Starfield: Shattered Space, a nova expansão da história chega a 30 de setembro. E neste artigo vamos olhar um pouco mais ao pormenor a trama que está por detrás deste espaço estilhaçado.
Shattered Space oferece simultaneamente uma série de novas missões, quase todas num único planeta, aborda novos géneros numa história de mistério influenciada pelo horror e responde a perguntas sobre a misteriosa facção House Va’Ruun que os jogadores foram apresentados no jogo principal.
A expansão vai levar-nos num mistério de várias horas que nos vai guiar ao coração, há muito perdido, da cultura Va’Ruun e leva-nos a resolver um problema horrível.
Como diz a Bethesda Game Studios, Starfield é fundamentalmente sobre a busca da humanidade pelo conhecimento, mas o Shattered Space adiciona uma pergunta – o que acontece quando essa busca vai longe demais? O povo da Casa Va’Ruun – uma seita isolada que acredita num deus conhecido como A Grande Serpente – experimentou tragicamente a tecnologia de movimentação de túmulos, para resultados profundamente desagradáveis. Quando a sua exploração do Oráculo inadvertidamente os leva ao seu mundo natal secreto, Va’Ruun’kai, estamos a entrar num desastre em ebulição.
Duas semanas antes da vossa chegada, esta experiência correu mal, devastando a capital Va’Ruun’kai, Dazra e além. Basicamente esta experiência cortou partes do mundo dentro de distorções gravitacionais conhecidas como Vórtices, o líder Va’Ruun desapareceu (deixando facções da sociedade Va’Ruun disputando o poder), e monstros extradimensionais começaram a se espalhar na nossa realidade. No meio disto tudo, o jogador vai ter que se iniciar na cultura Va’Ruun e ajudar a negociar lutas políticas e violentas.
A chave para Shattered Space é que toda a expansão acontece em Va’Ruun’kai (embora possam sair e voltar a qualquer momento). As principais seções do planeta são inteiramente desenhadas à mão. Parece uma experiência clássica da Bethesda Game Studios, semelhante às expansões anteriores das séries The Elder Scrolls e Fallout – uma história independente que brinca com o tom e a mecânica que o jogo principal não fez.
Há histórias de fantasmas cósmicos, ataques de monstros de novas espécies e até mesmo o que parece ser sequências de terror de sobrevivência de pleno direito com abominações de perseguição. É claro que também vão encontrar novas armas e equipamentos ao longo do caminho para vos ajudar a combater estas novas ameaças.
A história preencherá lacunas propositais na história sobre como e por que a sociedade Va’Ruun se separou do resto dos Sistemas Assentados, vai explicar por que os Va’Ruun Zealots se tornaram uma força hostil, e somos até atiçados com a ideia de que nossas decisões nesta história podem afetar a galáxia em geral assim que terminarmos.
Starfield: Shattered Space será lançado para Xbox Series X|S, Windows PC e Steam em 30 de setembro.