Developer: Bugbear / THQ Nordic
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 21 de junho de 2022

Devo confessar que a primeira vez que tive oportunidade de ver Wreckest veio-me logo à cabeça Destruction Derby, o mítico jogo de destruição de carros, onde a cada pancada num carro, o sorriso que aparecia na nossa cara era equivalente à destruição que fazíamos no outro carro. Infelizmente poucos jogos deste género voltaram a existir, ou pelo menos com tanto sucesso, até que apareceu Wreckest que veio posicionar-se nesse mercado muito desejado por grande parte dos jogadores.

Prova disso é que o jogo ao longo do tempo tem sido lançado para as várias plataformas, desde o PC, PlayStation 4 e Xbox One, e o ano passado a recebeu a sua versão nova geração para PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Para finalizar, faltava a versão de Nintendo Switch que foi agora lançada, e que fará assim as delícias para os jogadores da híbrida da Nintendo.

O jogo conta com diversos modos, e não me vou alongar muito sobre eles, já que tivemos a oportunidade de fazer a análise do jogo para as consolas de nova geração, e falámos sobre muitos deles. Os modos que encontramos na Nintendo Switch são os mesmos que das outras plataformas, até a temporada será a mesma, neste caso a temporada 20. Os modos são: Carreira, Evento Personalizado, Multijogador e Torneio. Dentro de cada um deles temos diversas opções.

No modo Carreira, temos 5 campeonatos onde podemos participar, sendo que ao iniciarem o jogo estão todos bloqueados excepto o primeiro. Como devem imaginar, vão ter de progredir no campeonato para desbloquear o seguinte e assim por diante. Cada campeonato tem diversas corridas ou desafios que temos de completar, cada um mais louco do que o outro, e todos bastante diferentes, quer seja pela forma das pistas, como por aquilo que nos pedem.

Os Eventos Personalizados é aquele local que vocês podem criar as vossas próprias regras, ou seja, escolhem a pista em que querem correr, os tipos de carros, as opções do evento (a hora do dia que querem correr, o número de adversários, tipo de dano, entre outras coisas), e depois têm as opções de dificuldade para escolher, e para finalizar é agarrar no volante e começar a correr.

Saltando para o Multijogador vão encontrar várias opções: a Partida Rápida, onde entramos em qualquer tipo de corrida que esteja a decorrer; Misto, onde entramos em eventos mistos; Corrida onde somos re-encaminhados para um servidor onde só ocorrem corridas; Especial onde só se usam veículos especiais (camiões, autocarros, gruas, entre outros); e Demolição, onde é um servidor só com arenas de destruição de carros. Ainda no multijogador, têm a possibilidade de listar todos os servidores disponíveis no jogo e escolher qual querem entrar, assim como fazer partidas privadas, ou criar uma partida pública à vossa medida.

Por fim, o modo Torneio, e é neste local que ocorrem as temporadas de Wreckest, onde teremos 4 desafios diários, 1 desafio semanal, e por fim o desafio de temporada. Os desafios diários oferecem pontos de fama, que servem para vocês poderem gastar a comprar carros exclusivos das temporadas.

Se não faltam modos de jogo, a personalização de veículos também não fica nada atrás. Esta personalização é feita na Garagem, e aqui vão ter a possibilidade de ver os vossos carros onde podem organizar por classe, por tipo, por nome, etc. Além disso, podem ir ao Mercado, isto é, o local onde compram carros com créditos que ganham no modo Carreira e no Multijogador.

Paga-nos o café hoje!

Já na parte de personalização temos a Oficina de Pintura que, como o nome indica, podem escolher a cor do carro, e os vinis que lhe querem colocar para dar um ar totalmente personalizado, mudando a cor dos mesmos, entre outras coisas. Dá para passar horas só nas pinturas. Depois temos as Melhorias, e aqui são de 3 tipos, as melhoras de desempenho, onde podemos alterar o motor dos nossos carros, o filtro de ar, radiador, ignição, válvulas, entre muitas outras coisas. O próximo tipo de melhoria é a blindagem, e aqui os melhoramentos são nos para-choques, na estrutura do carro, nas laterais e nas barras das janelas. Por fim, as melhorias visuais, isto é, alterar o tipo de pneus, o escape, capô, os ailerons, as grades, entre outras coisas.

Para os que gostam mesmo de colocar o carro à vossa medida, existe ainda a Tunagem, e aqui podem colocar a suspensão mais leve ou mais dura, mas também encurtar ou alongar o espaçamento entre as mudanças, alterar o diferencial de maneira a ser mais aberto ou mais fechado, e por fim, o balanço dos travões, ou seja, se querem que trave mais à frente ou atrás.

Como podem ver, quanto a conteúdo e personalização não vos falta nada. A jogabilidade também está óptima, com uma condução fácil, que varia de veículo para veículo, e varia até com as melhorias que fazemos no carro.

O ponto que mais me impressionou foi o jogo correr de uma maneira tão boa na Nintendo Switch, já que quase sempre conseguimos 30 fps estáveis, algo que poderia parecer impensável para a maioria dos jogadores. Mesmo quando temos imensas colisões e muitos carros ao barulho, é raro sentirmos o frame rate a descer. Obviamente que para isto acontecer, existem pormenores que tiveram de ficar para trás, como o horizonte que fica com muito menos detalhe e também o céu. Mas na verdade isso não faz grande diferença, porque quando estamos a conduzir a concentração no carro é tanta, e na destruição dos outros, que pouco ligamos para o horizonte ou para o céu.

Pegando nesse ponto, podemos agarrar na qualidade gráfica, e se já jogaram o jogo nas consolas de nova geração, obviamente vão notar alguma diferença. Seja como for, o jogo apresenta-se com um grafismo bastante interessante, com alguns efeitos de luz e as sombras bem conseguidas, principalmente em tudo o que se encontra perto de nós. Já no aspecto dos objectos que se encontram mais longe, nota-se claramente uma perda de qualidade, mas como disse, isso não interfere com a jogabilidade, nem com o divertimento que o jogo oferece.

A banda sonora é algo que não posso deixar de referir, já que é excelente, sempre com música que se adequa a jogos de carros e destruição, isto é, um rock bem mexido, para nos dar cada vez mais vontade de destruir todos os carros que encontramos.

Wreckest é uma excelente entrada para os jogadores da Nintendo Switch, trazendo provavelmente o jogo mais competente desta componente de corridas de carros onde podemos e devemos destruir os nossos adversários. Se são fãs deste tipo de jogos, então não percam a oportunidade de o jogar.