A Sony lançou Climate Station, uma experiência interativa e gratuita que transforma décadas de ciência climática numa aventura visual e imersiva. Já disponível para PlayStation 5 e PlayStation VR2, esta aplicação inovadora combina os dados científicos mais credíveis com o poder narrativo e tecnológico dos videojogos modernos.

Desenvolvida em colaboração com a Aliança Jogar pelo Planeta das Nações Unidas, Climate Station pretende aumentar a consciência ambiental através de uma abordagem envolvente e educativa.

Utilizando o poder da consola PS5 e da tecnologia de realidade virtual do PS VR2, Climate Station permite aos utilizadores explorar o planeta Terra em detalhe, manipulando camadas de dados climáticos com os comandos do headset.

A experiência cobre mais de 100 anos de dados históricos, incluindo alterações na temperatura global desde 1901, níveis de CO₂, aquecimento dos oceanos e subida do nível médio do mar. Todos os dados são baseados em fontes oficiais, como o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

A versão em realidade virtual proporciona uma imersão ainda maior, dando aos jogadores a sensação de estarem verdadeiramente a interagir com o planeta — uma abordagem que torna a urgência climática muito mais tangível.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Climate Station vai além do passado e do presente, oferecendo cinco cenários interativos de futuro baseados nas decisões que o mundo tomar relativamente às emissões de gases com efeito de estufa.

Além disso, inclui uma biblioteca com mais de 90 minutos de conteúdos explicativos, tornando acessíveis conceitos científicos muitas vezes difíceis de entender.

Esta experiência é ideal tanto para jogadores curiosos como para educadores e pais que queiram apresentar os desafios ambientais de forma intuitiva e impactante.

Climate Station já está disponível gratuitamente na PlayStation 5 e PS VR2.

Artigo anteriorHisense lança novas televisões U7Q e U7Q Pro
Próximo artigoSEGA e Nickelodeon anunciam colaboração em Sonic Racing: CrossWorlds
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.