Starfield é um jogo repleto de mecânicas, cada uma desempenhando um papel crucial na jogabilidade e na progressão do jogador. Como é comum nos jogos da Bethesda, o sistema de arrombamento de fechaduras é uma habilidade que precisamos dominar desde cedo para aceder a locais e tesouros que não estão disponíveis de outra forma.
Em Starfield foi introduzida uma nova componente de lockpicking, chamada Digipick, que se assemelha a um pequeno quebra-cabeça. A lógica por trás de cada um destes pequenos puzzles é relativamente simples, especialmente em níveis mais avançados, pode tornar-se difícil de resolver, caso não prestem atenção a alguns sinais importantes.
Na verdade, é provável que alguns jogadores tenham ignorado um pormenor determinante que pode fazer toda a diferença e reduzir significativamente o tempo necessário para resolver um Digipick. E quando souberem esse segredo, transforma-se num quebra-cabeças brilhante na sua execução e, surpreendentemente, muito divertido.
Nesse sentido, recomendamos que deem prioridade à habilidade Security, pelo menos até atingirem o nível 3, o que permitirá que possam resolver Digipicks de dificuldades Advanced, Expert e Master. Vale bem a pena, principalmente se desejam ganhar dinheiro mais rapidamente, pois na maioria das vezes, o loot escondido em dispensas com portas trancadas é sempre digno de investigação. Além disso, os Digipicks são muito baratos e podem ser comprados em diversas lojas.
Como já devem saber, para superar um Digipick em Starfield, são-nos fornecidas várias chaves que devemos encaixar nas fechaduras em forma de anéis. Quanto maior o nível do puzzle, mais anéis e combinações terá. À primeira vista, pode parecer descomplicado, mas o desafio reside em saber se, numa fase mais avançada do quebra-cabeça, vamos precisar de chaves que já utilizamos em anéis anteriores. Isso pode ser difícil de prever, dada a ampla variedade de combinações possíveis em determinados Digipicks, deixando-nos, por vezes, completamente perdidos e inseguros quanto às chaves a usar.
Todavia, há um detalhe que pode estar a escapar a muitos jogadores. Se repararem bem, cada vez que mudam de chave (LB/RB na Xbox e as teclas F/G no PC), verão que a cor dos anéis muda. Se a cor do anel exterior for azul e a cor dos anéis interiores for cinzenta, significa que essa chave só encaixará no anel exterior. Isso simplifica a resolução desse anel, uma vez que entendemos que essa chave não será útil mais adiante.
Por outro lado, se o anel exterior for branco, será um indicador de que aquela chave não funcionará no mesmo, e não vão precisar de perder tempo a ver se encaixa. No entanto, quando há anéis interiores de cor azul escura, quer dizer que a chave também encaixará neles, e, nessa altura, será relevante calcular onde será mais adequado usar essa chave. Dito isto, para simplificar, o meu conselho é que, caso exista, procurem primeiro por uma chave cujo anel exterior seja azul e os interiores cinzentos, e comecem a partir daí, porque eliminam logo uma hipótese em segurança.
Mas mesmo com essa ajuda, a solução pode não ser imediatamente óbvia, e ainda é possível cometer erros que exigem recuos e gastos de Digipicks. Nesse ponto, é crucial contar as entradas de cada anel e tentar no máximo duas chaves. Isso ocorre porque na grande maioria das vezes, cada anel inicial pode ser resolvido com apenas duas chaves. Só em situações extremas, quando não houver outra opção, é que devem usar prematuramente três chaves num único anel.
Por essa razão, se os primeiros anéis tiverem 7 entradas, devem inicialmente tentar combinar chaves de 4 e 3 dentes. Isso ocorre porque, se usarem imediatamente as chaves de apenas 1 ou 2 dentes, é provável que precisem delas mais adiante. Como a solução dos dois primeiros anéis acaba por determinar a dificuldade restante do Digipick, acertar nas combinações iniciais facilitará consideravelmente o processo a partir desse ponto.
Agora têm todas as informações necessárias para abordar os Digipicks com confiança. Ao aplicarem estas regras, rapidamente se sentirão à vontade mesmo diante dos quebra-cabeças mais complexos. As recompensas valem o esforço, pois nunca se sabe quando uma arma lendária pode estar escondida atrás de uma porta ou de um cofre trancados.