A BioWare lançou uma publicação no seu blog de desenvolvimento com o título Lethality and Levelling, que inclui quatro novos vídeos de jogabilidade que oferecem um olhar sobre o combate que vão experienciar em Dragon Age: The Veilguard.

Esta publicação centra-se no sistema de combate e na configuração de como podem estrategicamente personalizar os equipamentos de Rook e dos seus companheiros para despertarem os desafios de Thedas no campo de batalha. A publicação e vídeos focam-se especificamente na classe Warrior, com detalhes específicos sobre as classes Mage e Rogue a chegarem antes do lançamento.

Na publicação pode ler-se:

Desde a nossa revelação no verão, em junho, temos acompanhado todo o entusiasmo em torno do jogo e ouvido atentamente o que vocês gostariam de ver a seguir. O nosso trailer de revelação mostrou o prólogo e o início do jogo, e agora queremos focar-nos no combate em níveis mais avançados. Hoje, vamos explorar o sistema de combate do nosso jogo, analisando como o Rook e os Companheiros podem ser desenvolvidos para enfrentar os perigos que aguardam em Thedas, usando profundos sistemas de RPG.

Tudo começa com a escolha de uma classe desejada, já que há três classes principais para selecionar ao criar o Rook: o guerreiro resoluto (Warrior), o ladino ágil (Rogue) ou o mago lançador de feitiços (Mage). Este blog e os vídeos que o acompanham (aviso de pequenos spoilers de história!) vão focar-se na classe Warrior, e teremos mais para compartilhar sobre as outras classes antes do lançamento.

Preparem-se para a batalha

Publicidade - Continue a ler a seguir

Ao escolher a classe Warrior (Guerreiro), o estilo de combate gira em torno de combates de curta distância e defesa. As Habilidades, Traços, Runas e Habilidades são personalizáveis para se adequarem melhor a esse tipo de estilo de jogo. O equipamento terá slots para Habilidades, acessíveis a partir da Roda de Habilidades (Ability Wheel). Escolher quais Habilidades do vasto arsenal levar para a batalha é uma escolha estratégica feita para cada confronto, e elas podem ser trocadas a qualquer momento, exceto durante o combate. Para uma profundidade adicional, existem até três Runas equipáveis. As Runas oferecem uma variedade de controle, utilidade ou dano adicional para sinergizar com a sua construção. Durante o combate, todas as três Runas podem ser alternadas e ativadas.

Há uma ampla gama de Habilidades potenciais que são exclusivas de cada Classe e podem ser personalizadas ao gastar Pontos de Habilidade. Por exemplo, a classe Warrior terá certas habilidades que causam dano de fogo. Os jogadores podem planejar sua construção em torno disso, e cada ponto de habilidade gasto pode ser direcionado para essa construção. Cada passo dado é projetado para aumentar o poder de Rook e/ou de suas Habilidades.

Eventualmente, Rook ganhará acesso a Especializações, que concedem Habilidades poderosas, exclusivas de cada Especialização. Essas Especializações também fornecem uma Habilidade Final única, ajustada ao tema da Especialização. Por exemplo, um Guerreiro especializado como um Grey Warden Champion (Campeão dos Guardiões Cinzentos) terá acesso ao devastador Warden’s Fire (Fogo do Guardião), que lança uma série de golpes ardentes que inflamam os inimigos como lenha seca. Esta é a melhor área de Especialização para derrotar darkspawn (criaturas tenebrosas), um inimigo que muitos fãs de Dragon Age conhecem bem. Veja todas as Áreas de Especialização abaixo (pequenos spoilers de jogabilidade) e teremos um destaque separado sobre a progressão mais tarde.

Áreas de Especialização do Guerreiro Rook:

  • Reaper – Torne-se a lâmina da noite. Roube vida e arrisque a morte para ganhar habilidades incríveis e sobrenaturais.
  • Slayer – Mergulhe na batalha. Empunhe armas massivas e devastadoras enquanto avança sobre os inimigos para desferir golpes arrasadores.
  • Champion – Seja o escudo. Resista a danos enquanto invoca fogo justo sobre os inimigos.

Áreas de Especialização do Ladino Rook:

  • Duelist – Empunhe sua lâmina. Aparar e desviar dos inimigos aumenta sua força a cada golpe.
  • Saboteur – Prepare o cenário. Implante explosivos e torres que devastam os inimigos, depois elimine-os com flechas.
  • Veil Ranger – Cace o inimigo. Elimine os inimigos à distância usando artefatos que carregam flechas com magia perigosa e poderosa.

Áreas de Especialização do Mago Rook:

  • Death Caller – Abrace a escuridão. Drene a vida dos inimigos e lance feitiços que exalam a essência da própria morte.
  • Evoker – Invoque o vazio. Congele os inimigos no lugar e depois invoque o frio mais profundo para destruí-los.
  • Spellblade – Seja a tempestade. Canalize feitiços potentes para combates corpo a corpo, infundidos com a fúria dos relâmpagos.

Noções Básicas de Combate

Agora vamos falar sobre as fundações do sistema de combate. As quatro ações principais que todas as três classes compartilham incluem salto, esquiva, ataque leve e ataque pesado, que podem ser encadeados juntos. Rook pode esquivar-se a qualquer momento, até mesmo no meio de um ataque, o que adiciona fluidez ao combate. Será que é melhor receber dano ou causá-lo naquele momento? Ataques leves causam dano rápido e acumulam pequenas quantidades de atordoamento, enquanto ataques pesados são mais lentos, mas aumentam significativamente o atordoamento do oponente. Uma vez que o atordoamento acumulado seja suficiente, o inimigo ficará mais vulnerável a todos os danos e permitirá que Rook realize uma finalização.

