Numa época de incertezas devido à pandemia que nos afecta a todos, a verdade é que Animal Crossing: New Horizons saiu no momento certo, o exclusivo da Nintendo Switch incentiva a relaxar e promove o companheirismo e a cooperação à distância entre amigos e outras pessoas que formam comunidades para se entreajudar e construir ilhas nas quais todos são bem-vindos.

Quando chegou ao mercado, em Março deste ano, Animal Crossing: New Horizons foi acolhido com muito entusiasmo e carinho. Vendeu, no Japão, cerca de 1.8 milhões de unidades físicas nos primeiros três dias após o seu lançamento, estabelecendo um recorde para a Nintendo. Em Agosto de 2020 tornou-se no segundo jogo da Nintendo Switch com maiores vendas de sempre. Conta, até à data, com mais de 22.4 milhões de exemplares vendidos.

Podem ler a nossa análise aqui.

Cá em Portugal o cenário não foi diferente, e entre diversas personalidades que adoram Animal Crossing: New Horizons encontram-se os populares Nuno Markl e Filomena Cautela, que revelaram ser fãs de longa data da Nintendo nas suas páginas do Instagram. Isso levou os dois artistas a entrarem na nova publicidade de Animal Crossing: New Horizons, que podem ver no vídeo acima.

O encanto pelo jogo espalha-se por diversas celebridades por todo o mundo, como por exemplo o protagonista da saga “O Senhor dos Anéis”, Elijah Wood (Frodo); a adorável Maisie Williams (Arya Stark) de “Game of Thrones”; a vencedora do Oscar de melhor atriz, Brie Larson; a modelo Chrissy Teigen; o vocalista da banda Blink 182, Mark Hoppus; o inconfundível Danny Trejo (Machete); o rapper T-Pain; o veterano comediante inglês, Stephen Fry; o comediante Paul F. Tompkins, o realizador e escritor Alex Garland (“A Praia”) e a atriz e celebridade da internet Awkwafina (“Jumanji: O Nível Seguinte”), entre muitas outras.

O mundo da moda também não ficou indiferente ao jogo, já que o nível de personalização é tal que diversas marcas de vestuário exibiram imagens de designs criados no jogo. Estamos a falar de marcas como Dior, Sports Banger e Louis Vuitton. Marcas como Valentino, Anna Sui e Sandy Liang criaram roupas personalizadas para o jogo. Até o festival de moda Reference Festival Berlin utilizou Animal Crossing: New Horizons como plataforma para um desfile que exibe vestuário inspirado em marcas como a Loewe, a Prada, e a GmbH.

Além do anúncio publicitário a Nintendo Portugal deixou ainda um desafio a todos os Portugueses, partilhar imagens e vídeos das suas ilhas e designs nas redes sociais com o hashtag #PartilhaoTeuMundo

Para quem não sabe, a saga Animal Crossing surgiu quando o seu criador, Katsuya Eguchi, abandonou a sua terra natal, família e amigos, para ir viver em Quioto, lugar da sede da Nintendo no Japão. Katsuya Eguchi decidiu então projectar a sua solidão e saudade num jogo focado na família, amigos e comunidade – uma tentativa de recriar todos esses factores que transversalmente enriquecem a vida de todos nós.

Aquela que lhe parecia ser uma ideia demasiado excêntrica revelou afinal ser algo com o qual milhões de pessoas por todo o mundo se identificam. O espírito bondoso, relaxante e inclusivo de Animal Crossing conquistou corações e assim seguiu ao longo do tempo até atingir um novo apogeu com o actual Animal Crossing: New Horizons.