Super Mario Maker 2 é um dos jogos mais aguardados deste ano. A espera foi longa, mas o exclusivo da Nintendo Switch está mesmo aí à porta. É já no dia 28 de Junho que os jogadores vão poder começar a desfrutar deste incrível jogo que nós já temos o prazer de estar a jogar. A E3 serviu para mostrar bastante do jogo, e o que vamos falar nesta antevisão está essencialmente relacionado com o que foi possível ver na Treehouse da Nintendo. Porém, com uma opinião mais pessoal.

Como já aconteceu com o primeiro título da série, Super Mario Maker 2 é especialmente um jogo virado para fãs de plataformas, e claro, para todos os fãs da franquia Super Mario. E por muito que pensem que para se gostar deste jogo é preciso ter o gostinho pela criação, isso não é verdade; no entanto, obviamente que se a tiverem, vão conseguir usufruir do jogo na sua totalidade. Caso contrário, podem sempre tentar superar os diversos níveis que outros artistas tenham feito.

Existem duas grandes novidades que saltam logo à vista neste jogo: a primeira prende-se com a introdução de um modo história, onde temos a possibilidade de completar vários níveis com uma lógica e um objectivo. Sem querer detalhar muito, até porque mais tarde na nossa análise iremos falar deste modo com mais pormenor, aqui teremos de ajudar a Chefe de obras Toadette e os seus trabalhadores a reconstruirem o castelo da Princesa Peach. Para conseguir isso, teremos de fazer diversos níveis – uns mais arrojados que outros –, mas sempre com a essência de Super Mario Maker, e digo isto, porque ao contrário do que acontece com os jogos de Super Mario, os níveis de Super Mario Maker são sempre muito mais “maquiavélicos” e “loucos”.

Muitos já devem estar a pensar que provavelmente muitos níveis nem vão conseguir acabar devido à sua dificuldade, e, muitas vezes, por maldade dos seus criadores. Pois bem, é aqui que entra o belo do nosso irmãozinho Luigi, que estará pronto a dar-nos uma mãozinha construtora, deixando-nos alterar parcialmente os níveis, e com isso facilitando-nos muito a vida para o conseguirmos completar.

A outra grande mudança tem a ver com o modo de construção, onde temos novas opções e ferramentas, sendo que agora também é possível criar níveis do Super Mario World 3D. Temos a opção de os níveis serem de noite, de dia, entre inúmeras opções que nos oferecem uma diversidade grande de características que queremos atribuir aos nossos níveis. A criação dos níveis pode ser feita a partir dos analógicos e dos botões, mas também pode ser feita através do touch screen, tanto que se adquirirem o Super Mario Maker 2 Limited Edition além de vos ser oferecido uma steel case, ainda recebem uma caneta para utilizarem no ecrã da vossa Nintendo Switch.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Voltando agora agulhas para os jogadores que preferem superar obstáculos em vez de os criar, temos o Cursed World, onde existem diversas opções; e se forem muito competitivos, uma das coisas que vos vai saltar logo à vista será a Tabela de Posições dos jogadores que está dividida por Course Makers, Players e Versus Players; e têm também os Courses onde podem jogar os diversos níveis criados por outros jogadores. E neste último caso, a Nintendo teve o cuidado de dar-nos diversas opções, desde logo temos os Hot Courses, Popular Courses, New Courses e Detailed Search. Além de todas estas opções ainda têm a opção de procurar níveis consoante a sua dificuldade.

Ainda existe o Network Play que nos oferece diversas opções, jogar em modo co-op com outros jogadores, ou jogar em modo competitivo contra outros jogadores. Como devem calcular, estes modos são incrivelmente divertidos, principalmente o modo competitivo, onde todos tentam passar a perna aos outros jogadores para serem os primeiros a chegarem ao final do nível.

Por fim, ainda no Cursed World, temos o Endless Challenge, onde existem diversos níveis de dificuldade, e tal como acontecia no primeiro jogo, terão um caminho a percorrer até chegar ao castelo. Percorrer esse caminho significa completar vários níveis criados por diversos jogadores com um número limitado de vidas.

Isto é apenas um cheirinho do que vos espera neste novo e incrível Super Mario Maker 2, o resto fica para a análise do jogo, que chegará no dia 26.

Artigo anteriorHistória de Elden Ring será focada no mundo do jogo
Próximo artigoMais 4 jogos a caminho do Xbox Game Pass
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.