Todos os anos por esta altura, os fãs de futebol querem novidades do “novo” FIFA, que se passou a chamar agora EA Sports FC 24, devido ao final do acordo entre a EA Sports e a FIFA. No futuro, espera-se mesmo um novo FIFA, com outra empresa a tomar as rédeas, mas enquanto isso não acontece é neste EA Sports 24 que centramos as atenções.

O jogo já foi revelado e até teve direito a uma apresentação com um desfile de jogadores de fazer inveja aos concorrentes. Embora isso não tenha interesse para o jogo em si, o marketing da EA Sports continua a dar cartas, literalmente. Por lá passaram, por exemplo, Figo e Ronaldinho a exibir taças e a dar a notícia aos jogadores que licenças é coisa que não vai faltar no jogo, mesmo sem o nome FIFA.

Desde as competições da UEFA, como a Liga dos Campeões, a Liga Europa ou a Liga Conferência, passando pela Liga Espanhola, Italiana e a exclusividade da Premier League durante os próximos anos, continuam a ser trunfos na manga da EA Sports, embora depois no Ultimate Team, isso não tenha assim tanto reflexo, pelo menos no que toca a realismo de grafismos de competições e assim. Nessa primeira apresentação vimos alguns detalhes do novo jogo com Haaland em grande destaque e com um novo sentido no Hypermotion V que permitiu refletir jogadas reais dentro do próprio jogo.

Depois desta apresentação genérica, a EA Sports veio dar mais informações sobre como vai ser a jogabilidade do seu novo jogo de futebol e promete que vai assentar numa base triangular entre o Hypermotion V, de Volumetric, os PlayStyles, em grande destaque no vídeo abaixo e que promete ser um “game changer” e o motor Frostbite, ainda mais desenvolvido para um maior realismo.

Na teoria, tudo parece em condições de nos ser oferecido um jogo mais real, mas depois falta ver o resultado de tudo isto em campo e a implementação do equilíbrio entre o ataque e a defesa, nomeadamente os guarda-redes que parecem ter sido um bocado esquecidos.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Mas vamos então às novidades que foram mostradas no novo trailer de Deep Dive. Como já dissemos, a maneira que a EA Sports encontrou para tornar o jogo mais realista está em três pontos chave. O primeiro é na tecnologia Hypermotion V, que significa Tecnologia de Captura Volumétrica e que corresponde a uma das maiores inovações na jogabilidade.

O trailer mostra alguns exemplos práticos como o golo que Haaland marcou frente ao Dortmund na Liga dos Campeões com a parte debaixo do pé em que se estica todo. Esses movimentos foram recriados para o jogo e podem acontecer. Esta captura de movimentos reais foi feita em diversos estádios com um conjunto de câmeras estrategicamente montadas à volta do campo. Isto não acontece só em remates, mas também em passes e em desarmes, bem como centenas de animações que ainda não tinham sido vistas em jogos anteriores.

Os movimentos dos jogadores vão estar mais realistas, nomeadamente dos que jogaram na Premier League ou na Liga dos Campeões o ano passado, bem como na Liga Inglesa Feminina. A corrida do Haaland é única e faz parte de mais de vários estilos de sprint que vão estar presentes no jogo. Além disto, os movimentos dos jogadores a lutar pela posição foram melhorados e ainda o uso das mãos para dar maior realismo a este tipo de situações está bem visivel.

O segundo pilar para uma jogabilidade mais autêntica neste EA Sports FC 24 é o Play Styles, que dá um estilo único a cada jogador. Para isso há várias habilidades de assinatura que os jogadores vão ter para os identificar. Há jogadores que usam o cruzamento perfeito e vão ter o “Whipped Pass”, jogadores que usam o drible para passar pela defesa, que terão a habilidade de “Trickster”, ou aqueles que usam o remate de longe, o “Finesse Shot”. Dedicado aos defesas há a intercepção de passes com o “Intercept” ou o “Block” que bloqueia remates.

Cada um destes estilos de jogo terão dois patamares: Estilos de Jogo e Estilos de Jogo+. Os primeiros são as habilidades exclusivas que tornam os jogadores únicos, enquanto o segundo leva estas habilidades de especiais a espetaculares. Estes dados são recolhidos pelo que acontece na realidade numa parceria com a Opta Sports, uma empresa de dados desportivos, para captar e atribuir os Estilos de Jogo aos jogadores do jogo.

Este Deep Dive dá alguns exemplos concretos, por exemplo, o desarme com posse de bola, que permite retirar a bola ao avançado e mantê-la nos nossos pés, dando agora a hipótese de um contra-ataque mais perigoso. Também mostraram o estilo “Dead Ball+” para marcação de livres mais precisa, bem como o “Power Shot+” que faz uso do remate potente implementado o ano passado. Ao todo são 34 novos Estilos de Jogo que cobrem diversos aspetos do jogo.

Este tipo de personalidade será transportada para outros modos de jogo como o modo Clubes (Pro Clubs) o que vai permitir fazer o jogador ainda mais à nossa maneira e também encontrar jogadores mais diversos nos vários jogos disputados. Também no Ultimate Team estas características vão ter toda a influência na equipa que se quer construir e ainda personalizar o nosso atleta na Carreira de Jogador para que ele possa ser quem nós quisermos. Infelizmente não foi mostrada nenhum Estilo para os Guarda-Redes, oxalá sejam melhores do que têm sido até aqui.

A terceira grande tecnologia deste ano é o motor Frostbite que foi revolucionado com aprimoramentos nas caras e corpos dos jogadores, iluminação, o campo e até os tecidos dos equipamentos que se mexem de forma ainda mais natural conforme se movimentam os jogadores. Ficou prometido um novo Deep Dive sobre a apresentação do jogo, onde devem falar de novas cinemáticas dentro e fora do campo.

EA Sports FC 24 chega dia 29 de setembro na versão normal, mas poderás optar por outras versões que permitem jogar a partir do dia 22.

Artigo anteriorAnálise: Everybody 1-2-Switch!
Próximo artigoAnálise: Pikmin 4
Élio Salsinha
Aprendeu a jogar ao Pedra, Papel, Tesoura com o Alex Kidd e a contar até 100 com o Sonic. Substituiu a Liga da Malásia pela Liga Portuguesa no Fifa 98 e percebeu que havia jogos melhores que filmes com o Metal Gear Solid.