Pedro Moreira Dias (PMD) – Quais são as 5 dicas essenciais que tanto um novato e um veterano de FIFA precisam de saber?
Aaron McHardy (AM) – Bem a primeira é quando entrarem no jogo usem o gatilho da esquerda, isto é o novo sistema chamado Phisycal Play Overhaull, nós colocámos todos os movimentos físicos tanto de defesa como de ataque neste botão. Estamos a falar em termos defensivos, de puxar a camisola, carga de ombro, ganhar a posição com o corpo ou até mesmo receber a bola no peito, o mesmo se traduz em termos ofensivos com novas animações dos jogadores, um novo sistema de dribling em 360º e também e usando este mesmo botão vão poder encostar-se ao vosso adversário para ganhar a posição quando a bola vem pelo ar, não serão obrigados a cabecear, podem tentar receber no pé ou no peito.
A segunda tem a ver com as “runs”, isto é com o novo Active Intellegence System, que faz com que os jogadores se movimentem e se desmarquem de uma nova forma. Esta é talvez a nova funcionalidade ou diferença que assim que pegarem no comando vão reparar de imediato. Correr a 160 Km/h sempre em frente, nem sempre é a melhor forma para atacar, por vezes é preciso parar, pensar o jogo, ver as desmarcações, há muita coisa a acontecer no meio campo, portanto observem, e aproveitem as desmarcações, porque elas vão aparecer naturalmente.
A terceira terá que ser aprender as novas Set Pieces. Aprendam, levem o vosso tempo, porque há muitas coisas novas, nomeadamente os jogadores a darem um toque para trás ao primeiro poste para desmarcar alguém, tentem carregar com força para uma bola tensa ou tap, para uma bola mais em formato balão, experimentar é a palavra de ordem diria eu. O mesmo se aplica aos penaltys, apesar de levar algum tempo a adaptarem-se, a verdade é que simplificámos a marcação dos penaltys, usamos o analógico esquerdo para nos encaminharmos para a bola e depois o botão de chutar para dar a força e a direcção desejada. Criámos algum drama à volta, porque temos que ter algum timming para fazer tudo certo, e depois, mais tarde, poderão aprender outras técnicas, fazer a chamada “paradinha” ou mudar o ângulo de aproximação à bola.
EA_Fifa_17_058
A quarta é experimentar os novos remates rasteiros e os cabeceamentos de baixo para cima. Criámos várias técnicas ofensivas e estas são talvez as mais impactantes visto que são as mais decisivas. Para fazer isso carregamos no remate com a força necessária e depois de o fazermos voltamos a carregar para que a bola vá rasteira ou para que o cabeceamento direccione a bola para baixo em vez de ir por cima da barra.
A quinta e última, eu diria os Thread and Throug Passes, é um modificador que nos permite escolher a profundidade dos passes que podemos fazer. O passe em profundidade continua a funcionar da mesma maneira, só que se carregarmos neste modificador, o passe vai mais extenso, tentando provocar aqueles passes de ruptura no espaço vazio.
FIFA17 estará disponível para Xbox One, PlayStation 4 e para PC a 30 de setembro.