Robert Lewandowski, atual jogador do Bayern de Munique, e talvez o melhor ponta de lança da atualidade, revelou nas redes sociais o novo projeto do seu estúdio RL9. Games chamado Football Coach: The Game.

Olhando para a apresentação do jogo no seu site oficial, podemos ver que não é um tradicional simulador de treinador de futebol.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Desde logo pela forte componente RPG que o jogo quer introduzir no nosso treinador. Basicamente vamos poder escolher entre várias classes de treinador. E são 5 as que podemos escolher inicialmente:

  • OLD SCHOOL

Um treinador à antiga, que pode saber pouco sobre scouting, dados analíticos ou as táticas mais modernas, mas que sabe exatamente como motivar os seus jogadores e como os direcionar devido à sua enorme experiencia dentro de campo.

  • FOOTBALL LEGEND

Uma antiga lenda do futebol que recentemente abraçou a carreira de treinador. Pode não saber muito sobre como ser um treinador, mas no modo arcade (que já explico melhor) fará toda a diferença.

  • FAN FAVOURITE

Um treinador que nem tem experiência como tal, nem como jogador. É o verdadeiro treinador de bancada, mas como tal, tem todos os sócios e simpatizantes do seu lado.

  • ANALYTICS MASTER

A chamada new wave dos treinadores. Sempre atento a novas formas de recolher dados e de analisá-los, é um mestre da tática e do scouting.

  • TRAINING GURU

É um guru do futebol. Um pensador e filósofo da bola, que tem um dom para trabalhar com os mais jovens.

Estes são para já os conhecidos, sendo que a equipa de desenvolvimento do jogo, poderá adicionar mais ao longo do tempo.

Como em qualquer RPG, também este jogo permite escolher várias formas de deenvolver os atributos do nosso treinador. Apesar da base que referimos anteriormente, será possível aumentar atributos da classe de treinador em todos os aspetos.

No entanto para além de uma árvore de habilidades generalista, teremos ainda uma outra, específica à classe que escolhemos. Aí, teremos habilidades especiais para desbloquear, como por exemplo, aumentar a concentração da equipa a defender, ou então, encontrar um talento em ascensão no próximo mercado de transferências.

Artefactos é outro dos elementos clássicos de um RPG e também está aqui representado. Um dos exemplos que os developers dão é termos um artefacto que faz com que o nosso Guarda-Redes atue quase como um Falso Libero.

Os artefactos serão representados por um sistema de cartas. Depois de uma vitória poderemos escolher algumas cartas como recompensa, e algumas delas podem ser artefactos que fazem com o nosso jogador recupera a energia no meio de um jogo, pode ser um novo jogador, ou até um luxuoso carro para aumentar a nossa fama e pretígio.

Há também elementos Arcade que vão estar presentes no jogo, apesar de ser um jogo de gestão e simulação. Um dos casos específicos é o Striker Mode, que não pode ser ativado mais do que duas vezes por partida. Ativando esta carta o jogo dá-nos a oportunidade de pegar no nosso ponta de lança e fazer com que ele execute o remate que nós desejamos.

Football Coach: The Game também permite construirmos o nosso estádio, ao nosso belo prazer. Desde as bancadas ao relvado, passando pelo cenário onde se insere e as cores que possui, tudo é altamente mutável.

Como um típico jogo de gestão, obviamente quanto mais jogarmos e mais objetivos conseguirmos atingir, mais possibilidades vão surgir, com o aumento da lotação do estádio, das condições do mesmo, etc.

Falámos aqui do estádio, mas também outros complexos poderáo ser criados e costumizados, como é o caso da academia, dos escritórios ou do gabinete médico.

Em termos de customização podem também escolher a aparência do símbolo do clube, da camisola e até do cachecol, como podem ver pelo exemplo em cima.

Uma partida de futebol em Football Coach é baseada em gráficos 3D e controlo por Inteligência Artificial, como acontece em outros jogos do género. A diferença é, como já referimos em cima, a opção de Striker Mode que podemos usar duas vezes por partida, utilizando duas das três cartas que podemos escolher no início de cada jogo.

É claro que um jogo de gestão tem que ter a componente de scouting e de mercado de transferências, neste caso podemos ver aqui a indicação gráfica de alguns dos elementos de scouting, dando-nos informação sobre o rival e como o podemos vencer, de jogadores que potencialmente podem interessar ao nosso clube.

Comprar e vender jogadores é giro, mas e que tal comprar um carro novo?! Vão poder ganhar dinheiro nos vários torneios, mas também podemm tentar atrair sponsors para a vossa pessoa e para o clube. É curioso como os developers abordam aqui uma componente muito pouco usada no género, e aqui a gestão de carreira do nosso treinador também ganha um novo enlace, parece-me interessante não?!

Por fim, a massa crítica de um clube, não, não estou a falar dos acionistas, estou a falar dos sócios e adeptos.

Atender às exigências dos adeptos poderá ser fulcral na vossa carreira de treinadores. Satisfazendo-os até podem subir os preços dos bilhetes, mas se os representarem mal, não vão dar qualquer tipo de moral aos jogadores durante as partidas.

Football Coach: The Game tem aqui algo de interessante e diferenciador, ainda está em fase de desenvolvimento para PC e já podem adicionar à vossa lista de desejos do Steam.

Artigo anteriorO prólogo de Sherlock Holmes Chapter One
Próximo artigoGameplay de Spider-Man em Marvel’s Avengers
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.