Nesta quinta-feira (23), durante o Developer_Direct de Xbox, a equipa da id Software levou-nos para dentro do estúdio para sabermos mais detalhes de DOOM: The Dark Ages, uma prequela para o elogiado DOOM (2016) e Doom Eternal, e o jogo DOOM mais ambicioso até hoje.
O segmento deu-nos informações sobre três dos pilares centrais do título: combate, exploração e história. Enquanto Slayer, somos convidados a explorar um mundo de fantasia sombria/ficção científica com a inconfundível reviravolta infernal de DOOM, lutando em vastos campos de batalha com um arsenal expandido de armas e equipamentos.
Com DOOM: The Dark Ages, a equipa aproveitou a oportunidade para reinventar todos os aspectos da experiência DOOM para criar uma nova aventura de ação explosiva tanto para fãs de longa data quanto para novos jogadores.
A ação em DOOM: The Dark Ages é uma experiência fundamentada focada no puro poder que o Slayer exerce – habilidades devastadoras de combate corpo a corpo e o regresso do strafing, uma manobra clássica de DOOM.
A equipa resume da melhor forma: em DOOM Eternal, o jogador sentia-se como um caçador, mas em DOOM: The Dark Ages, vamos ser um tanque de ferro, pronto para lutar e resistir. Um conjunto de novas armas corpo a corpo, além de uma árvore de habilidades totalmente nova, significa que vão poder se aproximar e pessoalmente enfrentar os vossos demónios e causar sérios danos.
Durante a apresentação, fomos introduzidos ao Shield Saw, cheio de recursos tanto para bloquear golpes, decapitar inimigos de longe ou de travessia pelo ambiente.
O segmento também nos mostrou um enorme mangual com espinhos, uma manopla elétrica construída para esmurrar e paralisar inimigos que se aproximam, e uma feroz maça com espinhos; três novas armas, todas elas com os seus próprios combos e opções de upgrade.
Tudo se resume à ligação; criando um loop ou “dança” que é intuitivo, inovador e cheio de profundidade. “Divertido por fora e esperto por dentro”, diz o diretor Hugo Martin. “Uma fantasia de poder atraente que é nova, mas familiar – quem nunca quis se sentir como um tanque de ferro no meio de uma guerra medieval contra o inferno?”
Claro, DOOM é também sobre armas e essa marca registrada de tiro de primeira linha também está aqui em abundância. Vimos algumas das armas de longo alcance em ação – uma espingarda de cano duplo imponente com um grande impacto, uma arma energeticamente poderosa disparando tiros paralisantes e, talvez a mais impressionante – uma metralhadora de aparência absurda que gera disparos de alta velocidade ao destruir crânios reais.
É um arsenal absolutamente ameaçador, construído para enfrentar os maiores e mais terríveis demônios que você já enfrentou em um jogo DOOM.
Demónios maiores significa batalhas maiores, e fãs de mecha, sintam-se felizes, porque vão entrar numa verdadeira maravilha. Em DOOM: The Dark Ages, vão poder pilotar o seu próprio gigantesco Atlan, um mecha de proporções colossais construído para enfrentar vilões numa escala monumental.
Uma cena no segmento parece um filme de kaiju, mostrando o Atlan desferindo golpes aniquiladores num demónio do tamanho de um prédio – são os momentos épicos e brutais de combate de Doom numa escala literalmente colossal.
Se isso já não foi o suficiente, a equipa também se voltou mais para o toque de fantasia com outra nova arma: um dragão cibernético gigante completo com metralhadoras montadas, capaz de descer dos céus e perfurar absolutamente qualquer coisa que esteja no seu caminho, permitindo que o montem e levem a luta aos céus.
Enquanto o lema interno de DOOM: The Dark Ages tem sido “Fique e Lute”, este equipamento permitiu misturar um combate aéreo ao estilo de fantasia, que parece extremamente divertido.
Tanto o dragão quanto o Atlan vêm com o seu próprio conjunto de melhorias também, então, à medida que os usam, eles se tornam ainda mais impressionantes e eficazes do que já são.
Em DOOM: The Dark Ages, encontramo-nos num misterioso mundo do passado de Slayer, envolto em florestas sombrias e estruturas imponentes, ao lado de masmorras perigosas e campos de batalha antigos.
O cenário mistura os infernos característicos e reconhecíveis de DOOM com um toque medieval ameaçador, e a justaposição de armas de alta tecnologia e demónios ciberneticamente aprimorados contra esse pano de fundo de fantasia imponente é verdadeiramente notável.
Também vão poder explorar totalmente com um nível de liberdade que raramente foi possível num jogo DOOM. As fases em DOOM: The Dark Ages são menos lineares do que nos jogos anteriores e vão ter autonomia sobre quais áreas explorar e quais objetivos ir atrás.
O Shield Saw que mencionamos anteriormente também serve como uma ferramenta de exploração incrível: vão poder usá-la para atravessar pontes quebradas, escalar saliências, abrir caminhos ocultos e aceder tesouros escondidos em cada canto do mundo.
A exploração não é apenas incentivada, mas recompensada com saques, melhorias e segredos.
“É poder através da progressão, o que leva para exploração”, adiciona Hugo. “Cada item crítico que precisam dominar em Dark Ages é tanto empunhada pelo seu inimigo ou escondido pelo mundo. Procure, descubra, destrua!”.
A equipa da id está ambiciosa com a narrativa em DOOM: The Dark Ages, que mira em fazer a história e a mitologia muito mais acessíveis, trazendo elementos profundos da história do códice para cenas incríveis, para causar o máximo impacto.
“Com o Slayer aprisionado no começo da nossa história, o equilíbrio de poder entre bem e mal está trocado e o tempo está a acabar”, diz Martin. “O nosso herói é um temido forasteiro entre um povo em perigo, a sua força controlada pelos deuses que eles servem, num mundo sob o cerco de um mal antigo”.
A trama principal está sendo mantida em segredo por enquanto, mas a equipa compartilha que podemos esperar encontrar novas personagens junto com velhos aliados e, claro, novos vilões aterradores.
Essa história também leva diretamente aos testamentos do Slayer em DOOM (2016), servindo como uma espécie de história de origem para os dois jogos anteriores. É uma história de ação digna da lenda do Slayer, e mal podemos esperar para jogá-la.
O melhor é que não vamos precisar esperar tanto antes de nos tornarmos uma superarma medieval. DOOM: The Dark Ages será lançado a 15 de maio para Xbox Series X|S, o aplicativo Xbox para PC Windows, Steam e PlayStation 5 – e vão poder jogar no primeiro dia com Game Pass.