Developer: Game Freak
Plataformas: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 15 de Novembro de 2019

Pokemon Shield e Pokemon Sword são os mais recentes jogos da franquia Pokemon. O lançamento destes dois novos jogos é no dia 15 de Novembro deste ano, data apresentada na última E3, na conferencia da Nintendo. A espera é muito grande e para os fãs desta franquia é desesperante porque os dias parecem semanas e os meses anos. actualmente tem se visto a evolução destes dois jogos através de trailers e noticias, que poderás ler e ver no nosso site.

A Nintendo Portugal deu a oportunidade à equipa do Salão de Jogos para jogar os vários jogos apresentados na E3, entre eles a demonstração de Pokemon Shield e Pokemon Sword. Confesso que a minha expectativa em relação a este dois jogos era bastante grande muito devido a toda informação que tem sido publicada. Nesta ida à Nintendo tivemos a oportunidade de lutar no ginásio de Nessa a Líder especializada em Pokemons do tipo Água. Infelizmente a Demo que estava disponível não deixava os treinadores explorarem a nova região de Galar.

Independentemente disso, os combates desenrolam-se da mesma maneira que Pokemon Let’s Go, num grafismo 3D e combates por turnos. A equipa formada por defeito eram os novos Pokemons já divulgados, os três principais: Grookey, Scorbunny e Soble e outros três Pokemons. Os jogadores podem esperar por novos ataques e novos tipos de Pokemon, mas a novidade mais marcante destes dois jogos o é modo Dynamax. Este modo promete alterar a maneira de combater, tornando o jogo muito mais táctico. Quando este Dynamax é activo o Pokemon que está em campo torna-se gigante e a sua força aumenta igualmente, durante três turnos e só pode ser activo uma vez por combate.

Para combateres com Nessa vais ter de combater com outros treinadores que estão a defender o Ginásio, mas não só. Vais ter de resolver quebras-cabeças para chegares à líder. Neste caso é teres de ligar ou desligares interruptores para te darem acesso à arena onde vais lutar contra Nessa. Os desafios não são dos mais difíceis mas é um aspecto que torna mais o jogo mais desafiante.

Resumindo, daquilo que pudemos testar, os combates estão muito mais tácticos e uma má escolha pode fazer toda a diferença principalmente quando ainda está por activar o modo Dynamax porque este modo vai fazer a diferença num combate. Ficaremos atentos a mais novidades de Pokemon Shield e Pokemon Sword.