Destiny 2: Heresy é o último episódio do ano de Final Shape, trazendo novas atividades, uma história inédita, recompensas frescas e reformuladas, novos aspectos de subclasse e muito mais. Os Guardiões vão regressar ao Dreadnaught de Destiny 1, agora guiados por um Eco. Com o lançamento de Heresy, estarão disponíveis 25 mods de artefacto no Ato I, que potenciarão habilidades de arco, penalizarão inimigos e oferecerão diversas melhorias estratégicas.
A nova atividade para três jogadores, The Nether, leva os Guardiões ao Dreadnaught para travar os Taken e impedir os seus ataques aos planetas e luas do sistema solar. Inspirada no Shattered Realm e no The Coil, esta atividade combina zonas de patrulha, combates intensos e objetivos aleatórios, estando acessível tanto para jogadores a solo como para esquadrões. Os participantes poderão obter dádivas de diferentes intensidades para reforçar as suas habilidades e armamento, aprimorando ainda mais as suas estratégias. Além disso, cada instância da atividade terá desafios variáveis, como a ausência de regeneração de vida e munição limitada, exigindo um cuidadoso gerenciamento de recursos.
O episódio introduz também novas armas e versões melhoradas de espólios anteriores, incluindo o regresso das armas da Season of Arrivals, agora com uma seleção de vantagens renovada e capacidade de aperfeiçoamento. Além disso, as armas do Vault of Glass também contarão com melhorias, permitindo que os jogadores as criem após desbloquearem os respetivos projetos.
Juntamente com o Ato I de Heresy, Destiny 2 recebe uma colaboração especial com Star Wars, trazendo conjuntos de armadura inspirados no Império Galáctico. Cada classe poderá equipar-se com visuais inspirados nos icónicos soldados imperiais: Covert Ranger para os Hunters, the Royal Protector para os Warlocks, e Shock Enforcer para os Titans. Além disso, temos a Interstellar Warfare Antiquities Collection, com o DS-2 Shell, a Advanced Prototype Jumpship, e o Repulsorlift Jumpspeeder. Novas finalizações e gestos também estarão disponíveis no Eververse, permitindo que os Guardiões deixem a sua marca pela galáxia.
Na sexta-feira, 7 de fevereiro, será lançada a nova masmorra Sundered Doctrine, acompanhada de uma corrida de 48 horas com o modo Disputa ativado. O primeiro esquadrão a completar a atividade e ser verificado receberá um troféu personalizado, enquanto todos os que concluírem a masmorra nesse período ganharão um emblema especial e uma arma exótica garantida. Após a primeira finalização, o modo Normal será desbloqueado para todos os jogadores.
Os Guardiões que concluírem a masmorra até às 13h59 (horário de Lisboa) do dia 6 de maio de 2025 poderão adquirir itens exclusivos de Sundered Doctrine através das Bungie Rewards, incluindo uma nova t-shirt, um bracelete temático e um pin colecionável. Aqueles que conquistarem o título de Explorador até à mesma data poderão desbloquear a compra do pin correspondente. Além disso, os jogadores que completarem o título de Herege terão acesso ao pin de colecionador exclusivo de Heresy. Como um extra especial, quem adquirir qualquer item na Bungie Store durante o evento receberá gratuitamente o emblema Ponto Meiau para a sua coleção.