A EA Sports deu conta das novidades referentes ao VOLTA FOOTBALL para o FIFA 22, e este ano vamos poder contar com uma parafernália de mini-jogos, um novo sistema de medição da nossa skill e um novo conteúdo apelidado de VOLTA SEASONS.

Comecemos por olhar para esta nova forma de medir a nossa skill que surge da tentativa da EA Sports em recompensar os jogadores que tentarem “Jogar Bonito“, quer seja através das fintas que fizerem, mas também dos passes acrobáticos ou utilizando as tabelas. Isso vai fazer com que conforme formos enchendo essa barra de skill possamos fazer com que o próximo golo que fizermos valha mais do que apenas um.

Podemos encher a nossa barra de skill da seguinte forma:

  • A fazer um passe acrobático ou a recorrer a um movimento especial: 100
  • Um passe a bater na parede ou na tabela bem sucedido: 200
  • Driblar um adversário através de uma finta: 300
  • Fazer uma cueca ao adversário: 800
  • Roubar a bola: 100.

A barra de Skill está dividida em 3 seções, cada uma delas precisa de 1.000 pontos para encher.

  1. Quando atingirem a primeira barra, o multiplicador de golos passa para x2, o que quer dizer que o próximo golo vale 2 em vez de 1
  2. A segunda barra, o multiplicador passa para x3
  3. A terceira barra, o multiplicador passa para x4

Para além da barra de skill, o VOLTA FOOTBALL também vai receber outra novidade no seu gameplay. É uma nova mecânica apelidada de Signature Abilities, que vos vai dar habilidades especiais em termos de remate, sprint ou de tackle.

Como funcionam:

  • Quando criam o vosso Avatar, vão poder escolher uma de três Signature Abilities.
    • Sendo que vão poder mudar, se quiserem, no vosso painel de jogador
  • Ao começar uma partida a Signature Abilitie estará em Cooldown.
  • Com o passar do tempo, a vossa barra de Signature Abilitie vai enchendo, sendo que cada uma delas requer tempos diferentes.
  • Quando a barra da vossa Signature Ability estiver cheria, vai piscar e estará pronta a ser usada através do pressionar da tecla RB / R1.
  • Quando pressionada estará ativa por um breve período de tempo.
  • Depois desse pequeno período de tempo, entra em novo cooldown e vão ter que esperar que volte a encher.

Tipos de Signature Abilities: 

Power Strike – Quando ativada, o vosso poder de remate aumenta em 50% e poderá ultrapassa o cap de 99 desse atributo. Esta habilidade dura cerca de 30 segundos quando ativada e tem um cooldown de 80 segundos.

Pure Pace – Quanto ativada a vossa velocidade máxima e capacidade de aceleração leva um aumento significativo que poderá também ultrapassar o cap de 99. Esta habilidade dura 15 segundos depois de ativada e tem um cooldown de 70 segundos.

Aggressive Tackle – Quando ativada vamos varrer os adversários com cargas de ombro e carrinhos a torto e a direito, tudo sem serem marcadas faltas. Esta habilidade dura 45 segundos quando ativada e tem um cooldown de 90 segundos.

Em termos de novidades o VOLTA FOOTBALL vai receber novas comemorações, e com destaque para as comemorações entre dois jogadores. Vão poder correr em direção ao vosso amigo com que estão a jogar na mesma equipa e dependendo da direção e do ângulo, vão despoletar novas celebrações em conjunto.

O nível do vosso Avatar também vai ser diferente este ano, porque vão começar desde logo com um OVR de 82, com 5* Skill Moves e 5* Weak Foot, podendo chegar ao máximo de 96 de OVR, de forma a que consigam fazer todas as habilidades para se divertirem no jogo, mas que ainda tenham que depender dos vossos colegas de equipa para vencerem as partidas. Em termos de Skill Tree, a EA Sports tornou as coisas mais objetivas, agora cada ramo da Skill Tree dará entre +5 a +12 de boost nos atributos. Vão começar com 25 pontos para gastar, logo ao início, e poderão chegar até ao total de 120 pontos para a vossa Skill Tree.

Estão são as principais novidades em termo gerais de mecânicas e jogabilidade do novo VOLTA FOOTBALL para o FIFA 22, mas podem ainda ler sobre o novo VOLTA ARCADE aqui e ainda sobre o VOLTA Seasons aqui.

FIFA 22 chega dia 1 de outubro para Xbox One, Xbox Series S|X, PS4, PS5 e PC.