Cada um desses ataques (leve e pesado) pode ser carregado ao segurar o botão, o que permite desferir uma versão mais poderosa do golpe. Por exemplo, um ataque pesado pode ser carregado enquanto se usa um cajado para liberar uma onda mágica de energia destrutiva. Os ataques também podem ser acionados enquanto se corre e/ou salta, adicionando mais profundidade e fluidez ao combate.

Além disso, cada classe possui ataques à distância, bloqueios (ou paradas, se realizados no tempo certo com o conjunto de armas adequado) e a capacidade de controlar a estratégia de combate dos Companheiros. Cada Classe também tem dois conjuntos de armas distintos, que podem ser trocados sem interrupções durante a batalha, o que muda drasticamente os conjuntos de movimentos disponíveis e as estratégias.

Ataques pesados removem a Barreira de Armadura (denotada por uma barra amarela) mais rapidamente, enquanto ataques à distância removem a Barreira de Escudo (denotada por uma barra azul) mais rápido. Há também o medidor de Atordoamento (denotado por uma barra lilás) que aumenta à medida que golpes são desferidos contra um inimigo. O Atordoamento cria oportunidades para dano extra e finalizações especiais.

A Roda de Habilidades (Ability Wheel) pausa a luta para um controle mais preciso sobre as habilidades de Rook e dos seus Companheiros, e é onde os elementos táticos de RPG entram em jogo. Os jogadores podem usar a Roda de Habilidades para designar Companheiros para atacar inimigos específicos, individualmente ou em conjunto. As Habilidades também podem ser vinculadas a teclas de atalho para manter o fluxo da ação, em vez de ter que sempre abrir a Roda de Habilidades. Vulnerabilidades e resistências dos inimigos também podem ser vistas enquanto os jogadores os miram na Roda de Habilidades. Por exemplo, Darkspawn (criaturas tenebrosas) são vulneráveis a dano de fogo.

Buffs, Debuffs e Controle de Multidões

Algumas Habilidades aplicam buffs (melhorias) ou debuffs (penalidades) para ajudar na luta. Por exemplo, Davrin tem a Habilidade Heroic Strike (Golpe Heroico), que aplica o debuff “Overwhelmed” (Sobrecarregado) nos inimigos. Isso aumenta o atordoamento dos inimigos, facilitando para Rook realizar uma finalização. Existem também Habilidades de Área de Efeito (Area of Effect) que ajudam o grupo a derrotar grandes grupos de inimigos. Controlar o campo de batalha é uma consideração chave em Dragon Age: The Veilguard. Os jogadores precisarão avaliar quais buffs, debuffs ou Habilidades de Controle de Multidões funcionarão melhor em cada situação.

As Habilidades exigem Recursos de Classe (Mana, Momentum e Raiva) para serem usadas. Cada classe constrói principalmente seu Recurso de Classe ao causar dano com ataques básicos. Além disso, cada classe tem uma maneira secundária de aumentar seu Recurso de Classe: Guerreiros acumulam Raiva ao causar e receber dano, Ladinos acumulam Momentum ao desviar de ataques e realizar paradas com sucesso, e Magos recuperam Mana passivamente ao longo do tempo.

Guerreiros que entram na batalha com uma construção de espada e escudo terão acesso à Habilidade Shield Throw Volley (Rajada de Lançamento de Escudo). Ao acertar um Ataque Pesado no retorno do lançamento do escudo, o escudo ricocheteará, derrubando vários inimigos. Essa sequência pode se repetir até três vezes, causando um anel devastador de dano ao redor de Rook. Este ataque é eficaz contra enxames de inimigos, bem como contra adversários distantes. Outras maneiras de lidar com inimigos distantes incluem habilidades dos Companheiros, como Death from Above (Morte do Alto) de Davrin, que envia Assan, seu grifo, para atacar inimigos. Os Guerreiros também têm a Habilidade Grappling Spear (Lança de Agarre) para puxar inimigos para perto, facilitando a vitória. Com essas ferramentas, os ataques podem ser escolhidos com base no tipo de inimigo e na situação, permitindo eliminar os oponentes da maneira mais eficiente, especialmente em dificuldades mais altas.

Primers, Detonators e Ultimates

Muitas Habilidades incluem algum tipo de efeito coordenado e servem como Primer (Iniciador) ou Detonator (Detonador), resultando em ataques combinados devastadores quando executados corretamente com os Companheiros. Esses combos de Habilidades podem ser configurados na Roda de Habilidades (Ability Wheel).

Por fim, você tem o seu ataque mais poderoso: a Habilidade Ultimate de Classe de Rook. Causar dano aos inimigos aumenta o Medidor de Ultimate (Ultimate Meter). O Medidor de Ultimate não se enche completamente durante escaramuças menores, pois essas habilidades são projetadas para dizimar uma parte significativa do campo de batalha ou os chefes mais difíceis.

Todas essas opções se combinam para criar uma experiência de combate rica e altamente personalizável. A Árvore de Habilidades (Skill Tree) é totalmente reembolsável, permitindo que os Pontos de Habilidade sejam redistribuídos. Incentivamos você a experimentar várias construções, usar diferentes Habilidades para cada missão e variar os Companheiros que você leva para a batalha.

Esses vídeos destacaram várias maneiras pelas quais os jogadores podem alcançar um combate estratégico em Dragon Age: The Veilguard. Compilamos todos eles juntos caso você queira vê-los em sequência.

Dragon Age: The Veilguard será lançado a 31 de outubro para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Artigo anteriorPauline será uma das personagens jogáveis em Super Mario Party Jamboree
Próximo artigoNintendo lança novo trailer de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.