A Sony anunciou esta tarde que os servidores de Concord vão encerrar já no próximo dia 6 de setembro, cerca de duas semanas depois do lançamento. O jogo deixou também de estar à venda nas lojas e os jogadores que adquiriram o jogo vão ser reembolsados.
O anúncio foi através do Blog oficial da PlayStation numa mensagem de Ryan Ellis, diretor de jogos da Firewalk Studios começando por agradecer a todos os fãs de Concord pela dedicação “a bordo do NorthStar”. Afirma ainda que esta dedicação significou “um mundo” para a equipa de desenvolvimento.
No entanto, reconhece também que “outros aspetos do jogo e o lançamento inicial não decorreu da maneira que pretendíamos”. Recorde-se que o jogo vendeu muito poucas unidades durante o seu lançamento. Segundo o analista da GameDiscover.co, Simon Carless em entrevista à IGN, foram registadas cerca de 10 mil unidades vendidas na Steam e 15 mil na PlayStation, no final de agosto. Pouco para um jogo live-service.
Todos os jogadores vão ser reembolsados e se compraram o jogo para a PlayStation 5 na PlayStation Store ou na PlayStation Direct, o reembolso será emitido automaticamente no método de pagamento original escolhido. A Steam Store reembolsará os jogadores que compraram o jogo nos próximos dias e quem comprou nas lojas físicas terá de consultar a loja nos próximos dias.
Não se sabe se este é o fim definitivo para Concord, uma vez que se pode ler no texto expressões como “enquanto determinamos o melhor caminho a seguir” e “vamos mantê-lo atualizado”. Mas esta primeira vida foi demasiado curta, uma vez que foi lançado a 23 de agosto e chega ao fim duas semanas depois. Resta saber o que vão fazer no futuro com o jogo e com o estúdio adquirido pela Sony em 2023.
An important update on Concord from Firewalk Studios: https://t.co/MxZ1Sxpayu pic.twitter.com/3OcPFDqmDX
— PlayStation (@PlayStation) September 3, 2024