Depois de termos recordado toda a história até aqui da dupla Peter Parker e Miles Morales nas aventuras da Insomniac Games, agora é a vez de olharmos para as novidades da jogabilidade que Marvel’s Spider-Man 2 nos traz para estes dois Spider-Man.
Na demonstração feita ontem no PlayStation Showcase, a primeira grande novidade prende-se com o fato negro de Peter Parker, o da simbionte que se está a apoderar dele, mas que lhe confere poderes devastadores. O que nos deu a entender, os Hunters, capangas de Kraven vão aparecer num número bastante superior e bastante mais apetrechados, portanto, o que poderia ser uma batalha desleal, com a simbionte torna-se uma luta de igual para igual.
Facilmente vemos a simbionte a lançar os seus tentáculos para imobilizar inimigos contra objectos, a catapultar o Spider-Man pelo ar, a atingir os adversários mesmo quando estes estão a uma distância considerável, parecendo que tudo é possível. Aliás, a sequência de abertura do video baixo demonstra isso mesmo, pegando em inimigos no ar e atirando-os com toda a força ao chão, já para não falar da capacidade defensiva, quase de sobrevivência da simbionte que deflecte os ataques físicos.
Tudo nas mecânicas é pura força bruta, basta olhar como Peter, com as teias de simbionte atira os inimigos de um lado para o outro como se fossem marionetas. Para terminar essa sequência há ainda um ataque especial onde Spider-Man pega em 4 inimigos ao mesmo tempo e os atira ao chão, sim leram bem, quatro inimigos!
Segundo a Insomniac a ideia foi mesmo trazer um Peter Parker muito mais impulsivo, adequado para a simbionte ligado à sua pessoa, sem sacrificar sua subtileza combativa.
Mas do outro lado também há novidades, isto é, Miles Morales também tem alguns truques na manga. Para já, vão perceber que vão poder trocar entre os dois Spider-Man, um pouco como acontecia em GTA V, não sendo quando querem, mas quando é “obrigatório”, o que não deixa de ser interessante.
Na demonstração podemos ver como Miles consegue criar uma catapulta para o disparar pelo ar para depois aproveitar os túneis de vento para planar pela cidade. Este é um dos novos elementos do jogo. Assim como um novo gadget, o Web Line que permite lançar uma linha de teia sobre os inimigos, dando-nos a oportunidade de fazer takedowns sem ninguém dar por isso, ainda para mais porque, pela primeira vez, vai ser possível fazer um takedown duplo desta forma.
Miles Morales também tem algumas novas habilidades e dispositivos à sua disposição. Para além do Web Line, também há o Web Grabber, um novo gadget que reúne os inimigos num local isolado. Isto permite que Miles encadeie uma das suas novas habilidades, o Thunder Burst, desencadeando um soco eletrizante contra um grupo de inimigos. Tivemos ainda um um vislumbre da habilidade Chain Lightning, que tem um raio de efeito que encadeia choques a qualquer tipo de inimigos.
Em termos de dinâmica de jogo, esta demonstração no PlayStation Showcase, também deu conta de uma perseguição a alta velocidade com elementos que ainda não tínhamos visto na franquia, ou que apenas tínhamos visto em momentos isolados. Enquanto perseguimos o Lizard, que, por sua vez, está a ser perseguido pelos Caçadores rio abaixo, podemos atira-los borda fora das suas lanchas, tal como acontecia quando perseguíamos ladrões em fuga em carros nas ruas de Nova Iorque. A grande diferença aqui é que isso acontece de forma consecutiva e encadeada com apanhar túneis de vento para ganhar velocidade, andar a saltar de teia em teia, desviar dos projécteis lançados e apanhar o Lizard. Uma cena de acção digna de um filme e como a série Uncharted sempre conseguiu fazer tão bem, com algumas acções em formato quick time event.
Marvel’s Spider-Man 2 está a criar muito hype, mas está a conseguir viver bem com essa expectativa. Não tem co-op como muitos desejavam, mas tem a possibilidade de jogar com as duas personagens, alternando entre elas e convivendo no mesmo espaço/tempo. É uma aventura singular de dois Spider-Man. Resta-nos esperar pelo Outono deste ano.