eFootball, que anteriormente era conhecido por Pro Evolution Soccer, deu finalmente a conhecer o gameplay do jogo, através de um trailer lançado na gamescom deste ano.
Passemos para um breve olhar para cada uma das componentes apresentadas:
Controlo de bola – Os jogadores vão poder controlar a força e o tipo de passes e remates, assim como ajustar a velocidade do dribble. Os jogadores da PS5 vão poder sentir através do DualSense para sentir também essa diferença, mas apenas será lançada essa funcionalidade depois do lançamento do jogo em si.
Ludibriar a defesa – Mais uma funcionalidade que será adicionada depois do lançamento, onde vamos poder enganar o defesa tanto a receber a bola como com fintas de corpor e novas fintas mais intuitivas e fáceis de executar.
Roubo de bola – Vamos conseguir roubar a bola através da interceção dos passes dos nossos adversários, dando novas oportunidades em pressão alta.
Batalhas Físicas – A defesa física será mais relevante neste jogo, com um comando para o defesa fazer a carga no adversário, assim como para a proteção da bola. Para além disso a componente física dos nossos jogadores vai ser mais importante, pois um defesa terá uma maior hipótese de roubar a bola com a imposição do seu físico, em relação ao atacante.
Passes e remates mais certeiros – Passes especiais de jogadores com essas capacidades, nomeadamente os passes de um lado ao outro do campo, execuções técnicas só ao alcance de alguns, assim como os remates mais colocados e com maior velocidade. No entanto estes remates demoram mais tempo a preparar por parte do jogador, portanto teremos que os usar com isso em mente. Também é uma função que será disponibilizada após o lançamento.
Maior foco nos duelos de 1vs1 – A Konami fez uma parceria com uma empresa de análise para a criação melhorada desta situação de jogo, que com a ajuda Motion Matching, dá origem a animações mais reais e mais fluídas nestas situações. Para além disso foi introduzido um novo sistema de decisões sobre faltas.
Estratégias de Equipa – A Inteligência Artificial foi retrabalhada para recriar situações de jogo e estratégias perante a vontade do jogador. Seja um estilo de pressão mais alta, de ataque à profundidade, de construção rápida de jogo, ataque em posse, ou jogar mais pelas linhas, agora teremos novas opções e uma IA mais afinada a reproduzir essas ações.
Uma nova câmara DUEL – Esta nova câmara que já tínhamos visto na Beta, vai focar na ação de 1vs1, para que possam decidir de uma forma mais certeira e para dar um novo impacto nesse tipo de decisões e situações de drible, quando a ação está no foco do trabalho em equipa a câmara afasta-se.
Andrés Iniesta volta a ser um dos conselheiros para a transformação do gameplay do jogo, mas desta vez teve também a companhia de Gerard Piqué que já foi seu companheiro na seleção espanhola, assim como no Barça.
A preocupação da Konami também foi direcionada para as animações mais realísticas no jogo, tantos nas movimentações, como no sistema de 1 contra 1.
Para além disso, a Konami este ano quer fazer o verdadeiro crossplay entre plataformas, não só de gerações, mas de todas as plataformas em si. Basta relembrar o roadmap planeado pela Konami para os próximos meses.
Para assegurar que todos os adeptos possam apreciar a derradeira ação frente-a-frente, é possível jogar eFootball gratuitamente em vários dispositivos. Para além disso, num futuro próximo será totalmente multiplataforma, permitindo que todos se divirtam sem constrangimentos usando o seu dispositivo de eleição.
Ainda recentemente a Konami deu conta de uma nova parceria, desta feita com a MLSPA, para incluir todos os seus jogadores em eFootball, assim como os novos embaixadores, Jonathan Dos Santos, Josef Martinez e Eduard Atuesta.
Podemos ver no site oficial do jogo que a ideia será aprofundar a capacidade técnica do novo motor de jogo, o Unreal Engine, nomeadamente nas consolas da nova geração, como a PlayStation 5 e a Xbox Series X|S, sendo que ideia passa mesmo por jogar em qualquer plataforma, isto é, também na PlayStation 4, Xbox One, Windows 10 (PC), Steam (PC), iOS, Android, ficando mais uma vez a Nintendo Switch de fora.
Continuamos sem uma data de edição do jogo, mas a Konami prometeu mais informações sobre o jogo no mês de setembro iria revelar essa data e também mais sobre os modos de jogo e as licenças.