Nos últimos anos, a EA SPORTS tem investido em ferramentas, tecnologia e capacidades que aumentam ainda mais a autenticidade e imersão nos nossos jogos, permitindo-nos acompanhar a velocidade do desporto. As soluções conseguem processar enormes quantidades de dados volumétricos do mundo real para alimentar modelos de Inteligência Artificial (IA) e aprendizagem automática, impulsionando avanços incríveis na jogabilidade e animação.

A Electronic Arts (EA) anunciou agora que chegou a um acordo para adquirir a TRACAB Technologies, líder em soluções avançadas de rastreamento ótico e análise desportiva. Ao integrar-se na EA SPORTS, existe a possibilidade de aproveitar a tecnologia e as equipas da TRACAB para continuar a explorar inteligência artificial avançada, aprendizagem automática e dados desportivos em tempo real para melhorar a forma como são criadas as animações realistas e simulamos a ação do mundo real. A aquisição deverá ser concluída no primeiro trimestre fiscal da EA no ano fiscal de 2026.

“Os dados estão no centro de cada avanço significativo no mundo do desporto atualmente e, à medida que a EA SPORTS lidera o futuro da experiência desportiva interativa através da utilização crescente de dados reais, a TRACAB trará ainda mais tecnologias de captação e análise de dados de excelência para o nosso portfólio”, afirma Cam Weber, Presidente da EA SPORTS. “À medida que continuamos a evoluir as nossas experiências na EA SPORTS para simulações autênticas e dinâmicas do desporto, esperamos que a tecnologia inovadora e a especialização da TRACAB em dados de eventos ao vivo, combinadas com o nosso motor de jogo, também acelerem o desenvolvimento de novas funcionalidades revolucionárias na EA SPORTS App.”

“Juntar-se à EA SPORTS marca um novo e entusiasmante capítulo para a TRACAB Technologies,” afirma Martin Brogren, Diretor-Geral da TRACAB Technologies. “A nossa missão sempre foi ultrapassar os limites da captação e análise de dados desportivos e, com os vastos recursos e visão inovadora da EA SPORTS, estamos confiantes de que podemos criar experiências ainda mais imersivas e dinâmicas para os fãs de desporto em todo o mundo.”

A tecnologia avançada de rastreamento ótico da TRACAB monitoriza quase tudo o que acontece em campo a 60Hz por segundo, gerando 600 milhões de pontos de dados por jogo, incluindo 65 pontos únicos por jogador e árbitro. Isto é possível através da captação de dados de esqueleto ao vivo a partir de 21 articulações de cada corpo no campo, bem como do centro de massa, rastreamento da bola e muito mais.

Estas capacidades permitem-nos alcançar um novo nível de realismo, animação e simulação dinâmica em tempo real para os nossos fãs. A EA SPORTS poderá utilizar a tecnologia da TRACAB para fornecer insights quase instantâneos a equipas de transmissão, árbitros, jogadores, treinadores e adeptos.

Os atletas de todo o mundo fazem coisas extraordinárias sempre que entram em campo para competir. Com a TRACAB, a EA SPORTS pode trazer esses momentos incríveis para a vida real nos nossos jogos e para além deles. Poderemos transformar estatísticas de jogadores, comportamentos e IA de equipas com um nível de fidelidade sem precedentes, proporcionando experiências ainda mais imersivas que refletem a fluidez e emoção dos desportistas e da competição real.

Para além de proporcionar as experiências de simulação desportiva mais realistas, a EA está a planear utilizar as tecnologias de captação volumétrica de dados da TRACAB, em conjunto com as capacidades da EA SPORTS e o nosso motor de jogo, para desbloquear novas oportunidades para os fãs criarem e partilharem conteúdos na EA SPORTS App – começando por destaques reimaginados, simulações preditivas e até a possibilidade de assistir a transmissões alternativas on-demand.

Publicidade - Continue a ler a seguir
Artigo anteriorSistemas Táticos do EA Sports FC 25: O Porto de Martin Anselmi
Próximo artigoAnálise: Marvel’s Spider-Man 2 (PC)
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.