Assassin’s Creed Shadows chega dia 20 de março e dará continuidade à tradição da série de aproximar os jogadores da história através de uma secção da sua base de dados intitulada “Descoberta Cultural”. Como parte do Códice presente no jogo, esta funcionalidade oferece entradas enciclopédicas cuidadosamente selecionadas sobre a história, arte e cultura do período Azuchi-Momoyama. Esta enciclopédia cultural foi escrita por historiadores e inclui imagens de museus e instituições.
Tal como a funcionalidade História de Bagdade em Assassin’s Creed Mirage, Descoberta Cultural estará integrada no jogo principal de Assassin’s Creed Shadows e estará ligada à progressão do jogador. Esta nova enciclopédia contém quase o dobro das entradas da História de Bagdade, com mais de 125 artigos no lançamento, e mais conteúdos planeados para o futuro.
À medida que os jogadores visitam locais que exploram a história e cultura do Japão do século XVI, desbloquearão artigos sobre economia, castelos, assuntos militares, vida quotidiana, figuras históricas e eventos marcantes.
Uma das entradas notáveis do códice cultural destaca um Kabuto, ou capacete de guerra japonês, que simboliza o primeiro contacto entre o Japão e Espanha. O Kabuto original faz parte de uma das coleções mais antigas de armaduras japonesas na Europa, preservada na Real Armaria de Madrid. Este artefacto histórico foi quase totalmente destruído num incêndio ocorrido a 10 de julho de 1884. A Ubisoft, o Patrimonio Nacional e a empresa espanhola Factum Arte uniram esforços para recuperar os vestígios restantes desta relíquia do Japão Feudal, criar uma reconstrução física fiel e torná-la acessível a pessoas em todo o mundo através da sua inclusão em Assassin’s Creed Shadows. A réplica física da Factum Arte passará a integrar a coleção da Real Armaria de Madrid.
“Trabalhar com a Ubisoft permitiu-nos recuperar a aparência original de uma relíquia única e preservá-la no mundo digital. Esta parceria também nos permite aproximar o Kabuto do público global e captar a atenção das gerações mais jovens, utilizando Assassin’s Creed Shadows como plataforma para dar contexto e divulgar a sua história.”
— Álvaro Soler del Campo, Chefe do Departamento da Real Armaria do Palácio Real de Madrid (Patrimonio Nacional).
A imagem acima apresenta uma ilustração do Castelo de Osaka, criada pelo artista Gentaro Kagawa, que teve uma contribuição significativa para Descoberta Cultural antes do seu falecimento em dezembro de 2024. Kagawa formou-se na Universidade de Arte de Musashino e tornou-se um ilustrador de pesquisa histórica, tendo recebido o Prémio Especial de Cultura dos Castelos do Japão em abril de 2023.
A Ubisoft também trabalhou com vários historiadores na elaboração dos artigos do códice cultural, incluindo o Professor Pierre-François Souyri.
“Escrever para o códice foi um desafio, pois tive de explicar os conceitos de forma clara e concisa, respeitando o formato. Isso exigiu fazer escolhas – aprofundar certos temas enquanto deixava outros de fora. No geral, foi uma tarefa agradável, e admito que aprendi bastante. Na verdade, este projeto inspirou-me a escrever um novo livro sobre ninjas.”
— Professor Pierre-François Souyri.
Assassin’s Creed Shadows já está disponível para pré-reserva e será lançado a 20 de março para PS5, Xbox Series X|S, Amazon Luna, Macs com Apple Silicon (via Mac App Store) e Windows PC (Ubisoft Store, Steam e Epic Games Store).
Artigo original pode ser encontrado no site da Ubisoft.