Depois de ter sido lançado o trailer sobre o Modo Carreira do FIFA 21 é tempo agora de olhar em pormenor as novidades que vamos encontrar na edição deste ano.

Interactive Match Simulation

Começamos pela grande novidade deste ano, e um claro piscar de olho ao Football Manager. O Interactive Match Sim é uma nova forma de jogar no Modo Carreira, podemos escolher os momentos onde queremos entra no jogo em si e tomar conta da acção, seja um livre directo, um canto ou um penalty, ou até mesmo uma situação de um para um. Agora podemos entrar no jogo quando quisermos ou deixar que a simulação prossiga.

No Interactive Match Sim, o jogo decorre numa velocidade duas vezes superior ao normal, com todos os momentos fora do campo a serem automaticamente passados à frente, para que apenas se foquem no jogo em si.

Conforme podem entrar dentro do jogo quando quiserem, também podem sair dele quando quiserem, se acham que a equipa já está a ganhar ou já deu a volta ao resultado, podem facilmente sair e deixar a simulação decorrer. Para além disso podem sempre saltar para o resultado final quando quiserem.

Enquanto estão no menu do Interactive Match Sim, podem facilmente aceder ao Escalonamento da Equipa ou até ao Plano de Jogo e mudarem estes parâmetros em tempo real. Para além disso têm ainda os Tabs de Stamina dos jogadores, o Rating de cada um deles na partida, as Estatísticas da vossa equipa e a estratégia de jogo que está a ser implementada. Podem ainda contar com o comentário e som ambiente durante este modo.

Novo Lançamento da Partida

Agora vamos poder lançar a próxima partida de 3 maneira diferentes.

  • Jogar Partida – Jogam a partida em si.
  • Simular Partida – Lança o novo modo Interactive Match Sim.
  • Simulação Rápida – Ou passar automaticamente para o resultado final.

Para além disso há novas informações a que podemos aceder, seja o 11 provável da equipa, o equipamentos são escolhidos automaticamente, assim como podemos escolher como vão aparecer a equipas no radar do Interactive Match Simulation.

Desenvolvimento do jogador

Esta é outra das novidades da edição deste ano visto que foi reestruturada com alguns elementos que já tinham feito parte de outras edições e que agora foram refinadas.

Vamos poder desenvolver um determinado jogador para ocupar uma posição diferente da sua, ou um papel diferente daquela que está habituado, para que se adapte também à nossa forma de jogar, seja com laterais mais ofensivos ou defensivos, mais interiores ou colados à linha, que sobem mais no contra ataque ou que façam parte do ataque continuado.

Este crescimento e desenvolvimento vai depender da acumulação de XP, o qual ganhamos perante a nossa prestação enquanto equipa e do jogador em si. Podemos a partir daí atribuir novos atributos aos nossos jogadores que por defeito estão todos no formato Balanceado.

Assim sendo podemos os desenvolver nestas características:

  • Atributos Gerais
  • Capacidade de dribble e finta, assim como melhorar o pé mais fraco
  • Capacidade de Atacar e Defender
  • E Atributos que potenciem a especialização de um jogador

Tal como na vida real, a idade, as habilidades, o potencial, a forma física e a vezes que jogam vão influenciar o desenvolvimento do jogador.

Conversão da posição do jogador

Ainda em termos de desenvolvimento do jogador e da vossa equipa vão poder agora converter os vossos jogadores para jogarem em posições diferentes.

A conversão de posição funciona de forma semelhante ao desenvolvimento do jogador que falámos antes. A grande diferença é que quando transformarem esse jogador e lhe for atribuída uma nova posição e função, todos os atributos que já tinha são convertidos também para essa mesma posição.

Estes dois parâmetros vão estar intrinsecamente ligados visto que, por exemplo, para converter um ala esquerdo em defesa esquerdo, vamos ter que melhorar o seu atributo da capacidade de defesa. Tanto o desenvolvimento do jogador como a conversão de posição estão também disponíveis para os jogadores da Academia.

O novo Treino Activo

O Treino Activo este ano centra-se na afinação das qualidades gerais dos jogadores, podem escolher qualquer dia para o fazer, menos o dia de jogo, é claro. E está dividido assim:

  • Cada dia de Treino vai ter 3 slots de treino específico, cada um com um desafio próprio para jogadores específicos.
  • Vão poder incorporar vários jogadores em casa sessão de treino, até 15 jogadores.
  • Cada sessão de treino consiste numa série de esquemas focados na defesa, passe, dribble, remate e jogadas estudas.
  • Os treinos são populados perante os jogadores que estão activos na nossa equipa, sendo que podem mudar o escalonamento, para, por exemplo, treinar apenas os reservas num dia específico.

