Developer: Intelligent Systems, Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 21 de abril de 2023
Os fãs de jogos por turnos e estratégia ficaram certamente muito felizes quando souberam que os dois jogos da franquia Advance Wars, Advance Wars e Advance Wars 2: Black Hole Rising, lançados para o Game Boy Advance, iriam ser lançados para a Nintendo Switch. Além disso, a Nintendo decidiu acrescentar alguns extras, conforme é costume nos seus remakes, trazendo sempre novo conteúdo e melhorando alguns aspectos dos jogos originais.
Com Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp, as coisas não foram diferentes, especialmente porque o jogo inclui os dois títulos num único pacote, bem como todas as opções online necessárias para torná-lo amplamente jogável, mesmo após a conclusão das duas campanhas do jogo.
Para aqueles que tiveram a oportunidade de jogá-los nas suas versões originais, sabem o que esperar, pois, apesar das mudanças gráficas e pequenos ajustes, a jogabilidade e muitos dos elementos do jogo original foram mantidos. Por exemplo, na campanha do primeiro jogo, Advance Wars, voltamos a fazer parte do exército da Orange Star e liderar Max, Andy e Sami.
O jogo apresenta algumas mudanças na forma como os tutoriais são apresentados, agora incorporados directamente na campanha principal. Algumas missões foram removidas, outras adicionadas, mas a verdade é que se torna mais interessante jogar a campanha e receber novas unidades, fazendo um tutorial leve dentro das próprias missões. Mas descansem, que continua a existir uma única missão, composta por três partes que apresenta o básico do jogo, a introdução de novas unidades é que é feita por pequenos tutoriais no início das novas missões.
Para aqueles que não estão familiarizados com o jogo, Advance Wars é bastante semelhante a um jogo de tabuleiro, dividido em quadrados, como um tabuleiro de xadrez, com diferentes tipos de terrenos, incluindo terra, água e ar. Existem diversas unidades disponíveis, como infantaria, veículos de solo (como tanques, jipes, lança rockets, entre outros), além de veículos aéreos e navais. Cada unidade ocupa uma única casa, não sendo possível ter mais de uma unidade na mesma casa.
Cada unidade tem suas próprias características distintas: algumas podem mover-se mais casas, outras infligem mais dano, algumas são eficazes apenas contra unidades aéreas ou navais, enquanto outras podem danificar qualquer tipo de unidade, mas com menos eficiência. Isso significa que o jogo exige que o jogador pense cuidadosamente em cada jogada, muitas vezes antecipando os movimentos futuros.
Advance Wars não é um jogo fácil, muito pelo contrário, e as primeiras missões podem ser enganadoras nesse aspecto. A partir da quinta ou sexta missão, o jogador deve começar a pensar cuidadosamente em cada jogada. Além disso, assim como Max, Andy e Sami têm habilidades especiais, existem também diversos inimigos com características únicas que podem mudar o rumo da partida.
Quanto ao conteúdo do jogo, há uma opção que muitos jogadores vão achar interessante: o Design Room, que permite aos jogadores criarem os seus próprios mapas, adicionando estradas, pontes, água, montanhas, edifícios, unidades, entre outras coisas. Falaremos mais detalhadamente sobre isso na nossa análise do jogo. Além disso, Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp inclui opções como Versus, Online, War Room, a Hachi’s Shop e a Gallery, que também exploraremos com maior profundidade na nossa análise.
A jogabilidade é bastante simples e de fácil aprendizagem, tornando-se viciante, mas às vezes também frustrante, especialmente quando o Fog of War está ativado. Nessa situação, o jogador só consegue ver o mapa até onde as suas unidades têm alcance, enquanto o CPU sempre tem visão completa e pode destruir as nossas unidades sem sabermos de onde veio o ataque. Nestes casos, muitas vezes a melhor maneira de ultrapassar o nível, será memorizar o mapa e tentar novamente para saber onde estão as unidades inimigas. É um estilo que se usava muito antigamente, que exigia muitas tentativas e erros para passar os níveis, algo que, na minha opinião, está um pouco ultrapassado para os tempos atuais.
Graficamente, os melhoramentos relativamente ao jogo original são bastante significativos, que no mapa, nos menus e também nas animações, no entanto, considerando o que já vimos noutros jogos da Nintendo Switch, seria possível ir ainda mais longe.
Apesar de ainda faltar finalizar as campanhas e testar mais algumas funcionalidades, posso afirmar que o Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp é um jogo muito competente. Pelo que joguei até agora, certamente irá agradar a todos os fãs de jogos por turnos.