Na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, a RTP2 estreia o documentário “TIMEX, Uma Revolução por Contar”, um filme que dá a conhecer a história da fábrica que, nos anos 80 do século XX, produzia milhares de computadores ZX Spectrum por dia, em Portugal.
Com os depoimentos de antigos funcionários da TIMEX Portugal, destaca o percurso pioneiro desta subsidiária da empresa norte-americana, que se tornou um baluarte da inovação tecnológica em Portugal, na década de 70 e 80, a partir da sua unidade fabril, no concelho de Almada.
A fábrica da TIMEX em Portugal, inaugurada em 1970, chegou a ter mais de 3 mil trabalhadores, que lidavam com tecnologia de ponta, no domínio da relojoaria, computação e engenharia. Uma jornada ainda pouco conhecida, “uma revolução por contar”, repleta de desafios e peripécias, agora revelados neste documentário produzido pela Galgo Filmes, com realização de Pedro Ramalho Marques.
O papel da TIMEX Portugal na produção de relógios, no desenvolvimento e distribuição do microcomputador ZX Spectrum e de outras tecnologias desenvolvidas para empresas como a IBM ou a Hugin Sweda, colocaram Portugal ‘’no mapa’’ da inovação tecnológica a nível mundial, logo após a revolução de Abril.
Estes são alguns dos temas abordados num documentário que conta também com o depoimento e consultoria técnica de João Diogo Ramos, profundo conhecedor da história da fábrica, e fundador do Museu LOAD ZX, sediado em Cantanhede.
“TIMEX, Uma Revolução por Contar” vai estrear na RTP2, pelas 22h50, no dia 29 Janeiro de 2025 (quarta-feira).