Tal como os terramotos têm as suas réplicas, também o Summer Game Fest, o Future Game Show ou Xbox Games Showcase tiveram algumas réplicas do que apresentaram na última semana.

Aproveitamos para olhar para algumas das novidades que entretanto foram reveladas sobre os títulos mais importantes que foram anunciados, até mesmo com Deep Dive’s ou entrevistas a developers.

Começamos pelo Forza Motorsport que deu conta em pormenor do seu novo Modo de Carreira, o Builder’s Cup, o sucessor espiritual dos modos de carreira de Forza Motorsport 3 e 4. Pega na magia do que tornou esses jogos tão especiais, moderniza-a e combina-a com a progressão do RPG assente em três pilares: competição, progressão e construção do carro.

No Forza Monthly, a equipa da Turn10 apresentou o jogo a rodar na Xbox Series X a 4K/60fps, e uma das componentes deste Builder’s Cup,  a série ‘Built for Sport’, apresentando obras-primas de carros desportivos modernos e compactos, como o Toyota GR Supra 2020, o Porsche 718 Cayman GTS 2018, o Alpine 2017 A110 e o Nissan Z 2023.

A Xbox deu conta de mais alguns pormenores, com a entrevista a alguns developers no Xbox Games Showcase Extended, com destaque, por exemplo, para Avowed, o novo jogo da Obsidian, teve Carrie Patel a apresentar, pela primeira vez as Terras Vivas, uma ilha misteriosa cheia de aventura e perigo no mundo fictício de Eora. Ficámos também a saber mais sobre Kai, o primeiro companheiro apresentado ao jogador.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Phil Spencer também deu o ar da sua graça para demonstrar 33 Imortals, o novo roguelike da Thunder Lotus que permite jogar cooperativamente com outros 32 jogadores. Phil Spencer afirmou que este foi o jogo que mais lhe chamou atenção no showcase, e esteve a jogo-lo com os dois developers da Thunder Lotus enquanto falaram sobre os desafios e as ideias que deram forma a 33 Immortals.

Já a CD Projekt Red mostrou o mercado negro de Dogtown, um dos muitos locais para descobrir em Phantom Liberty, a próxima expansão de Cyberpunk 2077. O Diretor de Missões, Paweł Sasko, apresentou aos jogadores os vendedores cromados que vendem os seus produtos e deu mais informações sobre o que os jogadores podem esperar da expansão. Depois, Keanu Reeves juntou-se para uma entrevista, compartilhando as suas (e as de Johnny Silverhand) impressões sobre Dogtown, e o seu governante Coronel Hansen, o agente secreto Solomon Reed e muito mais.

The First Descendant, um looter shooter de terceira pessoa de próxima geração, revelou um trailer de jogabilidade e anunciou uma beta de crossplay. Com gráficos de alta qualidade desenvolvidos usando o Unreal Engine 5, o jogo apresenta lutas emocionantes e estratégicas contra Bosses em cooperação para até 4 jogadores. A Beta de Crossplay de The First Descendant começará na terça-feira, 22 de agosto, e durará uma semana até segunda-feira, 28 de agosto de 2023.

Ainda em relação ao Xbox Games Showcase Extended, dar apenas conta do programa ID@Xbox Developer Accelerator que arrancou no início deste ano, e cujos 11 jogos já editados foram destacados, são eles: Despelote, Drag Her!, El Paso, Elsewhere, Stray Gods: The Roleplaying Musical, Naiad, Spirit Swap: Lofi Beats to Match-3 To, Island of Winds, Sonzai, Psychroma, Botany Manor, e Slime Heroes.

Para aqueles que acompanharam com entusiasmo a apresentação do Mortal Kombat 1 no Summer Game Fest, não percam a oportunidade de experimentarem o jogo no Stress Test que a NetherRealm preparou entre os dias 23 e 26 de junho.

Segundo a companhia, as inscrições para os testes ainda estão abertas e os convites para os participantes vão ser enviados a partir do dia 21 de junho. Portanto se ainda não se inscreveram, toca a andar. Vai acontecer apenas na PS5 e Xbox Series S e X, sendo que os participantes vão ser selecionados de forma totalmente aleatória.

Outro dos jogos que fez furor, foi Star Wars Outlaws, e depois da apresentação no Summer Game Fest e no Ubisoft Foward, agora a Massive Studio abriu as portas do seu estúdio para revelar mais alguns detalhes da criação do jogo. Detalhes como de que “as transições entre planetas vão acontecer de forma fluída e sem a necessidade de parar o jogo.” ou de que “cada planeta que vamos visitar nesta aventura terá um perfil distinto.”, são alguns dos pontos que os developers referem no vídeo abaixo.

Ainda para os lados da Ubisoft, tivemos direito a um Deep Dive no The Crew Motorfest, com destaque para as Playlists, campanhas temáticas com a sua própria atmosfera e objectivos. Destaque para o Vintage Garage onde vamos andar a saltar de década em década, presenciando um pouco da história automóvel, ou para uma competição noturna de estilo japonês na lista de reprodução Made in Japan, entre outras.

Para fechar este capítulo de jogos da Ubisoft, Assassin’s Creed Mirage, contou com um novo vídeo onde o Director Criativo Stéphane Boudon e o Director Artístico Jean-Luc Sala dão conta de todos os detalhes que possamos não ter reparado no Ubisoft Foward. O parkour que foi reestruturado, as novas ferramentas de stealth, e as novas habilidades, como o Assassin’s Focus, são alguns dos destaques.

Da Konami, vindo do nada, temos ‌Cygni: All Guns Blazing. Um jogo de naves Shoot ’em Up, no melhor estilo Bullet Hell. Um jogo altamente estilizado, com uma ambientação sombria e com Bosses gigantes. Tem previsão de lançamento para este ano para as consolas PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC.

Outro jogo que se calhar estávamos à espera que surgisse numa das principais apresentações, Atlas Fallen, da Focus Home Entertainment e da Deck 13, deu conta de um novo trailer de jogabilidade. Talvez para não ser engolido no meio de tantos trailers, a Focus, lançou agora, depois da poeira assentar, detalhes dos elementos centrais da história do jogo, de como funciona seu sistema de ação e o multiplayer cooperativo.

O jogo é lançado no próximo dia 10 de Agosto para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

E continuamos com a Focus Entertainment, agora ao lado da Tindalos Interactive, que revelarem o trailer de história para Aliens: Dark Descent. O jogo de ação tático estratégico, em tempo real e baseado no icónico universo de Alien chega a 20 de junho para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC.

E terminamos este rol de jogos e trailers que podem ter passado despercebidos por tantas apresentações nos últimos dias com, Lies of P. O jogo já tem uma demo disponível para as consolas e PC, e aqui, podemos ver mais alguns elementos da sua jogabilidade. A Neowiz destaca alguns dos recursos exclusivos, como por exemplo o sistema de combinação de armas, Legion Arms e P’s Organ apenas para citar alguns, assim como os poderes e as habilidades que a nossa personagem pode utilizar.

Artigo anteriorAssassin’s Creed: Os melhores e os piores jogos da franquia
Próximo artigoAnálise: Nocturnal
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.