Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 17 de novembro de 2023
Esta não é a primeira vez que a Nintendo relança Super Mario RPG, o jogo lançado em 1996 para a Super Nintendo e que na altura foi um enorme sucesso. Mais tarde chegou também para a Wii e Wii U via Virtual Console. Surpreendentemente, nunca foi incluído no catálogo dos jogos da Super Nintendo acessíveis aos subscritores da Nintendo Switch Online. No entanto, este Super Mario RPG é notavelmente distinto de todas as versões disponíveis na Wii e Wii U, sendo, neste caso, um remake do jogo original.
O entusiasmo com o anúncio deste lançamento foi imenso por parte dos fãs da Nintendo. Os trailers evocaram um sentimento de felicidade pela chegada de um novo Super Mario RPG, mas, ao mesmo tempo, trouxeram uma onda de nostalgia, pois muitos elementos já eram familiares. A diferença estava na qualidade gráfica, que agora estava “significativamente” melhor do que há quase 30 anos.
Esse entusiasmo também nos transporta para a época em que Super Mario RPG foi lançado, uma criação da antiga Squaresoft, conhecida por ser a criadora de Final Fantasy e que com a fusão com a Enix passou a chamar-se Square Enix. Em 1996, o jogo apresentava uma jogabilidade completamente inovadora, introduzindo mecânicas que eram bastante diferentes do que era habitual para a época. Foi considerado um dos grandes RPGs do seu tempo, e é claro que o facto de ter Mario como protagonista principal tornava-o ainda mais icónico.
Além disso, a história do jogo estava excepcionalmente bem desenvolvida para a época. Muitas das personagens conhecidas da franquia Mario estavam presentes no jogo, juntamente com outros criados exclusivamente para esta aventura, o que contribuiu para um enredo divertido e surpreendente. É importante notar que naquela época, era comum que todos os RPGs seguissem o formato por turnos, o que significa que a exploração dos cenários era em tempo real, mas as batalhas eram por turnos. Super Mario RPG não fugiu à regra.
Ao falar deste Remake, os jogadores podem esperar a qualidade pela qual a Nintendo é conhecida, juntamente com o estilo característico dos Remakes da empresa. Ou seja, eles oferecem a mesma experiência que os jogadores tiveram no passado, mas com tudo renovado e melhorado. Na minha opinião, essa não é a melhor abordagem para fazer remakes. Eu aprecio a introdução de novidades e algumas alterações que ainda mantenham a essência do jogo original, mas, ao mesmo tempo, ofereçam algo diferente para aqueles que já o jogaram anteriormente. Para ilustrar, valorizo muito a abordagem que a Capcom tem adotado nos remakes de Resident Evil. Eles conseguem oferecer nostalgia aos jogadores, ao mesmo tempo que introduzem novos elementos que podem alterar o curso da história, sem mudar o final do jogo.
A história começa com Peach a ser raptada por Bowser e levada para o seu castelo, algo clássico na maioria dos jogos de Mario. Como sempre, Mario embarca numa missão para resgatar a princesa e derrotar Bowser. Após enfrentar os minions de Bowser e iniciar uma batalha com ele, algo inesperado acontece. O castelo começa a tremer e Mario é lançado para fora dele, sem perceber exatamente o que lhe aconteceu e sem completar a sua missão de salvar a princesa. Posteriormente, descobrimos que Bowser é o menor dos nossos problemas, mas isso será discutido na análise final.
Em termos de jogabilidade, o jogo é incrivelmente fluído, com controlos responsivos e divertidos. Oferece a oportunidade de explorar uma variedade de locais, com vários quebra-cabeças, incluindo labirintos que exigem exploração meticulosa para encontrar saídas. Muitos dos segredos do jogo original estão presentes, trazendo uma sensação familiar, nostálgica e de déjà vu. Confesso que ainda não terminei o jogo; estou provavelmente a meio, pelo menos conforme o que lembro do original.
Quanto ao combate por turnos, o jogo não decepciona e é bastante desafiante. Para aqueles que preferem focar-se na história e não se preocuparem muito com o desafio do combate ou melhorar personagens, há a opção de diminuir a dificuldade para tornar o combate mais acessível.
Graficamente, o jogo não desilude, e surpreende bastante, tal como nos trailers. As texturas são detalhadas, as personagens foram recriadas e os cenários são visualmente muito bonitos e com bastante cor. Mario pode explorar não apenas horizontalmente, mas também verticalmente em alguns locais – afinal, não seria um jogo do Mario sem muitos saltos. A banda sonora foi completamente recriada, mantendo o charme original, mas podem também optar por usar a banda sonora, fazendo essa alteração nas opções.
Super Mario RPG tem sido uma experiência agradável, com uma jogabilidade moderna e uma dose saudável de nostalgia. É desafiador e divertido ao mesmo tempo. Resta-me finalizá-lo para tirar as conclusões finais, mas isso ficará para a análise do jogo!