Developer: Sega
Plataformas: Nintendo Switch
Data de Lançamento: Novembro de 2019

Jogos para toda a família e extremamente divertidos sempre foi algo que a Nintendo fez como ninguém. Para a Nintendo Switch já existem alguns, entre eles, 1-2 Switch e Super Mario Party, os dois que saltam logo à vista.

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é outro dos jogos que irá entrar nessa categoria, pelo menos foi a conclusão que tirei ao jogar a demonstração deste jogo na oportunidade que a Nintendo Portugal me deu.

O jogo permite-nos jogar contra o computador ou contra outro jogador, e além disso, podemos escolher o tipo de controlos que queremos, isto é, é possível jogar com os Joy-Cons através dos sensores de movimento, ou apenas através dos analógicos e botões (provavelmente para preparar o jogo para a recém anunciada Nintendo Switch Lite).

Esta demonstração tinha apenas 5 jogos para testarmos (Karaté, Surf, Corrida de Barreiras, Skate e Tiro ao Alvo com Arco e Flecha). Todos os jogos que joguei foram sempre contra outro jogador, e sempre através dos sensores de movimento (nos que permitiam essa opção), até pela diversão de vermos as nossas “figurinhas” a jogá-lo. O jogo de Karaté, foi um daqueles em que apenas temos de usar os analógicos e os botões, dar socos, pontapés e até rasteiras para tentar ganhar mais pontos ao adversário.

Seguidamente, fomos até ao Surf, até porque com este calor o que apetece é mesmo ir para dentro de água. O jogo é extremamente divertido: abanamos o Joy-Con para apanhar a onda, e quando ela estiver a crescer podemos fazer diversas peripécias em cima dela; e aí temos de mexer o joy-con como se de uma prancha se tratasse, para por fim, apanhar o túnel da onda. Aí o objectivo é ter o joy-con bastante equilibrado para o nosso surfista não cair na água. Verdadeiramente divertido.

Depois do Surf saltamos para as barreiras, e neste caso temos de mexer os dois Joy-Cons como se fossem as nossas pernas, para que o nosso atleta possa correr que nem um louco. Depois, quando chegamos às barreiras, é importante carregar num L ou R e levantar o Joy-Con para darmos os saltos.

O próximo jogo foi o Tiro ao Alvo com Arco e Flecha. Usamos o Joy-Con esquerdo como se fosse o arco e o Joy-Con direito como se fosse a fecha, e temos de fazer o movimento de puxar a flecha e com o Joy-Con esquerdo tentar acertar no alvo que nos aparece no ecrã; algo bastante fácil quando estamos nos alvos mais próximos e sem vento, porém, quando o alvo começa a afastar-se e o vento surge, tudo se torna mais complicado. Seja como for, é mais um jogo muito divertido.

Por último, o Skate. E qual Tony Hawk, aqui podemos dar saltos, fazer slide, piruetas e até usar um especial para aumentar a nossa pontuação enquanto este estiver activo. Todos estes jogos acontecem em ecrã dividido, onde podemos ver a pontuação do nosso adversário para que o cenário seja ainda mais competitivo, e possamos dar uma “tareia” no nosso adversário.

É um bom “companheiro” de Super Mario Party, mas mais virado para o desporto. Pelos cinco jogos que tivemos oportunidade de jogar, pareceu-nos que tem tudo para ser um sucesso. Falta saber o que mais o jogo terá para oferecer.