A EA Sports deu conta das novidades que vão ser implementadas em FIFA 23, desta feita num video cujo foco foi a jogabilidade. Juntamente com este video foi lançado as já tradicionais “Pitch Notes” que dão conta de todos os detalhes.
A primeira, já tínhamos aqui referido quando foi apresentada a capa do jogo, isto é, o elevar da fasquia do motor HyperMotion para a sua versão 2. Para quem jogar FIFA 23 na PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC e Stadia, vai ver esta tecnologia que trabalha em duas componentes específicas, a captura de movimentos em jogos de 11v11 e o chamado Machine Learning.
Alimentado por estas duas componentes agora atualizadas, o HyperMotion2 traz para o FIFA 23 mais de 6.000 animações, transferidas diretamente do mundo real para o jogo.
Usando os equipamentos específicos para a captura de movimentos, o Xsens, a equipa da EA Sports capturou milhões de frames de animação de duas partidas de futebol de alta intensidade com equipas profissionais, incluindo a captura de movimentos completa de uma partida feminina e ainda cinco exercícios de treinamento altamente qualificados.
O HyperMotion 2 permite assim melhorar o jogo em áreas como o Movimento Autêntico de Equipa, o Futebol Feminino, o Drible Técnico, o AcceleRATE, entre outros.
Em FIFA 23 vamos poder ver novas animações que foram introduzidas para melhorar a variedade e a imersão da jogabilidade, especialmente com um nível de intensidade maior. Isso deve-ser também à capacidade do Machine Learning receber mais dados do que anteriormente, gerando uma maior variedade de animações em tempo real.
É daí que podemos ver a inclusão do chamado ML-Jockey que tenta dar aos jogadores uma maior capacidade de resposta ao acompanhar os atacantes, seja a capacidade de girar em vários ângulos para melhorar sua cobertura defensiva, ou a capacidade de acompanhar em sprint e posicionar-se para defender o opositor.
Em termos atacantes a novidade passa pelo Drible Técnico, um novo sistema de drible que incorpora o sistema Active Touch para calcular o caminho de um jogador até a bola de forma mais inteligente.
Aqui está uma lista dos Atributos que mais podem impactar o Drible Técnico:
● Dribles e Controlo de Bola – Precisão do toque no drible.
● Dribles, Agilidade e Reações – A rapidez com que as animações se desenrolam.
● Drible e Controlo de Bola – Quão perto ou longe a bola pode ficar do atacante.
● Dribles e Reações – Quanta velocidade o portador da bola mantém enquanto dribla.
● Dribles, Agilidade, Equilíbrio e Reações – A rapidez com que o portador da bola pode fazer a transição entre diferentes animações de drible.
Ainda na componente atacante temos o AcceleRATE, uma expansão do sistema de movimentação dos jogadores, dividindo-os em arquétipos específicos. Este recurso é inspirado nas diferenças da vida real entre jogadores de futebol, onde mesmo jogadores com velocidades semelhantes podem se movimentar de maneira muito diferente pelo campo.
Tipos de aceleração:
- Controlado – a maioria dos jogadores no FIFA 23 cairá no tipo Controlado, pois aceleram uniformemente de maneira controlada.
- Explosivo – são jogadores mais curtos e ágeis, capazes de percorrer distâncias curtas rapidamente e ficar à frente dos seus oponentes, mesmo que isso signifique desacelerar após a explosão inicial de aceleração.
- Longos – mais altos e mais fortes, estes jogadores precisam de um pouco mais de tempo para acelerar, mas são capazes de alcançar qualquer um e até ultrapassá-los, desde que tenham distância suficiente.
Em termos de remate teremos agora os Power Shots. Estes são um novo tipo de remate baseado na habilidade do jogador que adiciona potência e precisão extras a um remate, mas que demora mais tempo a executar. Para executarmos um Power Shot teremos que pressionar L1+R1+O nos comandos da PlayStation ou LB+RB+B nos comandos da Xbox.
Outra das novidades neste FIFA 23 é a marcação de livres, de pontapés da marca de penalidade e dos pontapés de canto. Agora os jogadores vão poder escolher com precisão em que lado da bola vão bater. Com o analógico esquerdo vão poder mover a câmara para determinar a direção do remate e com o analógico direito a curvatura da bola, a altura e o estilo de remate.
Como rematar por debaixo da barreira é viável em FIFA 23, vão poder também deitar um jogador atrás da barreira para impedir que o façam.
Os pontapés de grande penalidade também foram algo reformulados, agora com uma espécie de Anel de Compostura. Idealmente terão que acertar quando o anel estiver com o seu diâmetro mais reduzido para rematarem com mais precisão e força.
Alimentado por HyperMotion2, o Composed Ball Striking permite que os jogadores façam uma transição mais suave em certas situações de arremesso que exigem que a bola seja controlada de primeira.
Em termos de fintas foram adicionadas quatro e três simulações de remate. Também vão ser implementadas fintas com o pé esquerdo.
Os carrinhos também vão levar um upgrade este ano com os Hard Slide Tackles, que são um novo tipo de tackle deslizante em situações extremas, onde a ideia é tirar a bola mesmo para fora do alcance de qualquer jogador, mesmo que seja para fora de campo.
Em termos da física de jogo destaque ainda para algumas situações mais próximas da realidade como, por exemplo, bloqueios dos defesa que agora podem resultar em desvios de raspão. Vamos ver as pernas e os pés dos jogadores a serem empurrados pela bola, desde que o impacto tenha velocidade e força suficientes. Os braços, as mãos e os dedos dos guarda-redes serão empurrados pela bola após desvios e defesas.
Estas são as principais novidades em termos de jogabilidade, mas podem sempre ler os Pitch Notes disponíveis no site do jogo.
FIFA 23 está a ser desenvolvido pela EA Vancouver e pela EA Roménia e estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC, Stadia, PS4 e Xbox One a 30 de setembro. O acesso antecipado a FIFA 23 Ultimate Edition começa a 27 de setembro de 2022.