No entanto o treino consome o valor de fitness do jogador:

  • Dependendo da dificuldade dos treinos, o consumo do valor de fitness será diferente também, quanto mais difícil mais consome, mas também mais rapidamente aumenta a mestria na especificidade desse treino.
  • Conforme a pontuação que tiverem no treino maior será o valor de Sharpness que vão adquirir, agora depende de vocês escolher entre tentar subir mais rapidamente e gastar mais fitness ou ir mais devagar mas não consumir tanta stamina do jogador.

Reparem neste exemplo do Mbappé, se focarmos o treino num só jogador, mais rapidamente vamos aumentar o valor de Sharpness que esse jogador pode atingir, se chegarmos aos 100, os seus atributos vão subir, neste caso a mais 5 pontos do seu overrall, divindo-se por estas categorias:

  • Posicionamento +4
  • Finalização +5
  • Controlo de bola +3
  • Poder de remate +3

Planeamento do Calendário

Agora vamos poder definir todos os dias do calendário da nossa equipa. Seja para treinar o Sharpness, seja para aumentar os níveis de Fitness e de Moral.

Há 3 formas de definir cada um dos dias:

  • Dia de Treino
  • Dia de Recuperação – para ganhar o maior nível possível de Fitness mas leva a um pequeno decréscimo da Shaprness
  • Dia de Descanso – para ganhar Fitness, mas não tanto como o dia de recuperação, mas perdendo menos Sharpness, ao mesmo tempo que eleva o mora um pouco.

Nesta questão do Planeamento, podem-no fazer Dia a Dia, ou estabelecer padrões para os dias antes do jogo, depois do jogo, ou outros dias até duas semanas para a frente.

Se não tiverem muita pachorra para isto, há sempre alguns padrões mais gerais e automáticos para serem utilizados durante a época.

O calendário mensal mantém as mesmas características, sendo que mostra agora também todas as actividades durante as semanas de trabalho. Será aqui também que podem definir o calendário de trabalho de toda uma época, ou entrarem em detalhe em cada uma das semanas para definirem os dias de treino, etc.

Novas opções nas Transferências 

  • Empréstimo com opção de compra – tanto podem pedir um empréstimo de um jogador para o comprar futuramente, como o emprestar com opção de compra.
  • Propostas mais realistas da Inteligência Artificial –  Agora o computador vai nos dar opções mais reais na transferência de um jogador, sejam propostas de trocas de jogadores, ou empréstimos, agora o computador terá apetência para também ele nos propor um negócio.
  • Melhoramenteos na Renovação de Contratos – Agora o nosso clube terá uma maior capacidade de resposta perante a renovação de contratos, especialmente daqueles que são mais importantes para a estrutura. Não veremos um jogador nosso facilmente tornar-se um Jogador Livre.

Melhoramentos adicionais

Vamos agora olhar para melhoramentos gerais no Modo Carreira.

O User Interface (UI) tem mais competições associadas. Podem contar com:

  • Premier League
  • Ligue 1 Uber Eats
  • Bundesliga
  • LaLiga Santander
  • MLS
  • UEFA Champions League
  • UEFA Europa League
  • CONMEBOL Libertadores
  • CONMEBOL Sudamericana

Impacto no Moral através das Conferências de Imprensa

Agora as conferências de imprensa vão afectar o moral de toda a equipa. Nas entrevistas pós-jogo, apenas os jogadores que jogaram o jogo vão ser afectados pelas nossas respostas. Nas de pré-jogo apenas os jogadores que estão escalonadas para o jogo serão afectados.

Formação

Agora não teremos que criar uma Academia quando entramos no Modo Carreira, ela já vai existir com um número de jogadores disponíveis.

Capacidade financeira e dificuldade nas transferências

Foram feitas alterações para que possamos escolher a capacidade financeira do nosso clube e também o quão difícil será contratar ou vender um jogador.

Melhorias na transmissão televisiva dos jogos

  • Refresh dos visuais da Ligue 1 Uber Eats e Ligue 2 BKT
  • Atmosfera Icónica – Para além das entradas específicas para o Liverpool, Manchester City, e Real Madrid, agora serão cerca de 21 entre os quais:
    • Chelsea
    • Dortmund
    • AC Milan
    • Atlético Madrid
  • Os Speakers de estádios específicos também vão ser adicionados, como o caso das ligas Francesa, Italiana, Alemã e Espanhola.
  • Novos parâmetros vão ser referidos pelos comentadores como o caso do Jogador do Mês, Treinador do Mês, estrela em ascensão, quantos jogam já ganharam, jogadores a jogarem contra os seus antigos clubes, etc.

E é isto que podemos avançar sobre o Modo Carreira, o FIFA 21 sai dia 6 de outubro para a PS4, Xbox One e PC.