Super Mario Maker 2 é um dos jogos mais aguardados deste ano. A espera foi longa, mas o exclusivo da Nintendo Switch está mesmo aí à porta. É já no dia 28 de Junho que os jogadores vão poder começar a desfrutar deste incrível jogo que nós já temos o prazer de estar a jogar. A E3 serviu para mostrar bastante do jogo, e o que vamos falar nesta antevisão está essencialmente relacionado com o que foi possível ver na Treehouse da Nintendo. Porém, com uma opinião mais pessoal.

Como já aconteceu com o primeiro título da série, Super Mario Maker 2 é especialmente um jogo virado para fãs de plataformas, e claro, para todos os fãs da franquia Super Mario. E por muito que pensem que para se gostar deste jogo é preciso ter o gostinho pela criação, isso não é verdade; no entanto, obviamente que se a tiverem, vão conseguir usufruir do jogo na sua totalidade. Caso contrário, podem sempre tentar superar os diversos níveis que outros artistas tenham feito.

Existem duas grandes novidades que saltam logo à vista neste jogo: a primeira prende-se com a introdução de um modo história, onde temos a possibilidade de completar vários níveis com uma lógica e um objectivo. Sem querer detalhar muito, até porque mais tarde na nossa análise iremos falar deste modo com mais pormenor, aqui teremos de ajudar a Chefe de obras Toadette e os seus trabalhadores a reconstruirem o castelo da Princesa Peach. Para conseguir isso, teremos de fazer diversos níveis – uns mais arrojados que outros –, mas sempre com a essência de Super Mario Maker, e digo isto, porque ao contrário do que acontece com os jogos de Super Mario, os níveis de Super Mario Maker são sempre muito mais “maquiavélicos” e “loucos”.

Muitos já devem estar a pensar que provavelmente muitos níveis nem vão conseguir acabar devido à sua dificuldade, e, muitas vezes, por maldade dos seus criadores. Pois bem, é aqui que entra o belo do nosso irmãozinho Luigi, que estará pronto a dar-nos uma mãozinha construtora, deixando-nos alterar parcialmente os níveis, e com isso facilitando-nos muito a vida para o conseguirmos completar.

A outra grande mudança tem a ver com o modo de construção, onde temos novas opções e ferramentas, sendo que agora também é possível criar níveis do Super Mario World 3D. Temos a opção de os níveis serem de noite, de dia, entre inúmeras opções que nos oferecem uma diversidade grande de características que queremos atribuir aos nossos níveis. A criação dos níveis pode ser feita a partir dos analógicos e dos botões, mas também pode ser feita através do touch screen, tanto que se adquirirem o Super Mario Maker 2 Limited Edition além de vos ser oferecido uma steel case, ainda recebem uma caneta para utilizarem no ecrã da vossa Nintendo Switch.

Voltando agora agulhas para os jogadores que preferem superar obstáculos em vez de os criar, temos o Cursed World, onde existem diversas opções; e se forem muito competitivos, uma das coisas que vos vai saltar logo à vista será a Tabela de Posições dos jogadores que está dividida por Course Makers, Players e Versus Players; e têm também os Courses onde podem jogar os diversos níveis criados por outros jogadores. E neste último caso, a Nintendo teve o cuidado de dar-nos diversas opções, desde logo temos os Hot Courses, Popular Courses, New Courses e Detailed Search. Além de todas estas opções ainda têm a opção de procurar níveis consoante a sua dificuldade.

Ainda existe o Network Play que nos oferece diversas opções, jogar em modo co-op com outros jogadores, ou jogar em modo competitivo contra outros jogadores. Como devem calcular, estes modos são incrivelmente divertidos, principalmente o modo competitivo, onde todos tentam passar a perna aos outros jogadores para serem os primeiros a chegarem ao final do nível.

Por fim, ainda no Cursed World, temos o Endless Challenge, onde existem diversos níveis de dificuldade, e tal como acontecia no primeiro jogo, terão um caminho a percorrer até chegar ao castelo. Percorrer esse caminho significa completar vários níveis criados por diversos jogadores com um número limitado de vidas.

Isto é apenas um cheirinho do que vos espera neste novo e incrível Super Mario Maker 2, o resto fica para a análise do jogo, que chegará no dia 26.