou a diversos jogos musou, entre os quais temos provavelmente a franquia musou mais conhecida do planeta, falo obviamente de Dynasty Warriors.

Warriors Orochi 4 foi lançado em 2018, e oferece-nos uma combinação de universos, como as franquias de Dynasty Warriors e Samurai Warriors. Passado num ambiente do género do antigo Japão Feudal (não confundir com o cenário de Dynasty Warriors que é passado num cenário da China antiga), têm ainda uma enorme mescla entre dimensões, mitologias e reinos.

Chega agora ao mercado Ocidental sua versão Ultimate que além do jogo original, vêm com bastante novidades e extras, Warriors Orochi 4 Ultimate oferece exactamente aquilo que os fãs deste género adoram, mapas fechados em que sabemos exactamente para onde temos de ir e onde estão os inimigos, com magote de inimigos por todo o lado e com o nosso personagem a eliminar todos aqueles que aparecem à nossa frente (como se de um exercito se tratasse).

Algo que vocês vão notar rapidamente, caso não conheçam o jogo, é a possibilidade de alterar o nosso personagem em qualquer ocasião, isto é, têm três personagens que podem alterar em qualquer momento da batalha, cada um deles tem a sua maneira de lutar e de golpear os inimigos, e para além disso, a velocidade de execução dos golpes de cada um também é diferente, assim como o dano causado. Parecendo que não isto oferece-nos várias possibilidades de combate, assim como dá alguma diversidade no que toca ao combate.

O jogo apresentava cerca de 170 personagens, todos os personagens criados pelos jogos da Omega Force estão presentes, assim como alguns de outros jogos. Nesta versão Ultimate foram adicionados 6 novos personagens como Gaia, Hades, Yang Jian, Joan of Arc, Ryu Hayabusa e Achilles.

Já que falamos em personagens, como é habitual nos musou, aqui também existe a progressão com a subida de níveis conforme o XP que vão ganhando ao derrotarem inimigos e a progressão nos diversos modos. Também têm acesso a drops que vão caindo e claro temos também a árvore de habilidades (Skill Tree) que vós oferecem melhoramentos dos personagens através de skill points. Falando em melhoramentos, também tem a possibilidade de melhorar armas e criar armas totalmente novas.

Algo que também apresentou melhorias foi o nível máximo dos personagens, já que antes o nível máximo era 100, e agora aumentou a partir de promoções, isto é, existem 10 promoções que cada personagem pode receber. Ao aceitarem promover o personagem este voltará a nível 1 mas aumentará a sua Skill Tree. Se fizermos as contas as 10 promoções e já que estes voltam a nível 1, o jogo passou a ser até nível 1000 e com 10 aumentos da Skill Tree por personagem.

O jogo começa após os eventos de Warrios Orochi 3 – Ultimate, quando cada um dos heróis retorna aos seus reinos e dimensões. Do jogo original vão ter à vossa disposição cerca de 70 missões distribuídas por cinco capítulos (isto inclui tanto as missões principais como as secundárias), e agora acrescentando esta expansão recebemos dois novos capítulos e cerca de 30 novas missões.

Além de tudo isto pode contar com cerca de 100 cenários, uma enormidade que provavelmente vai deixar os fãs da série super entusiasmados, já que alguns deles são bem conhecidos dos jogos anteriores.

Outra das grandes adições desta versão Ultimate é sem duvida o Infinity Mode, neste novo modo os jogadores terão pela frente o “Trial of Zeus”, onde terão de percorrer as doze torres do Zodíaco. Com o avançar nas torres, é possível melhorar os personagens em todos os aspectos. Para além da dificuldade ir aumentando quase de forma exponencial. Os novos jogadores terão de avançar até pelo menos nível 50 para conseguirem terem acesso a estas introduções da versão Ultimate.

Importante também referir que o jogo foi refinado no que toda à sua jogabilidade, isto é, correcção de alguns problemas relatados por os jogadores, assim como uma melhoria significativa na interface gráfica (UI).

Graficamente o jogo continua incrível, principalmente no que toca aos detalhes dos personagens, quer seja roupas ou armas, tudo está impecável. As cutscenes continuam excelentes e valem bem a pena serem vistas, parecem animações tiradas dos melhores estúdios de cinema, mesmo que os jogadores não se interessem muito pela historia, não percam a oportunidade de as seguir. Algo que também não passa despercebido é a qualidade das musicas do jogo, que já era bem conhecido da sua versão original.

Warriors Orochi 4 Ultimate é essencialmente a versão definitiva de um jogo criado para os fãs, oferece diversão, uma enorme longevidade que para além de todo o conteúdo original conta agora com a adição de dois novos capítulos, com o Infinity mode e com a adição da nova progressão dos personagens. Por esse motivo, é um daqueles jogos que os fãs de género musou não podem perder.