Developer: NetherRealm Studios
Plataforma: PC, PS5, Xbox Series S|X e Nintendo Switch
Data de Lançamento: 8 de Junho de 2023

No passado fim-de-semana tivemos a oportunidade de testar Mortal Kombat 1, naquele que foi o Stress Online Test, que, como o nome indica era para testar os servidores do jogo da WB Games e da NetherRealm.

Por isso mesmo, o número de personagens jogáveis era limitado, contando com Liu Kang, Kenshin, Kitana e Sub-Zero, com a possibilidade de Jaxx, Sonya e Kano como suporte. Em termos de arenas, duas estavam disponíveis.

Se tínhamos ficado impressionados com o que vimos no Summer Game Fest, ainda mais ficámos quando lhes pusemos as mãos.

Graficamente a NetherRealm continua a surpreender, com as animações de entrada de cada personagem ainda mais detalhada e com efeitos visuais mais definidos, assim como a fluidez na passagem para o combate em si. O jogo é um festival de efeitos visuais, com a roupa das personagens a ficarem machados de sangue, com a presença das personagens de suporte num segundo plano, mas que interferem com o plano de combate e com várias animações no pano de fundo dos cenários. É, de facto, de babar.

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No entanto, o jogo poderia ser muito bonito e depois a jogabilidade deixar a desejar, mas não sei bem como, mas ainda está mais “soltinho”, com as combinações a serem relativamente fáceis de dominar, havendo, ao mesmo tempo, factores que são incluídos numa curva de aprendizagem, para tirar um maior proveito em termos de dano e de combos com a tecla R2 e as combinações de cada personagem.

A introdução das personagens de suporte também é algo a destacar, pois dão uma nova forma de jogar. Podemos activar a nossa personagem de suporte premindo o R1, fazendo a aparecer, mas tendo nós que o comandar em termos da acção que queremos que ela faça. Para isso, temos que premir o R1 para a chamar e um botão de acção, dando um bom leque de opções para a sua utilização, assim como, para quebrar a defesa do adversário e encaixarmos o combo que queremos. Dependendo da personagem com que estivermos, falando especificamente de Kenshin, isso pode ser extremamente útil para conseguirmos fazer a evocação do fantasma que o acompanha. Mas será também útil em termos de defesa, visto que podemos utilizar a personagem de suporte para nos safar do combo que estamos a levar ou quebrar o seu momentum. Tudo isto dá uma nova vivacidade a cada partida.

Depois temos os tradicionais Fatal Blows que podem mudar, por completo, o rumo da partida e com animações ainda mais ricas e cheias de adrenalina, assim como, as Fatalities e Brutalities. Agora com a presença dos Kameos , as tais personagens de suporte, temos ainda os Kameo Fatalities onde, podemos deixar a nossa personagem de suporte sujar as mãos. Temos ainda Quitalities, para aqueles que desligam-se da partida em Rage Quit.

Nesta demonstração que a WB Games e a Upload Distribution nos cederam para dar conta da evolução do jogo é inegável não sentir que o klássico dos anos 90 está de volta com todo o sue glamour, com a paleta de cores a recuperar muito desse ambiente, mas com o trabalho de iluminação, animação e recriação dos movimentos super polidos. As animações mais robóticas que, por vezes, encontrávamos no jogo anterior, não existem mais. Tudo está mais fluído e encaixado, sentindo-se um verdadeiro salto geracional.

Thiago Gomes, Diretor de Desenvolvimento de Arte da NetherRealm, não pode estar mais orgulhoso do trabalho que desenvolveu com a sua equipa, pois, tal como Ed Boon já referenciou, estavam mesmo à procura do tom vívido da década de 90, mas sem perder o realismo característico da série.

Basta verem o video de gameplay que fizemos desta demonstração onde testámos todas as personagens jogáveis e os seus kameos, para ver a qualidade das animações, mas também, a adaptação ao estilo de cada personagem e das execuções dos seus movimentos. A memória muscular às vezes podia estar algo enferrujada, mas rapidamente começámos a distribuir fruta e sangue por todo o lado. É divertido, recompensador, desafiante e um mimo para os olhos.

A única preocupação que temos com o jogo será na parte competitiva. O próprio Ed Boon já confidenciou a alguns meios que essa será a parte em que vão continuar a trabalhar até ao seu lançamento, para que as personagens, e os kameos, possam ser equilibrados em termos competitivos.

Mortal Kombat 1 chega no próximo dia 19 de setembro para PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

Todas as reservas irão receber Shang Tsung como um personagem jogável, e quem reservar o jogo para PlayStation 5 ou Xbox Series X|S também receberá acesso à Beta que estará disponível em agosto de 2023.